quinta-feira, 14 de junho de 2012

Projeto Rondon contará com equipe do ICMC

Pesquisador do ICMC tem proposta aprovada no Projeto Rondon e coordenará equipe na operação Capim Dourado, em Pequizeiro-TO

Por: Davi Marques Pastrelo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, terá uma equipe participando do Projeto Rondon. O Ministério da Defesa aprovou a proposta elaborada pelo Prof. Dr. Márcio Eduardo Delamaro, docente do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC, para integrar a operação Capim Dourado. As atividades serão realizadas no período de 13 a 29 de julho de 2012,  na cidade de Pequizeiro, TO.

Delamaro explica que cada cidade envolvida no projeto terá duas equipes, cada uma delas formada por oito alunos e dois professores. A equipe do ICMC, que possui membros de outras Unidades do campus, será multidisciplinar e ficará responsável pelas atividades de comunicação, tecnologia e produção, meio-ambiente e trabalho. Junto com o Instituto, participará uma equipe da Fundação Educacional da Região de Joinville, SC. As partes do projeto relacionadas à cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde ficarão por conta da equipe catarinense. 

Prof. Márcio Delamaro (foto: Davi Marques Pastrelo)
“Dentre as atividades propostas para o trabalho de meio-ambiente, estão a educação ambiental básica, a capacitação para a construção de poços, a verificação da qualidade e potabilidade da água, a orientação para montagem de cloradores de água, uma oficina de compostagem, entre outras. Para as atividades voltadas à cultura e comunicação, teremos o teatro de fantoches, feira de ciências, oficina de leitura, apresentações musicais e incentivo à difusão de rádios comunitárias”, completa Delamaro.

Sobre o Projeto Rondon
O Projeto Rondon foi criado em 1967 e é coordenado pelo Ministério da Defesa. Envolve integração social e a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O lema do Projeto Rondon é “integrar para não entregar”. 

Conhecido como Marechal Rondon, Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, no estado do Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865. Aos 16 anos ingressou na carreira militar, teve um papel ativo no movimento pela proclamação da República. Em 1907 começou a construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, a obra mais importante de sua carreira. A comissão do Marechal foi a primeira a alcançar a região amazônica. Em 1955, o Congresso Nacional conferiu-lhe a patente de Marechal. E no ano seguinte, o então estado de Guaporé, passou a ser chamado de Rondônia em homenagem ao seu desbravador.

Mais informações: