segunda-feira, 6 de abril de 2015

Doce alegria: ICMC entrega ovos de Páscoa e brinca de matemática com alunos da rede pública

Com a ajuda do coelhinho da Páscoa do Instituto, funcionários entregaram 1265 ovos em quatro escolas públicas da região

Coelho da Páscoa do ICMC diverte as crianças durante a entrega dos ovos de chocolate
Proporcionar uma Páscoa com mais alegria, doçura e aprendizado. Foi com esse objetivo que o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, entregou 1265 ovos de Páscoa para quatro escolas da rede pública da cidade na última semana. Os ovos foram arrecadados pela Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) do Instituto junto a professores, funcionários e alunos.

A entrega da encomenda às escolas contou com a participação especial do funcionário Anderson Alexandre, que se vestiu com a roupa do animal que alegra anualmente a Páscoa das crianças e brincou com elas durante a distribuição dos ovos. Na escola estadual Adail Malmegrim Gonçalves, situada em Água Vermelha, distrito de São Carlos, além do coelhinho, houve a participação da professora Edna Zuffi, do ICMC, que também interagiu com as crianças.

Ela apresentou uma série de divertidos jogos matemáticos que despertavam o raciocínio e a curiosidade dos alunos. A docente destacou a importância do primeiro contato dos pequenos estudantes com a Universidade e a relação deles com a matemática: “Acredito que ensinar matemática de um jeito mais descontraído pode atrair as crianças para a área e despertar essa vocação, estimulando-os a ficarem na escola para que, mais tarde, possam escolher uma profissão”. 

A diretora substituta da escola, Heloisa Crnkovic, elogiou a apresentação da professora do ICMC: “Os alunos ficaram encantados com a demonstração de matemática, disciplina que muitas vezes é temida por eles. Essa relação com a Universidade permite que as crianças almejem um dia entrar na faculdade, elas criam uma perspectiva para o futuro. Espero que essa relação com a USP continue por muito tempo”.

Outras três escolas estaduais também receberam a visita dos funcionários do ICMC: Marilene Terezinha Longhim; Péricles Soares e Ludgero Braga. Além delas, os integrantes do Instituto também visitaram o projeto social Madre Cabrini.

Professora Edna apresenta curiosos jogos matemáticos para os alunos
Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Comissão de Ação e Integração Social: cais@icmc.usp.br