quarta-feira, 26 de abril de 2017

Olimpíada Brasileira de Robótica: inscrições podem ser realizadas até 20 de maio

Estudantes do ensino fundamental, médio e técnico podem se inscrever gratuitamente na competição, que é composta por duas modalidades: teórica e prática

Curso preparatório para quem desejar participar da modalidade prática
da competição acontecerá na USP, em São Carlos

Estimular os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico a trabalharem em equipe para construir robôs e programá-los. Esse é o principal objetivo da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que está com inscrições abertas até 20 de maio. Até essa data também podem ser realizadas as inscrições para a modalidade teórica da competição.

No caso da modalidade prática, cada equipe pode ser composta por, no mínimo, dois competidores e, no máximo, quatro. Os robôs desenvolvidos devem ter a capacidade de enfrentar sozinhos vários obstáculos e desafios em uma pista de competição feita de madeira. Há dois níveis de disputa: o nível 1 é voltado aos alunos do ensino fundamental e o nível 2 aos do ensino médio e técnico. Basicamente, o que muda de um nível para outro é o grau de dificuldade a ser enfrentado pelos competidores. Tanto no nível 1 quanto no 2, há uma simulação de resgate e o robô precisa encontrar uma vítima (representada por uma bola), resgatá-la e superar alguns obstáculos.

A participação dos alunos na OBR é voluntária, gratuita, e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de participantes por escola. Para se inscrever, o professor ou técnico das equipes deve cadastrar os participantes no sistema Olimpo pelo site www.obr.org.br, onde também está disponível o manual de inscrições.

“Um dos nossos objetivos é divulgar a robótica para as escolas do ensino fundamental, médio e técnico, por meio de competições como a OBR, minicursos, exposições, feiras. É assim que conseguimos mostrar aos estudantes o quanto as áreas de ciências exatas são atraentes e contribuem para promover a inovação tecnológica”, revela Roseli Romero, que é professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e coordenadora do Centro de Robótica de São Carlos (CROB). Roseli também coordena a regional da OBR de São Carlos, que acontecerá no salão de eventos do campus da USP, nos dias 10 e 11 de junho.

As equipes que obtiverem a melhor classificação nas etapas regionais seguem para disputar a fase estadual da OBR. E quem obtiver bons resultados na estadual vai competir na final nacional, que será realizada de 7 a 10 de novembro em Curitiba.

Em 2016, em todo o Brasil, 2,9 mil equipes se inscreveram na modalidade prática da OBR. Apenas na regional de São Carlos, em 2016, foram 184 equipes inscritas. No ano anterior, 200 equipes disputaram a modalidade prática e, em 2014, quando a cidade sediou pela primeira vez a etapa regional da OBR, houve 99 equipes participantes.

Na edição de 2017, a modalidade prática apresenta novidades: as equipes poderão criar um diário, blog ou página no Facebook para relatar e discutir seus projeto. Esses diários ficarão disponíveis na página da OBR. Além disso, a modalidade prática terá desafios surpresas, o que quer dizer que tarefas especiais serão sorteadas na hora dos eventos para que as equipes façam adaptações em seus robôs.

No ano passado, 184 equipes se inscreveram na modalidade prática da
competição na regional de São Carlos

Modalidade teórica – Já na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica e, na primeira fase, as provas são realizadas na própria escola de cada estudante inscrito. As questões são elaboradas por uma comissão de professores e todas estão relacionadas à resolução de problemas práticos do dia a dia, aliando conteúdos do ensino fundamental e médio com a robótica.

Em 2016, a modalidade teórica contou com mais de 110 mil participantes. Todas as escolas que tiverem estudantes inscritos, em 2017, receberão medalhas de participação, além das medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com o desempenho de seus alunos em nível nacional.

