Até o dia 14 de maio estão abertas as inscrições para a edição 2014/2015 do Programa Aprender com Cultura e Extensão, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Ao todo, serão oferecidas 1,2 mil bolsas aos alunos de graduação no valor de R$ 400,00 mensais para um período de 40 horas mensais de atividades nos projetos aprovados pelo Programa. As bolsas serão concedidas durante 12 meses, compreendendo o período de 1 de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015.
O Programa integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade e tem o objetivo de fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação em projetos, de forma a contribuir para a sua formação.
O Programa integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade e tem o objetivo de fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação em projetos, de forma a contribuir para a sua formação.
Para participar, os alunos de graduação dos cursos da USP devem obrigatoriamente estar inscritos no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) da Superintendência de Assistência Social da USP. É possível realizar inscrições em até dois projetos homologados por meio do Sistema Júpiter Web, seguindo as orientações disponíveis na página do Programa.
No ICMC, foram aprovados 14 projetos no âmbito do Programa Aprender com Cultura e Extensão e existem 17 oportunidades de bolsa para atuar em um desses projetos (confira, abaixo, a lista completa dos projetos e os professores responsáveis por cada um).
Para mais informações, consulte o Edital 2014/2015 ou o folder digital produzido pela PRCEU.
Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
E-mail: ccex@icmc.usp.br
E-mail: ccex@icmc.usp.br
Tel.: (16) 3373-9641
Projetos do ICMC aprovados no âmbito do Programa Aprender com Cultura e Extensão
Projeto: Aplicação e avaliação da utilização de jogos digitais no ensino de matemática na educação básica
Professora responsável: Renata Cristina Geromel Meneghetti
Projeto: Disponibilização de informações sobre campanhas eleitorais em formato aberto (Open Data) na web
Professor responsável: Dilvan de Abreu Moreira
Professor responsável: Dilvan de Abreu Moreira
Projeto: Educação matemática junto ao Recriart: um empreendimento em economia solidária de produção de artesanatos com papel reciclado
Professora responsável: Renata Cristina Geromel Meneghetti
Professora responsável: Renata Cristina Geromel Meneghetti
Projeto: Elaboração de jogos através da adaptação e do aprimoramento de ferramentas gratuitas para a matemática no ensino fundamental
Professora responsável: Esther Pacheco de Almeida Prado
Professora responsável: Esther Pacheco de Almeida Prado
Projeto: Elaboração de jogos através da adaptação e do aprimoramento de ferramentas gratuitas para a matemática no ensino médio
Professora responsável: Esther Pacheco de Almeida Prado
Projeto: IRIS: produção de material multimídia e interfaces para mostra interativa de tecnologias robóticas (Intelligent Robotics Interactive Show)
Professor responsável: Fernando Santos Osório
Projeto: Material didático acessível na web - o que é preciso saber?
Professora responsável: Renata Pontin de Mattos Fortes
Projeto: Memória virtual: evolução para dispositivos móveis
Professora responsável: Elisa Yumi Nakagawa
Projeto: Museu de Computação do ICMC/USP
Professora responsável: Elisa Yumi Nakagawa
Professora responsável: Esther Pacheco de Almeida Prado
Projeto: IRIS: produção de material multimídia e interfaces para mostra interativa de tecnologias robóticas (Intelligent Robotics Interactive Show)
Professor responsável: Fernando Santos Osório
Projeto: Material didático acessível na web - o que é preciso saber?
Professora responsável: Renata Pontin de Mattos Fortes
Projeto: Memória virtual: evolução para dispositivos móveis
Professora responsável: Elisa Yumi Nakagawa
Projeto: Museu de Computação do ICMC/USP
Professora responsável: Elisa Yumi Nakagawa
Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica
Professora responsável: Roseli Aparecida Francelin Romero
Professora responsável: Roseli Aparecida Francelin Romero
Projeto: Sessão ANIMaldita: exibição de animações japonesas
Professor responsável: Pablo Martin Rodriguez
Projeto: Território do bixo - O portal do vestibulando que ama matemática e computação
Professor responsável: Pablo Martin Rodriguez
Projeto: Território do bixo - O portal do vestibulando que ama matemática e computação
Professora responsável: Solange Oliveira Rezende
Projeto: Um sistema de apoio à decisão espacial para auxiliar no monitoramento e resposta às inundações
Professor responsável: João Porto de Albuquerque Pereira
Professor responsável: João Porto de Albuquerque Pereira
Projeto: Uso de técnicas de jogos de computador para o ensino online de linguagens de programação
Professor responsável: Dilvan de Abreu Moreira
Professor responsável: Dilvan de Abreu Moreira