quarta-feira, 30 de abril de 2014

Curso gratuito do ICMC explica como aplicar conceitos da estatística em sala de aula


VAGAS ESGOTADAS

Introduzir o pensamento estatístico no ensino médio e fundamental é o objetivo da oficina que acontece dia 24 de maio na USP em São Carlos




Como ensinar conceitos básicos de estatística a alunos do ensino médio e fundamental por meio de atividades lúdicas? Para responder a essa questão, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará, no dia 24 de maio, o curso Estatística em sala de aula: vamos começar?

Gratuita, a atividade será ministrada pela professora Ângela Tavares Paes, da Universidade Federal de São Paulo, que é doutora em ciências, com ênfase em estatística, pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Totalizando 8 horas de duração, o curso acontecerá das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. Há 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas até 22 de maio, ou enquanto houver vagas, por meio de formulário eletrônico (acesse aqui: icmc.usp.br/e/56a12). Ao final da atividade, será entregue um certificado a todos os participantes, que também receberão, sem nenhum custo adicional, o material necessário.

A relevância de promover um minicurso para discutir esse tema está na constatação de que nem todos os professores se sentem à vontade para trabalhar em sala de aula com os conceitos da estatística, apesar da disciplina estar presente nas ementas e nos programas de avaliação dos ensinos médio e fundamental. Entre os tópicos que serão abordados durante o curso estão: o papel da estatística no desenvolvimento do senso crítico e da cidadania; como incluir no cotidiano escolar conceitos básicos de estatística; análise descritiva; estimação e probabilidade.

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão do ICMC
E-mail: ccex@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.9146