Curso preparatório – Para motivar e preparar os estudantes e as escolas interessadas em participar da modalidade prática da OBR, será realizado um curso preparatório no ICMC de 6 a 27 de maio, aos sábados, das 9 às 12 horas. Destinado a professores e alunos do ensino fundamental II (do 5º ao 9º ano) e do ensino médio (do 1º ao 3º ano) de escolas públicas e particulares, o curso tem como objetivo preparar as equipes que participarão da competição. Serão fornecidos conceitos básicos sobre a montagem de diversos tipos de robôs usados nas competições da OBR bem como serão apresentados princípios de programação e realizados vários exercícios práticos com os robôs.

As inscrições devem ser realizadas, até o dia 3 de maio, ou enquanto houver vagas, no formulário eletrônico disponível neste link: icmc.usp.br/e/a6187. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 e deve ser paga, via boleto que será gerado pelo sistema de inscrição, até dia 3 de maio. Para efetivar a inscrição, o participante deve enviar o comprovante de pagamento bem como o atestado de matrícula da escola que frequenta para o e-mail ccex@icmc.usp.br.

Inscrições no curso preparatório oferecido pelo ICMC podem ser realizadas até dia 3 de maio

Realização – Este ano, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é a instituição responsável pela coordenação da OBR em nível nacional, representada por professores dos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica. Participam da organização nacional da iniciativa o Colégio Técnico de Campinas, o Centro Universitário FEI, a Universidade Federal de São João Del-Reio Instituto Federal do Rio Grande do Norte, a UNESP, o Sesi-São Paulo, a Sociedade Brasileira de Computação, a RoboCup, a Mostra Nacional de Robótica e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Além disso, a OBR conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e de diversas instituições em todo Brasil. Em âmbito estadual, o ICMC é um dos organizadores da competição.

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Com informações da Assessoria de Comunicação da UFSCar

Mais informações
Site da OBR:
www.obr.org.br
Página no Facebook: www.facebook.com/OBRobotica
Inscrições para o curso preparatório oferecido pelo ICMC: icmc.usp.br/e/a6187
Setor de eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mails: eventos@icmc.usp.br ou organizacao@obr.org.br

Contato com a imprensa
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

segunda-feira, 24 de abril de 2017

O engenheiro que disse não à NASA

Conheça a história de Lucas Fonseca, ex-aluno da USP e coordenador da missão Garatéa-L, que pretende colocar a primeira espaçonave brasileira na órbita da Lua em 2021. Durante o festival de divulgação científica Pint of Science, o público terá a oportunidade de conversar com ele


Um salto gigantesco para o setor aeroespacial brasileiro foi dado em São Carlos em dezembro, quando um balão estratosférico foi lançado da área II do campus da USP

Ele disse “não” a uma vaga de emprego na maior agência espacial do mundo: a NASA. Mas antes que você encontre motivos para a negativa do engenheiro espacial Lucas Fonseca à agência norte-americana, saiba que existe uma ótima explicação: ele só disse “não” porque preferiu participar do que considera “a maior conquista do espaço dos últimos 30 anos”, a missão Rosetta. O projeto da Agência Espacial Europeia enviou uma sonda ao espaço para estudar e, posteriormente, pousar no cometa 67P, que orbita nosso Sistema Solar.

Essa história começou quando Lucas era criança. Ele sempre foi fascinado pelos mistérios do Universo e carregava o sonho de ser astronauta. Visitou por duas vezes a base da NASA no Cabo Canaveral, na Flórida, onde se encantou com os foguetes e traçou como objetivo que um dia trabalharia naquele lugar. Os anos foram se passando e o sonho ficando cada vez mais aceso. Como na época não existia no Brasil cursos de graduação voltados à área aeroespacial, Lucas decidiu estudar engenharia mecatrônica na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) na USP.

Foi durante esse período que o então estudante começou as tentativas de, despretensiosamente, realizar seu desejo. “Eu enviei meu currículo para a NASA inúmeras vezes, mas nunca fui chamado”. Isso não abalou Lucas, que manteve a persistência. Depois de concluir a graduação, resolveu se aproximar mais da sua área de interesse e ingressou no mestrado em engenharia espacial no Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço de Toulouse, na França. Eis que, após o término do curso e de diversas tentativas frustradas, o momento mais aguardado de sua vida chegou: o convite da NASA.

