segunda-feira, 25 de junho de 2012

ICMC recebe 180 participantes em visita monitorada

Texto: Fernanda Vilela / Fotos: Paulo Cesar Soares de Oliveira


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promoveu na última quarta-feira (20) a Visita Monitorada do Programa USP e as Profissões. O evento foi promovido pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) em conjunto com a Comissão de Graduação (CG) do Instituto e reuniu cerca de 180 participantes, dentre estudantes, professores e dirigentes de escolas públicas e privadas.

A atividade foi iniciada com uma palestra sobre os cursos de graduação no ICMC, ministrada pela presidente da CCEx, Profa. Dra. Solange Oliveira Rezende. Em seguida, o Prof. Dr. Mauro Bertotti,  assessor da Pró-Reitoria de Graduação da USP, falou sobre os programas de inclusão social da Universidade. Após as apresentações, o Prof. Dr. Leandro Aurichi ministrou o Seminário de Coisas Legais - Figuras Estranhas, onde apresentou de uma maneira descontraída mistérios e curiosidades sobre as ciências exatas, incluindo a matemática.

Na sequência, os participantes se dirigiram para o saguão da Biblioteca Prof. Achille Bassi, onde puderam tirar dúvidas com os coordenadores dos cursos e visitar uma exposição de pesquisas e tecnologias desenvolvidas no ICMC. Ao final, os estudantes puderam conhecer melhor as instalações do Instituto, e visitaram também a biblioteca, os laboratórios de pesquisa e o Museu de Computação Prof. Odelar Leite Linhares.

Resultados

A presidente da CCEx, Solange Rezende, explicou que é importante despertar o olhar do jovem para o mundo acadêmico. “O estudante do ensino médio se interessa e começa a olhar os cursos que a USP tem, em especial aqui no ICMC. Neste dia, eles conseguem vivenciar um pouquinho da vida acadêmica e isso faz com que ele pense um pouco mais no futuro”.

A aluna da Escola Estadual Dr. Genésio Boamorte, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Mônica Vieira Rodrigues, que cursa o segundo ano do ensino médio, disse que viajou seis horas para conhecer as instalações do ICMC. “Eu não conhecia São Carlos nem o campus da USP, achei tudo muito interessante e legal”, afirmou.

Já Lucas Orlandini, estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Progresso, de Araraquara (SP), disse que se identifica com a área de exatas e que pretende ingressar na USP São Carlos. “Já conhecia o campus e quero cursar Engenharia Elétrica aqui. Estou achando muito interessante conhecer a vida das pessoas que estudam aqui, além dos laboratórios e das pesquisas que são feitas no ICMC”, explicou.

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146      
eventos@icmc.usp.br