sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pesquisa sobre mineração de dados por imagens auxilia em diagnóstico médico

Por: Davi Marques Pastrelo

O aluno Alceu Ferraz Costa defendeu neste ano sua dissertação de mestrado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, sob orientação da Profa. Dra. Agma Juci Machado Traina. A pesquisa, intitulada Mineração de imagens médicas utilizando características de forma, foi iniciada em 2010 e colhe dados sobre o paciente e ajuda o médico a elaborar o laudo.

Alceu Costa
Alceu explica que em sua pesquisa o computador se baseia em um algoritmo de extração de características chamado FFS (Fast Fractal Steack), que realiza análises de associações de forma, o que mais se aproxima à semântica esperada pelo ser humano. “Na verdade o computador não realiza o diagnóstico, ele elabora um pré-diagnóstico. Chamamos isso de diagnóstico auxiliado por computador, ou sistemas CAD (Computer Aided Diagnosis)", explica Alceu.

Adicionalmente, foi desenvolvido o algoritmo de classificação Concept, que emprega mineração de regras de associação para predizer a classe de uma imagem. O aspecto inovador do Concept refere-se ao algoritmo de obtenção de representações de imagens, também desenvolvido nesse trabalho, chamado MFS-Map (Multi Feature Space Map), que realiza agrupamento de dados em diferentes espaços de características para aproveitar melhor aquelas extraídas durante o processo de classificação.

Os sistemas CAD são apoiados por mineração de imagens, a partir das quais realiza a extração de características visuais relevantes. A pesquisa contou com a parceria do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto e procurou avaliar a imagem do pulmão dos pacientes. Entretanto poderia ser usada em outras áreas médicas, como ultrassonografias e radiografias de outros órgãos. “Eles nos cediam imagens de pulmões. Por elas, podíamos analisar qual parte do pulmão estava danificada e então era possível dizer se era um câncer ou alguma outra doença”, explicou.

Sobre seu futuro, Alceu afirma que começou seu doutorado neste ano no ICMC, e pretende seguir trabalhando na área de mineração de dados.


INCT InCoD

A orientadora de Alceu, professora Agma Traina, participa de um projeto de análises de imagens médicas pelo INCT InCoD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital). O INCod é um projeto gerenciado pelo professor Aldo von Wangenhem, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O ICMC está envolvido no projeto na parte de mineração de imagens médicas, de onde são extraídas características como formas, cor e texturas que ressaltam as propriedades principais segundo a avaliação do especialista médico.

Informações: www.incod.ufsc.br