Mas o que era para ser um instante de extrema felicidade tornou-se uma incógnita. Ele não esperava que, junto ao convite da agência americana, receberia a oportunidade do governo alemão de trabalhar para a ESA na missão Rosetta. A grandeza e a importância do projeto fez com que Lucas optasse por ficar na Europa, decisão de que não se arrepende: “Fui o único brasileiro a participar da equipe, isso me dá bastante credibilidade nos dias de hoje”.

Lucas sempre foi fascinado pelos mistérios do Universo

Novos desafios – A sede pela exploração espacial dificilmente será saciada por Lucas algum dia, tanto que, quando voltou ao Brasil em 2013, já trazia na bagagem uma nova ambição: executar uma missão no país que ultrapassasse a órbita terrestre. Junto com Douglas Galante, pesquisador graduado em Ciências Moleculares pela USP e especialista em astrobiologia, elaborou um experimento. “Vamos estudar como alguns seres vivos reagem a ambientes extremos. Para isso, enviaremos bactérias dentro de um pequeno satélite que irá circular por um ano na órbita da Lua. Dessa forma, poderemos descobrir se elas sofrem algum tipo de alteração genética”, explica Lucas.

O projeto do satélite lunar recebeu o nome de Garatéa-L e é coordenado por Lucas. Além de receber suporte de empresas e institutos europeus, conta com a participação do Grupo Zenith, da EESC, o qual Lucas ajudou a fundar. Também contribuem com o projeto pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Instituto Mauá de Tecnologia e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

A ideia da missão coordenada atualmente por Lucas é colocar um experimento científico na órbita da Lua

Amor pelo desconhecido – Um pequeno passo para a Garatéa-L e um salto gigantesco para o setor aeroespacial brasileiro foi dado em São Carlos no dia 19 de dezembro do ano passado, quando um balão estratosférico foi lançado da área II do campus da USP. Havia uma sonda acoplada a esse balão, que foi batizada de Garatéa II – assim chamada por ser o segundo voo da série a levar experimentos a uma altitude de até 30 km. A essa distância do chão, a pressão atmosférica é um centésimo da encontrada ao nível do mar e a camada de ozônio já começa a ficar para trás, permitindo a alta incidência de raios ultravioleta do Sol. Os experimentos e componentes enviados por esse balão serão incorporados, mais tarde, ao satélite lunar Garatéa-L.

Esse será o tema do bate-papo De São Carlos para o espaço: a fronteira final, que acontecerá durante o festival de divulgação científica Pint of Science, na noite de 15 de maio, em São Carlos. É quando o público poderá conhecer detalhadamente o projeto, saber mais sobre as novas tecnologias aeroespaciais que estão sendo desenvolvidas e esclarecer as dúvidas diretamente com Lucas, Douglas e mais dois convidados: o filósofo Alexey Dodsworth e o jornalista Salvador Nogueira.

Lucas e Douglas também participarão do festival em Campinas, durante o bate-papo Da poeira às estrelas, como a humanidade pode conquistar o universo?, na noite de 17 de maio. Quem estiver presente, descobrirá que tipo de tecnologias devem ser desenvolvidas para que possamos habitar outros planetas.

“O Brasil não investe muito no campo aeroespacial e se não começarmos a falar mais sobre o tema e motivar as pessoas a entender e até mesmo querer trabalhar no ramo, vai chegar um momento em que será inviável correr atrás do tempo perdido”, conta o engenheiro, que é proprietário de uma empresa de tecnologia espacial, a Airvantis. Enquanto luta por maior visibilidade da pesquisa espacial, Lucas prosseguirá em busca de novas descobertas: “Fazer o que ainda ninguém fez me motiva muito. Por isso, eu amo o desconhecido”.

