terça-feira, 19 de junho de 2012

ICMC Carreiras: Computação

Computação é uma área de conhecimento dinâmica, onde os profissionais podem atuar em qualquer segmento do mercado de forma intercambiada com outras áreas

Por: Rodrigo Peronti

A computação (ou informática, como é comumente conhecida) é uma área fundamental para o desenvolvimento tecnológico de uma nação. O Brasil é mundialmente conhecido pelos avanços na Computação e seu emprego inovador em áreas diversas, tais como prospecção de petróleo, indústria aeronáutica, sistema bancário e governo eletrônico (eleições, imposto de renda, benefícios sociais, etc).

Por conta disso, existe uma grande procura por pessoas formadas em Computação. O profissional desta área vai lidar com a solução de problemas interessantes de várias áreas do conhecimento e vai estar em constante contato com desafios intelectuais que são importantes para o crescimento cultural das pessoas.

Já ouviu falar em Sistemas ou Tecnologias de Informação? E de Sistemas Embarcados Críticos? Estes são alguns dos termos presentes nas áreas de Computação. Eles estão no meio de alguns já bem populares, como Robótica, Eletrônica, Hardware, Software, Web, entre outros.

Para atender a necessidade do mercado de trabalho e contribuir com pesquisas na área acadêmica, o  Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos, investe em cursos de qualidade, que são destaques nacionais e internacionais em tecnologia.


Bacharelado em Ciências de Computação

O curso de Bacharelado em Ciências da Computação do ICMC tem a duração de cinco anos, em período integral. Além da formação básica em matemática, programação e sistemas de hardware e software, este curso possui várias disciplinas em banco de dados, sistemas de decisão, robótica, comunicação e desenvolvimento de software.

“Esse profissional vai desenvolver os sistemas de controle dos dispositivos, além de especificar, projetar e desenvolver programas que podem ou melhorar alguma característica de um programa de controle - característica de segurança, por exemplo - ou que vai realizar uma nova função no dispositivo - um teclado diferente para uma tela touch, por exemplo. O cientista da computação está envolvido com o desenvolvimento dos programas que melhorem o uso do hardware”, explica o professor Edson Moreira, do ICMC.

Para o aluno Murilo Batista, o ICMC possui um curso que capacita o estudante, atendendo as principais exigências do mercado. “Durante a graduação, o curso do Instituto capacita o aluno a aprender qualquer tecnologia exigida pelo mercado por conta própria. Considero esse enfoque um diferencial muito importante”, ressalta Murilo.

Por isso, o estudante espera reconhecimento no mercado de trabalho. “Espero que me considerem um instrumento transformador em potencial nas empresas”, deseja Murilo.

As principais áreas de atuação do cientista da computação são empresas públicas e privadas, indústria e instituições de pesquisa.

Bacharelado em Sistemas de Informação

O curso de Bacharelado em Sistemas da Informação do ICMC tem a duração de quatro anos, em período noturno. Além da formação básica em matemática, programação e sistemas de hardware e software, o aluno terá várias disciplinas ligadas às áreas de negócios, administração, economia e ética na profissão.

“O bacharel em Informática será responsável pelo desenvolvimento do suporte computacional para que negócios sejam feitos com o hardware. Os sistemas que controlam os negócios - tarifação de chamadas, promoções, controle de pagamento por débito automático, etc. - são projetados e desenvolvidos por profissionais desta área”, explica o professor Moreira.

Para o egresso do ICMC, Guilherme Leite, que já trabalhava com programação, o curso foi fundamental para o mercado de trabalho. “O curso me proporcionou uma visão diferenciada de informática, desenvolveu habilidades de aprender. Hoje não existe algo que outra pessoa na área consiga fazer que eu não possa aprender sozinho”, ressalta.

Ele ainda completa dizendo que o mercado está aquecido nesta área. “Vejo como um mercado que para profissionais ruins não falta trabalho, pra bons então não falta boas empresas com boas vagas e salários”, acrescenta.

O bacharel em Informática Áreas de atuação pode atuar na indústria, no comércio, em pesquisa ou em empresas públicas ou privadas que estejam envolvidas com produção de software ou prestação de serviços.

Engenharia de Computação

O curso de Engenharia de Computação do ICMC é ministrado em conjunto com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e tem a duração de cinco anos, em período integral. Além da formação básica que é uma mescla entre engenharia elétrica e computação, este profissional também estará envolvido em disciplinas que lhe darão uma visão do mercado de informática, ética e administração.

“Este profissional vai tratar do projeto, avaliação e construção de dispositivos - um smartphone, por exemplo. Seguindo este exemplo, ele vai estudar meios de compactar o telefone, de forma que os circuitos sejam suficientemente pequenos. Vai se envolver também na avaliação do consumo de energia, na dissipação de calor, no projeto das antenas (e vai tentar evitar que elas interfiram umas com as outras), e assim por diante. Ou seja, neste exemplo, o engenheiro está envolvido com o dispositivo em si - o hardware”, explica o professor Moreira.

O egresso José Carlos Ribeiro, conta que, mesmo sendo um curso conjunto com com a Escola de Engenharia de São Carlos, a participação do ICMC é muito importante, principalmente com relação aos professores. “Os professores do ICMC tiveram um participação importante, durante minha graduação, ofereceram conhecimento fácil de se entender em uma área não tão simples assim, como a maioria das engenharias”, conta Ribeiro.

Para ele, o aluno que ingressa hoje no curso tem ainda mais oportunidades do que ele teve quando conclui seus estudos. "O mercado na área de computação se mostra bem receptivo aos novos profissionais. Com certeza o aluno formado na área de Engenharia de Computação vai encontrar grandes oportundiades pela frente", diz. Essas oportunidades podem estar nas áreas de planejamento e desenvolvimentos de projetos, de empreendedorismo até mesmo de pesquisa.

Por fim, vale ressaltar que Computação é uma área da ciências que trabalha com o conhecimento atual, pois ela é por excelencia uma ciência atual e, portanto, moldada pelo agora. Todos que estudam ou que pretendem estudar em um curso desta área devem saber que o gosto pelo novo e pelo estudo sempre vão caminhar juntos.

Informações
Serviço de Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9639
grad@icmc.usp.br