quarta-feira, 16 de abril de 2014

Aprenda a fotografar gratuitamente no ICMC

Voltado a todos os interessados em fotografia, independentemente do nível de conhecimento, curso será oferecido aos sábados à tarde

Professor Marinho Andrade ministrará curso básico de fotografia

Abertura, velocidade, fotometria, sensibilidade ISO, foco, flash, enquadramento, composição. Esses são alguns dos elementos técnicos que fazem parte do dia a dia da arte de fotografar e serão apresentados na teoria e na prática em um curso gratuito oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. As aulas acontecerão aos sábados à tarde, das 14h às 17h, e haverá duas turmas, cada uma com 30 vagas. As aulas da primeira turma começam em 10 de maio e prosseguem nos dias 17, 24 e 31 de maio. Já as aulas da segunda turma começam em 7 de junho e prosseguem nos dias 14 e 28 de junho, encerrando-se em 5 de julho.

Para participar, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio sobre o assunto, mas é necessário que cada participante traga seu próprio equipamento. “Preferencialmente, seria interessante que as pessoas trouxessem uma câmera fotográfica com controle manual, lente intercambiável e acessórios, tais como tripé, monopé, filtros, etc. Mas quem possui apenas câmeras compactas ou compactas avançadas também pode participar. A única diferença é que, nesse caso, haverá algumas limitações nas aulas práticas”, explica o professor do ICMC Marinho Andrade, que ministrará o curso.

Os exercícios práticos serão realizados ao longo do curso, em sala de aula e no ambiente externo do Instituto. No último dia, haverá uma aula 100% prática e, ao final do curso, a ideia é promover um concurso fotográfico entre os participantes.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulários online. Quem desejar participar da primeira turma tem, no máximo, até 7 de maio para se inscrever ou até todas as vagas serem preenchidas. Para isso, deve-se acessar o formulário disponível nesse link: icmc.usp.br/e/81f71 (VAGAS ESGOTADAS). A mesma regra vale para aqueles que quiserem participar da segunda turma e poderão efetuar as inscrições até, no máximo, 30 de maio, por meio desse link: icmc.usp.br/e/4b677

Um dos objetivos do curso é incentivar a participação da comunidade da USP e de São Carlos na formação do acervo de imagens para o Museu da Fauna e da Flora do ICMC. Veja, abaixo, o programa completo do curso.

Mais informações
Veja algumas imagens do professor Marinho Andrade no Flickr: https://www.flickr.com/photos/marinho-andrade/
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
Telefone: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br

Programa do curso básico de fotografia

Aula 1
1.1. Operação básica das câmeras fotográficas: operações automáticas; operações parcialmente automáticas; prioridade de velocidade; prioridade de abertura; operação manual.
1.2. Os elementos técnicos da linguagem fotográfica: abertura; velocidade; sensibilidade ISSO; flash; tipo de fotometria; sistema de foco e pontos de foco; distância focal; profundidade de campo.

Aula 2
2.1. Os elementos estéticos da fotografia: exposição; composição; enquadramento; balanço de branco; cor, preto de branco (P&B), sépia; planos fotográficos; foco seletivo.
2.2. Os principais tipos de fotografia: retratos (externos e em estúdio); eventos sociais; cotidiano; interiores e still (objetos); produtos; esportes ou ação; paisagens; cidades; rural; natureza; vida selvagem; macro fotografia; nude art; fotos noturnas.

Aula 3
3.1. Os tipos de câmeras e os tipos de lentes e suas aplicações especiais: câmeras compactas; câmeras compactas avançadas; câmeras DSLR; fator de corte - sensor full frame (quadro cheio) e sensor cropado; tipos de lentes (lente grande angular, lente teleobjetiva, lente zoom, tipos especiais de lentes); filtros.
3.2. A importância da luz para a fotografia, tipo de luz e horários do dia.
3.3. Como fazer boas fotos com equipamentos fotográficos limitados.
3.4. Fotografando em JPG, RAW e edição de fotos.

Aula 4 - aula 100% prática.

4.1. Encerramento e apresentação de portfólio com as 12 das melhores fotos de cada participante, escolhidas e montadas pelos próprios autores.