quarta-feira, 23 de abril de 2014

ICMC entrega ovos de páscoa em escolas públicas e apresenta microcóptero às crianças

Além de alegrar as crianças com os ovos doados pela comunidade do Instituto, evento mostrou como funciona microcóptero empregado em uma das pesquisas realizadas na USP São Carlos


Professor Ueyama mostra microcóptero para as crianças

Na manhã da última quinta-feira, 17 de abril, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, entregou 765 ovos de páscoa em duas escolas estaduais de São Carlos: Antonio Adolfo Lobbe e Péricles Soares. Promovida pela Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) do ICMC, a ação mobilizou alunos, docentes e funcionários para a doação dos ovos. 

A entrega foi realizada por funcionários do Instituto e pelo professor Jó Ueyama, que aproveitou a oportunidade para apresentar uma das pesquisas realizadas no ICMC. Ele mostrou às crianças como funciona o microcóptero, um pequeno helicóptero movido à bateria, capaz de fazer voos autônomos e equipado com sensores, câmera de alta resolução, GPS e tecnologias de redes sem fio. Ueyama explicou que está realizando uma pesquisa para empregar esses microcópteros como agentes de trânsito, o que possibilitará alertar a população sobre possíveis situações de risco como enchentes e acidentes.

Quando o veículo aéreo não tripulado decolou na quadra da escola Péricles Soares, as crianças vibraram. “Essa é uma oportunidade de promover o contato dessas crianças com o que é desenvolvido na USP. Elas sempre gostam muito dessas curiosidades tecnológicas e acredito que isso seja um estímulo para que elas tomem gosto pela ciência”, disse o professor.

Um dos funcionários do ICMC, Anderson Alexandre, vestiu-se de "coelho da Páscoa" e virou uma das atrações especiais do evento, alegrando ainda mais a criançada. Como agradecimento, as crianças improvisaram um presente para o “coelho” e entregaram desenhos. 


Para a diretora da escola Péricles Soares, Maria Luiza da Silva Manoel, a iniciativa, além de alegrar os alunos, serve para conscientizá-los: “Agradecemos muito por essa ação. Nossos alunos são muito carentes e muitos só vão receber este ovo que ganharam hoje. Essa também é uma oportunidade de conscientizá-los sobre a importância da solidariedade e do agradecimento”.

Já a diretora da escola Adolfo Lobbe, Angela Maria Bruno ressaltou que o evento foi muito importante e emocionante para a escola. "Já faz anos que não conseguimos arrecadar ovos para nossos alunos”, declarou.

Além das duas escolas estaduais, a ação de Páscoa do ICMC entregou 45 ovos para funcionários terceirizados do Instituto, da área de limpeza e vigilância, e 68 ovos para os asilos de idosos Cantinho de Luz e Helena Dornfeld.

Veja mais fotos da Ação de Páscoa do I
CMC no Facebook (icmc.usp.br/e/f8ea6).

 

                                            Texto e fotos: Ronaldo Castelli – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Comissão de Ação e Integração Social do ICMC
Telefone: (16) 3373.8184
E-mail: 
cais@icmc.usp.br