sexta-feira, 11 de abril de 2014

Livro de pesquisadores do ICMC figura em lista internacional de obras notáveis em computação


Resultado de uma tese de doutorado defendida no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o livro Mineração de Dados em Grandes Conjuntos de Dados Complexos foi premiado pela Association for Computing Machinery (ACM) como livro notável na área de computação em 2013. Entre os autores da obra estão os professores do ICMC Robson Ferreira Cordeiro e Caetano Traina Júnior, além do professor Christos Faloutsos, da Universidade Carnegie Mellon, dos Estados Unidos.

A obra faz parte da série SpringerBriefs in Computer Science e aborda um estudo sobre algoritmos, com exemplos de aplicações no diagnóstico do câncer de mama, na detecção de regiões em imagens de satélite, na assistência aos sistemas de previsão de mudanças climáticas e aos sistemas de recomendação para a web e redes sociais. O livro é fruto da tese defendida por Cordeiro no ICMC em 2012, sob orientação do professor Traina Júnior e co-orientação de FaloutsosEm 2012, o trabalho de Cordeiro já havia sido premiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) como a melhor tese em computação do ano.

A ACM é uma das principais organizações científicas internacionais na área de Computação, sendo responsável pela publicação do prestigiado periódico mensal ACM Computing Reviews e pela ACM Digital Library, a maior base de dados científicos do mundo na área de computação. 


A Diretoria do ICMC parabeniza os pesquisadores pelo reconhecimento, ressaltando sua relevante contribuição para o desenvolvimento do conhecimento na área de ciências de computação.

Texto: Ronaldo Castelli - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Lista completa das publicações reconhecidas pela ACM: icmc.usp.br/e/b9513
Assessoria de Comunicação do ICMC
Telefone: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br