terça-feira, 19 de junho de 2012

Artigo premiado em evento de Qualidade de Software

Com informações da Assessoria de Comunicação INCT-SEC


O trabalho Towards Incremental FSM-based Testing of Software Product Line foi premiado como melhor artigo da trilha técnica no XI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS-2012), realizado de 11 a 15 de junho em Fortaleza, CE. O artigo é resultado do projeto de mestrado desenvolvido por Maykon Capellari sob a orientação da Profa. Dra. Itana Gimenes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em colaboração com o Prof. Dr. Adenilso Simão e com o aluno de doutorado André Endo, ambos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos.

Capellari foi aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC). Ele esteve no ICMC por três meses, por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) entre o ICMC, a UEM e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Segundo o pesquisador, o artigo propõe “uma estratégia de geração de casos de teste para diferentes produtos de uma Linha de Produto de Software (LP). Os casos de testes são derivados de Máquinas de Estados Finitos (MEFs) que representam os produtos instanciados da LP”.

LP é uma abordagem que oferece vários benefícios para as organizações, tais como reduções significativas nos custos de desenvolvimento e manutenção. O trabalho propõe uma estratégia para reutilizar casos de testes gerados para diferentes produtos e que são reutilizados ao testar outros, a fim de reduzir o tamanho dos casos adicionais. Essa estratégia é ilustrada com um estudo de caso usando duas LPs para sistemas embarcados.

Conquista

Para o pesquisador, “esse prêmio representa o esforço e dedicação despendido por todos os autores, sendo fruto da colaboração entre membros do ICMC-USP e PCC-UEM e incentivado pelo INCT-SEC e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Além disso, também representa uma ótima contribuição do assunto para melhorar o estado da arte em testes para LPs”.

Maykon Capellari
"Fiquei muito feliz com o prêmio, pois ele demonstra resultado de uma colaboração efetiva no âmbito do INCT-SEC e Procad que evidencia que o esforço de trabalhar em rede aumenta a qualidade dos trabalhos e que os investimentos que o governo brasileiro está fazendo são importantes tanto na produção científica quanto na formação de recursos humanos", afirma a professora Itana.

Como premiação, o pesquisador receberá passagem para o SBQS-2013, que será realizado em Salvador, na Bahia. Referente ao desenvolvimento de sua pesquisa, Capellari pretende continuar atuando com a melhoria da estratégia em um possível doutorado.

O SBQS é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). O evento reúne profissionais e pesquisadores da área e favorece o intercâmbio de informações sobre o estado atual e tendências, em termos de métodos, técnicas, ferramentas de software e experiências práticas da área de Qualidade de Software entre participantes nacionais e estrangeiros de renome.

Mais informações
Site do evento: www.sbqs2012.com.br