Sobre o Pint of Science – 22 cidades brasileiras vão sediar o Pint of Science este ano no Brasil, nas noites de 15, 16 e 17 de maio. Em São Carlos, o evento é realizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP; já em Campinas, a iniciativa é realizada pela NuminaLabs. Diversos pesquisadores brasileiros, de diferentes áreas do conhecimento, estarão à disposição para conversar com o público nos bares e restaurantes onde a iniciativa ocorrerá. A participação no evento é gratuita e os interessados só pagarão o que consumirem nos locais. Confira a programação completa no site www.pintofscience.com.br.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do Pint of Science Brasil

Mais informações
Site do Pint of Science Brasil: www.pintofscience.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/pintbrasil
Assista ao vídeo da missão Garatéa II: https://youtu.be/QoqiUDDEepY
Assessoria de imprensa: (16) 3373-8171
E-mail: pintcomunica@gmail.com

Grupo de usuários Python de São Carlos realiza evento no ICMC



Na próxima quinta-feira, 27 de abril, acontecerá o evento #4 PyLestras grupy-sanca no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O encontro tem como objetivo reunir a comunidade que utiliza a linguagem Python, compartilhar conhecimentos e divulgar novas tecnologias.

Organizado pelo grupo de usuários Python de São Carlos (Grupy-Sanca), o encontro tem o apoio do Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do ICMC e será composto por seis palestras curtas, de 17 minutos cada e uma sessão de palestras rápidas de até cinco minutos (Lightning Talks). A iniciativa acontecerá no auditório Luiz Antonio Favaro, das 19h31 às 21h51. Confira a programação completa do evento e faça sua inscrição gratuita neste link: icmc.usp.br/e/ba9a1

Mais informações
Site do evento: icmc.usp.br/e/ba9a1
E-mail: lucassinx6@gmail.com

Palestras da semana - 24 de abril a 2 de maio

 


Seminários de Singularidades
Global Saddles for Planar Maps
Palestrante: Isabel Labouriau (Universidade do Porto, Portugal)
Quando: terça-feira, 25 de abril, às 10 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Processo seletivo
Processo seletivo Pragmatis
Quando: terça-feira, 25 de abril, às 17 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários em Computação II
Ciência analítica visual: conceitos e técnicas
Palestrante: José Fernando Rodrigues Jr. (ICMC)
Quando: quarta-feira, 26 de abril, às 14 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME)
A chimera state in two coupled Kuramoto-oscillator networks 
Palestrante: Jacob Eldering (pós-doutorando ICMC)
Quando: quarta-feira, 26 de abril, às 16h15
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários de Computação (Bacharelado em Sistemas de Informação)
Pesquisa e Desenvolvimento sobre Visão Computacional
Palestrante: Carlos André Braile Przewodowski Filho (mestrando ICMC)
Quando: quarta-feira, 26 de abril, às 18 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

PET Cult
13 Reasons Why
Quando: quarta-feira, 26 de abril, às 19 horas
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (6-001)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Mais informações
Seção de Eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Defesas e qualificações - 24 a 28 de abril

 


Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Data mining for kernel mapping in a hybrid platform composed by FPGA, GPU and Manycore
Aluno: Andre Bannwart Perina
Orientador: Vanderlei Bonato
Quando: segunda-feira, 24 de abril, às 9 horas
Onde: sala 3-002
--------------------------------

Defesa de Doutorado em Matemática
O problema de Riemann-Hilbert para campos vetoriais complexos
Aluno: Camilo Campana
Orientador: Adalberto Panobianco Bergamasco
Coorientador: Abdelhamid Meziani
Quando: segunda-feira, 24 de abril, às 10 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Uma abordagem baseada em serviços para gerenciamento de Sistemas-de-Sistemas e seus constituintes
Aluno: Diego de Lima Nascimento
Orientadora: Rosana Teresinha Vaccare Braga
Quando: segunda-feira, 24 de abril, às 13h30
Onde: sala 3-103
--------------------------------

Defesa de Doutorado em Matemática
Rigidez e semi-rigidez dos expoentes de Lyapunov em dimensão mais alta e folheações patológicas
Aluno: José Santana Campos Costa
Orientador: Ali Tahzibi
Quando: segunda-feira,  24 de abril, às 14 horas
Onde: sala da Congregação (4-112)
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Exploração de informações contextuais para enriquecimento semântico em representações de textos
Aluno: João Vítor Antunes Ribeiro
Orientadora: Solange Oliveira Rezende
Quando: segunda-feira. 24 de abril, às 14 horas
Onde: sala 3-101
--------------------------------

