terça-feira, 1 de abril de 2014

ICMC oferece curso gratuito de programação para estudantes do ensino médio e fundamental

Se você está no último ano do ensino fundamental ou no ensino médio, pode se inscrever no curso de programação básica oferecido pela USP em São Carlos


Quer conhecer um pouco mais sobre o universo da computação e aprender os primeiros passos da programação em JavaScript? Então, não perca a oportunidade de se inscrever gratuitamente no projeto Codifique. Desenvolvido por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o projeto oferece um curso de programação básica voltado para quem está cursando o 9º ano do ensino fundamental ou o ensino médio.

Ao todo, são 30 vagas para o curso e as inscrições podem ser feitas até 12 de abril por meio de formulário eletrônico disponível no site do projeto (http://codifique.tk). Não há processo seletivo, portanto, participarão do curso os 30 primeiros alunos a se inscreverem. 

O projeto começa na segunda semana de abril e compreende uma aula por semana com duas horas de duração cada uma. No total, serão 10 aulas, que poderão acontecer às quartas-feiras, a partir das 16 horas, ou aos sábados, a partir das 9 horas. Essa definição acontecerá posteriormente, de acordo com a disponibilidade da maioria dos inscritos. Todas as aulas acontecerão no bloco 1 do ICMC, sala 1-004.

Breve história – Os primeiros passos do projeto Codifique foram dados no segundo semestre do ano passado, quando foi constituída uma turma piloto composta por 13 estudantes entre 14 e 17 anos. “Ensinamos uma versão mais simplificada da primeira matéria de programação que temos no Bacharelado em Ciências de Computação aqui do ICMC”, explicou Bruno Orlandi, que está no quarto ano da graduação e é um dos professores do Codifique. “A experiência de ensinar, para nós, é muito relevante. É uma oportunidade de levarmos o conhecimento que adquirimos aqui para quem é de fora”, completou.

Ao final das aulas do projeto piloto, em 2013, os participantes do Codifique desenvolveram projetos, tais como jogos e calculadoras, aplicando na prática o que haviam aprendido. Os três melhores projetos foram premiados. O estudante Isaac Alvarez, 16 anos, ficou em primeiro lugar e ganhou uma mochila. Ele já se interessava por aprender a programar antes de participar do Codifique, mas não fazia ideia de como começar. “Com o projeto Codifique, eu pude entender melhor o que é programação, além de ter um contato prático com a atividade de programar. O curso foi uma boa base para meu futuro”, explicou o estudante, que concluiu o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Álvaro Guião no final de 2013.

Alunos e professores do Codifique durante apresentação dos projetos finais

PET-Computação – O Codifique é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC. O programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação do professor Moacir Ponti Junior, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos que integram sua grade curricular. Atualmente, o programa conta com cerca de 15 membros.


Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Foto: Verônica Vannini

Mais informações
Site do Codifique: http://codifique.tk
Telefone: (16) 3373.9703
E-mail: pet.codifique@gmail.com