segunda-feira, 6 de abril de 2015

Delegação da Universidade de York visita USP em São Carlos

Reuniões com representantes de unidades do campus aconteceram no ICMC

Participantes formaram três grupos de trabalho para aprofundar as discussões
Fortalecer os vínculos, identificar novas oportunidades de colaboração científica e de intercâmbio de pesquisadores, alunos e servidores técnico-administrativos. Esses foram os principais objetivos da visita realizada por uma delegação da Universidade de York, no Reino Unido, ao campus da USP em São Carlos no último dia 26 de março. 

O evento de abertura da visita aconteceu na Sala da Congregação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, onde a delegação foi recebida pelo diretor do Instituto, Alexandre Nolasco de Carvalho, pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais do ICMC (CRInt), José Carlos Maldonado, pelo representante da Universidade Federal do Amazonas, Raimundo Barreto, e por representantes de outras unidades de ensino e pesquisa do campus: Instituto de Física de São Carlos, Instituto de Química de São Carlos e Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

“A proposta da USP é estabelecer redes de colaborações com instituições de excelência, tal como a Universidade de York, para que possam ser exploradas diversas perspectivas de desenvolvimento científico e tecnológico. Dessa forma, viabilizaremos o intercâmbio tanto de alunos, como do corpo docente e administrativo da Universidade”, ressaltou Maldonado.

Mesa de abertura do evento
Logo após a abertura, foram formados três grupos de trabalho para aprofundar as discussões nas seguintes temáticas: suporte administrativo; ciência de computação; biologia, física e química. “As pessoas estão entusiasmadas com a possibilidade da USP enviar servidores técnico-administrativos para realizar cursos de curta duração em York. No nosso grupo de estudos, ficou estabelecido que, em breve, enviaremos uma proposta, já com uma ideia dos custos desses cursos, para darmos prosseguimento às nossas discussões”, afirmou o gerente de programas acadêmicos da Universidade de York, Matt Smelt-Webb.

“Discutimos várias possibilidades de colaboração na área de ciência de computação e aprendizado de máquina, por exemplo, e também debatemos a questão delicada dos mecanismos de financiamento”, ressaltou o chefe do departamento de Ciências de Computação da Universidade de York, Jim Woodcock. Já o professor Ian Graham, chefe do departamento de Biologia da Universidade, ressaltou as oportunidades de estabelecer parcerias científicas na área de biocombustíveis de segunda geração e doenças infectocontagiosas. 

Também participou da reunião Silvio Crestana, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ex-presidente da Instituição. Ele ressaltou a relevância do agronegócio na economia brasileira, explicando que a Embrapa é responsável por conectar a academia às indústrias. “Nosso impacto não se restringe à ciência, mas alcança também a produção, o meio ambiente, o campo social”, afirmou. 

Após ouvir Crestana, Graham identificou diversas oportunidades de parceria com instituições inglesas que atuam em prol da agricultura sustentável. “Foram reuniões muito produtivas e, com certeza, vamos estreitar nosso relacionamento”, finalizou Maldonado.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC
Com o apoio de Henrique Fontes e da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física de São Carlos

Mais informações
Comissão de Relações Internacionais do ICMC: (16) 3373.8120
E-mail: crint@icmc.usp.br