terça-feira, 26 de junho de 2012

Incentivo ao empreendedorismo

Parceira entre o ICMC e o grupo franco brasileiro LeadMedia premiará melhor trabalho em disciplina de empreendedorismo 

Por: Davi Marques Pastrelo

O Brasil vem vivenciando nos últimos anos um salto nos indicadores de inovação tecnológica. Com isso, é crescente a demanda de empresas e instituições por profissionais com perfil empreendedor e, sendo assim, as universidades estão incorporando em seus currículos matérias específicas sobre o tema. 

Solange: "Olhar diferenciado
para o mercado"
No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, não é diferente. A disciplina Empreendedores de Informática faz parte da grade curricular do curso de Bacharelado em Ciências de Computação. “Essa disciplina viabiliza um olhar diferenciado para o mercado despertando a capacidade empreendedora. É uma disciplina que complementa a formação dos alunos buscando despertar a importância de habilidades como pró-atividade e liderança com olhar diferenciado para a inovação tecnológica” ressalta a professora Solange Rezende, que ministra a disciplina para os alunos do curso no Instituto. 

Para estimular os estudantes, o ICMC firmou um convênio com o grupo franco brasileiro LeadMedia, que atua na área de sistemas e serviços de marketing na internet, por meio do qual irá oferecer o Prêmio LeadMedia de Empreendedorismo. Os alunos da disciplina formam grupos de cinco pessoas, e cada grupo tem a missão de desenvolver um plano de negócios na área de computação como trabalho de avaliação da disciplina. No final, o melhor trabalho segundo os critérios de mérito acadêmico e viabilidade premiará seus autores com tablets modelo iPad. A cerimônia de premiação será realizada em agosto, no ICMC. 

Darracq: "Inovação tecnológica
no centro da estratégia"
A parceria possibilita resultados positivos tanto para os estudantes, que se sentem motivados em encarar o desafio, como para a empresa, que pode colocar em prática as ideias dos trabalhos e até mesmo identificar jovens talentos que possam vir a futuramente atuar no grupo. "A LeadMedia colocou a inovação tecnológica no centro de sua estratégia desde a criação do grupo. Nossa parceria com a prestigiada Universidade de São Paulo segue a mesma lógica afim de nos dar um acesso privilegiado aos brasileiros mais talentosos no campo das tecnologias digitais. Pretendemos realizar novas parcerias como esta, afim de manter a nossa vantagem tecnológica no atendimento aos nossos clientes. Este acordo é também um vetor muito importante de notoriedade no Brasil.", afirma Stéphane Darracq, fundador e CEO da LeadMedia. 

A LeadMedia começou a operar no Brasil em 2010, a partir da aquisição do Busca Descontos, portal que agrega ofertas e descontos dos principais varejistas do e-commerce. Atualmente, conta com empresas como o Loucas por Descontos, agregador de compras coletivas voltado ao público feminino e o Ualaa!, site que importou para o Brasil o conceito One Day, One Deal e vende um produto por dia com descontos muito agressivos. Completam o portfólio da LeadMedia a Media Factory, empresa de marketing digital com foco em performance e a DigitalMe, especializada em gestão de redes sociais. 

Informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br