Carta Aberta da Associação Brasileira de Estatística refere aos últimos acontecimentos reportados na imprensa sobre o IBGE
17 de abril de 2015
A Associação Brasileira de Estatística (ABE) vem a público manifestar sua reprovação a qualquer ingerência externa em questões eminentemente técnicas e de metodologias desenvolvidas por instituição renomada e que vem demonstrando, ao longo dos anos, sua lisura e competência técnica. A autonomia e independência de institutos de estatística como o IBGE são condições essenciais para sua credibilidade, e esta por sua vez, é essencial para que cumpram plenamente sua função de retratar com fidelidade a realidade do país.
Acreditamos que o IBGE vem cumprindo a sua missão institucional de forma excepcional, e externamos nossa confiança no trabalho deste importante órgão do Estado brasileiro. Destacamos também seu permanente compromisso com o melhoramento da qualidade de suas pesquisas, além da divulgação transparente e pontual dos resultados nelas obtidos para todos os setores da sociedade brasileira.
Seu quadro técnico é formado por profissionais altamente qualificados, titulados em instituições nacionais e internacionais de renome, e alguns reconhecidos internacionalmente por suas contribuições metodológicas. Assim sendo, estão totalmente capacitados a tomar decisões relativas às pesquisas desenvolvidas, as quais fornecem subsídios essenciais para diversas ações governamentais e para a informação da sociedade.
Att
Prof. Francisco Louzada
Presidente da ABE
Pela Diretoria e Conselho Diretor da ABE