Defesa de Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Matrizes e resolução de problemas
Aluno: Alexandre Hartung
Orientadora: Janete Crema Simal
Quando: segunda-feira, 24 de abril, às 14 horas
Onde: sala 3-102
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Structural Testing Criteria Based On Dynamic Aspects of Concurrent Programs
Aluna: Silvia Margarita Diaz Diaz
Orientador: Paulo Sergio Lopes de Souza
Quando: segunda-feira, 24 de abril, às 15 horas
Onde: sala 3-002
--------------------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Unusual Event Detection in Surveillance Videos
Aluno: Tiago Santana de Nazaré
Orientador: Moacir Antonelli Ponti
Coorientador: Rodrigo Fernandes de Mello
Quando: quarta-feira, 26 de abril, às 9h30
Onde: sala 3-002
--------------------------------

Defesa de Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Um estudo sobre o uso do GeoGebra na aprendizagem de geometria espacial no ensino médio
Aluno: Rafael Lima Rodrigues Arantes
Orientadora: Miriam Cardoso Utsumi
Quando: quarta-feira, 26 de abril, às 9h30
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Visualização de Eventos em Paisagens Acústicas
Aluno: Fábio Felix Dias
Orientadora: Rosane Minghim
Quando: quarta-feira, 26 de abril, às 13h30
Onde: sala 3-103
--------------------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Arquitetura orientada a serviços para sistemas embarcados críticos – um estudo de caso focado em aviônicos
Aluno: Douglas Rodrigues
Orientadora: Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Coorientador: Fernando Santos Osório
Quando: quinta-feira, 27 de abril, às 9 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
--------------------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Ubiquitous collaborative multimedia capture of live experiences toward authoring extensible interactive multimedia documents
Aluno: Andrey Omar Mozo Uscamayta
Orientadora: Maria da Graça Campos Pimentel
Quando: quinta-feira, 27 de abril, às 14 horas
Onde: sala 3-002
--------------------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Análise de texturas dinâmicas baseada em sistemas complexos
Aluno: Lucas Correia Ribas
Orientador: Odemir Martinez Bruno
Quando: quinta-feira, 27 de abril, às 14 horas
Onde: sala da Congregação (4-112)
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Visualização de Séries Temporais Multivariadas Agregadas Hierarquicamente
Aluno: Evandro Scudeleti Ortigossa
Orientador: Luis Gustavo Nonato
Quando: sexta-feira, 28 de abril, às 9 horas
Onde: sala 3-103
--------------------------------

Defesa de Doutorado em Matemática
Simetrias em equações diferenciais binárias
Aluna: Patrícia Tempesta
Orientadora: Miriam Garcia Manoel
Quando: sexta-feira, 28 de abril, às 10 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
--------------------------------
 
Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Classificação semissupervisionada de séries temporais com aprendizado ativo
Aluno: Gustavo Costa Trindade
Orientadora: Elaine Parros Machado de Sousa
Quando: sexta-feira, 28 de abril, às 14 horas
Onde: sala 3-103
--------------------------------

Defesa de Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Funções aritméticas
Aluna: Camila Lopes Montrezor
Orientador: Hermano de Souza Ribeiro
Quando: sexta-feira, 28 de abril, às 15 horas
Onde: sala 3-102
--------------------------------

Mais informações
Agenda de defesas e qualificações: http://www.icmc.usp.br/eventos/defesas-e-qualificacoes
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Estude na USP em São Carlos: inscreva-se na pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional

Coordenador do programa de pós-graduação do ICMC destaca a qualidade de vida que os estudantes têm ao optar por estudar em São Carlos

Inscrições para o mestrado podem ser realizadas até 11 de maio; já as
inscrições para o doutorado e o doutorado direto acontecem durante todo o ano

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o ingresso no programa de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional. No mestrado, as inscrições podem ser realizadas até dia 11 de maio, já no doutorado e no doutorado direto as inscrições acontecem em fluxo contínuo durante todo o ano.

"Aqui na USP, em São Carlos, é possível conquistar a formação em uma universidade de alto padrão, classificada como a melhor da América Latina em vários rankings, sem abrir mão de uma ótima qualidade de vida”, destaca o coordenador do Programa, professor Adenilso Simão. Ele explica que muitos estudantes, inclusive estrangeiros, optam por estudar em São Carlos porque o custo de vida é menor, se comparado ao das grandes cidades brasileiras. "Além disso, existe a possibilidade de morar perto da Universidade e vir caminhando estudar ou chegar rapidamente de carro, sem precisar enfrentar os congestionamentos comuns nas metrópoles", acrescenta o professor. 

Na seleção para o mestrado, podem participar candidatos que completaram cursos de graduação e irão realizar a colação de grau até a data de matrícula. Para se inscrever, os candidatos devem acessar o seguinte endereço http://pgweb.icmc.usp.br

No mestrado, são oferecidas 38 vagas disponibilizadas de acordo com as linhas de pesquisa do programa, nas quais o futuro aluno irá desenvolver sua dissertação de mestrado. Confira, a seguir, essas linhas de pesquisa e o respectivo número de vagas oferecido em cada uma.

Linhas de pesquisa em ciências de computação:

  • Recuperação de informações, descoberta de conhecimento e engenharia de banco de dados: 5 vagas
  • Computação gráfica, imagens e visualização: 5 vagas
  • Engenharia de software e sistemas de informação: 2 vagas
  • Inteligência artificial: 6 vagas
  • Sistemas distribuídos e programação concorrente: 1 vaga
  • Sistemas embarcados e evolutivos: 1 vaga
  • Sistemas web e multimídia interativos: 6 vagas
  • Robótica móvel: 1 vaga
Linhas de pesquisa em matemática computacional:

  • Mecânica dos fluidos computacional: 6 vagas
  • Otimização: 2 vagas
  • Processamento visual e geométrico: 2 vagas
  • Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle: 1 vaga
Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Edital do mestrado: icmc.usp.br/e/bd896
Edital do doutorado: icmc.usp.br/e/d2edf
Edital do doutorado direto: icmc.usp.br/e/6038a
Página do Programa: www.icmc.usp.br/ccmc
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373-9638

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Crie um jogo em apenas 48 horas na USP em São Carlos

Evento gratuito será realizado no ICMC, de 28 a 30 de abril

Podem participar do evento profissionais e estudantes de diferentes áreas do
conhecimento, tais como: programação, arte, game design, som e narrativa.

Você quer desafiar o tempo, testar suas habilidades em desenvolver jogos, aprender novos conceitos dessa área, estabelecer contatos e colocar a mão na massa? Então, inscreva-se FoG Jam, evento que acontecerá de 28 a 30 de abril no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Promovido pelo grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG), o objetivo da FoG Jam é desafiar os participantes a criarem um jogo em apenas 48 horas. O evento é direcionado tanto para quem deseja desenvolver um game digital quanto para aqueles que querem criar um jogo analógico, como, por exemplo, um jogo de tabuleiro ou de carta. O desafio contra o tempo ocorrerá, ininterruptamente, das 18 horas do dia 28 de abril, sexta-feira, até as 18 horas do dia 30, domingo. Nessas 48 horas, o tema do evento será divulgado, as equipes formadas e, no final, os jogos serão disponibilizados no site do desafio e apresentados a todos os participantes.

“Com a FoG Jam, nós queremos aproveitar o ambiente universitário e tecnológico da cidade e buscar despertar a paixão pelo desenvolvimento de jogos naqueles que ainda não a encontraram. A iniciativa é voltada tanto para desenvolvedores experientes quanto para novatos entusiastas”, explica o mestrando Leonardo Pereira, um dos coordenadores do desafio.

Segundo ele, podem participar do evento profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, tais como: programação, arte, game design, som, narrativa, etc. “É uma oportunidade única para as pessoas se divertirem enquanto aprendem vários conceitos e adicionam um novo projeto ao seu portfólio”, completa Leonardo.

Há 60 vagas disponíveis. Para participar, basta preencher o formulário eletrônico, até 26 de abril ou enquanto houver vagas, neste link: icmc.usp.br/e/abecf. Os organizadores recomendam que os participantes tragam seus próprios equipamentos e demais materiais que usarão para ajudar a equipe a fazer o jogo, como, por exemplo, notebooks, mesas de desenho, monitores, controles, etc. Eles também recomendam trazer colchões infláveis e sacos de dormir além de alimentos. O evento começará às 18 horas do dia 28 de abril na sala 3-009, localizada no bloco 3 do ICMC. 



Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

FoG Game Jam 
Inscrições: até 26 de abril ou enquanto houver vagas via formulário eletrônico icmc.usp.br/e/abecf
Quando: das 18 horas do dia 28 de abril até as 18 horas do dia 30 (48 horas ininterruptas)
Onde: ICMC - avenida Trabalhador são-carlense, 400, área I do campus da USP, no centro de São Carlos
Mais informações: (16) 3373.9622 (Seção de Eventos do ICMC ) ou fog@icmc.usp.br

Confira a programação do festival de divulgação científica que vai invadir 22 cidades brasileiras

Evento será realizado simultaneamente em mais 11 países do mundo nos dias 15, 16 e 17 de maio



As 22 cidades brasileiras que vão realizar o Pint of Science já definiram os temas de seus bate-papos científicos, que acontecerão durante as noites de 15, 16 e 17 de maio. A participação no Brasil é gratuita e os interessados só pagarão o que consumirem nos bares e restaurantes que sediarão o evento. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar. Confira a programação completa no site www.pintofscience.com.br.

Entre as cidades que participarão da iniciativa, 10 são municípios paulistas: Araraquara, Botucatu, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Caetano do Sul, São Paulo, São Carlos e Sorocaba. Além disso, o festival será realizado em cidades localizadas no Sul, no Nordeste e no Centro-Oeste do país: Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Brasília (DF), Curitiba (PR), Dourados (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Teresina (PI). 

O Pint of Science nasceu em 2013 na Inglaterra e chegou ao país em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP realizou o evento em São Carlos, colocando o Brasil no mapa do evento. Em âmbito nacional, o festival é patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades. 

No ano passado, 7,3 mil pessoas participaram do evento, que aconteceu em sete cidades brasileiras

Texto: Assessoria de imprensa do Pint of Science Brasil

Mais informações
Site do evento: www.pintofscience.com.br
Assessoria de imprensa do Pint of Science Brasil: (16) 3373-8171
E-mail: pintcomunica@gmail.com

Palestras da semana - 17 a 24 de abril

 


Palestra
Processo seletivo PET Computação
Quando: segunda-feira, 17 de abril, às 13 horas
Onde: sala 3-010
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários de Singularidades
Configurations of points and topology of real line arrangement
Palestrante: Juan Viu Sos
Quando: terça-feira, 18 de abril, às 10 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Palestra
Recrutamento - Stone 
Quando: terça-feira, 18 de abril, às 19 horas
Onde: auditório Fernão Stella Rodrigues Germano (6-001)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Palestra
Processo seletivo PET Computação
Quando: quarta-feira, 19 de abril, às 13 horas
Onde: sala 3-010
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários de Computação (Bacharelado de Sistemas de Informação)
P2l - Uma ferramenta de profiling ao nível de instrução para o processador softcore LEON3
Palestrante: Carlos Roberto Pereira Almeida Júnior (doutorando ICMC)
Quando: quarta-feira, 19 de abril, às 18 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Fávaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Palestra
Discovery multiple clusterings
Palestrante: Marcilio de Souto (Université d'Orléans, France)
Quando: quinta-feira, 20 de abril, às 14 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Mais informações
Seção de Eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Confira a íntegra da palestra “Processo de acesso à universidade: sistemas de avaliação, equidade e ações afirmativas”

Renato Pedrosa ministrou a palestra no ICMC

O vídeo com a íntegra da palestra do professor Renato Pedrosa, da UNICAMP, sobre o processo de acesso à universidade, está disponível no canal do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) no Youtube: icmc.usp.br/e/b3568.

Coordenador do Laboratório de Estudos de Educação Superior da UNICAMP, Pedrosa vem se dedicando, recentemente, ao estudo de políticas relacionadas à educação superior, incluindo temas como: a transição do ensino médio ao ensino superior e equidade no acesso, incluindo ações afirmativas e sistemas de avaliação (Enem/Sinaes/Enade); o impacto da educação sobre o desenvolvimento econômico; a qualidade da formação para as áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática; a governança e a diversidade institucional das instituições de ensino superior. 

O professor esteve no ICMC dia 30 de março, quando ministrou a palestra no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano.

Mais informações
Vídeo na íntegra: icmc.usp.br/e/b3568
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Defesas e qualificações - 17 a 20 de abril

 


 Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Utilização de compressores associados ao NCD e medidas de distância baseadas em alinhamentos temporais na estimativa de filogenias e influência no processo de clusterização por algoritmos de detecção de comunidades
Aluno: Breno Caetano da Silva
Orientador: Alexandre Cláudio Botazzo Delbem
Quando: segunda-feira, 17 de abril, às 9 horas
Onde: sala 3-103
--------------------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual
Aluna: Kamila Takayama Lyra
Orientador: Seiji Isotani
Quando: terça-feira, 18 de abril, às 10 horas
Onde: sala 3-103
--------------------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Test oracles for systems with complex outputs: the case of TTS systems
Aluno: Rafael Alves Paes de Oliveira
Orientador: Márcio Eduardo Delamaro
Coorientadora: Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques
Quando: terça-feira, 18 de abril, às 14 horas
Onde: sala da Congregação (4-112)
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Expansão de recursos para análise de sentimentos usando aprendizado semi-supervisionado
Aluno: Henrico Bertini Brum
Orientadora: Maria das Graças Volpe Nunes
Quando: terça-feira, 18 de abril, às 14 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Reconhecimento e tracking de veículos em auto-pistas usando Deep Learning
Aluno: Ludwin Lope Cala
Orientadora: Roseli Aparecida Francelin Romero
Quando: terça-feira, 18 de abril, às 14 horas
Onde: sala 3-102
--------------------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Mecanismos de autoconfiguração e auto-otimização para arquiteturas virtualizadas que visam a provisão de qualidade de serviço
Aluno: Luis Hideo Vasconcelos Nakamura
Orientador: Marcos José Santana
Quando: quarta-feira, 19 de abril, às 9 horas
Onde: sala da Congregação (4-112)
--------------------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Avaliação da qualidade de oráculos de teste utilizando mutação
Aluna: Ana Claudia Maciel
Orientador: Márcio Eduardo Delamaro
Quando: quarta-feira, 19 de abril, às 10 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Uma linha de produtos de software orientada a serviços para sistemas educacionais com dispositivos IoT
Aluno: Ricardo Fuzeto
Orientadora: Rosana Teresinha Vaccare Braga
Quando: quarta-feira, 19 de abril, às 14 horas
Onde: sala 3-103
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Avaliação de métodos de mineração de dados aplicados a dados médicos
Aluna: Caroline Lourenço Alves
Orientador: Francisco Aparecido Rodrigues
Quando: quinta-feira, 20 de abril, às 14 horas
Onde: sala 3-103
--------------------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Explorando funções de distância e extratores de características para classificação e recuperação de imagens médicas
Aluno: Gustavo Blanco
Orientadora: Agma Juci Machado Traina
Quando: quinta-feira, 20 de abril, às 14 horas
Onde: sala 3-002
--------------------------------

 Mais informações
Agenda de defesas e qualificações: http://www.icmc.usp.br/eventos/defesas-e-qualificacoes
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638