terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

ICMC forma 78 alunos nas áreas de Estatística, Matemática e Computação

Instituto realizou a colação de grau de seis cursos da graduação

“Se hoje eu pudesse trocar meu diploma de matemático por um de engenheiro ou de médico, eu não trocaria porque amo o que faço”, disse o recém-formado João Carlos Caldato durante a cerimônia de colação de grau ocorrida na última sexta-feira, 29 de janeiro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Familiares, amigos e convidados de 78 alunos lotaram o auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano em dois momentos, pela manhã e pela tarde, para presenciar o instante em que, simbolicamente, esses estudantes tornaram-se profissionais. “Agora, vocês são egressos da melhor universidade deste país. É dever da USP e, em particular, do ICMC, criar o ambiente para que se produza a maior riqueza de um povo, o conhecimento”, afirmou Alexandre Nolasco de Carvalho, diretor do Instituto e patrono escolhido pelos formandos.

O diretor do Instituto foi escolhido pelos formandos como patrono da turma

Durante a manhã, foram os estudantes de Ciências de Computação que receberam seus certificados. O paraninfo da turma, Edson Moreira, foi representado pelo professor Thiago Pardo, que leu o depoimento enviado pelo docente: “Começamos 2016 em meio à crise econômica e política. Minha mensagem é para que não abaixem a cabeça para esses fatos, pois as crises estão gerando boas oportunidades na área de tecnologia de informação, visando tanto redução de custos quanto ganho de eficiência”.

Já os estudantes foram representados pelo orador, o aluno Sergio Arnosti. “O curso de Ciências de Computação fez com que a turma se unisse cada vez mais. Hoje, além de grandes cientistas, saímos pessoas melhores e, apesar dos nossos caminhos estarem se dividindo, tenho certeza que as amizades vão permanecer”, revelou o formando.

A cerimônia também teve espaço para as homenagens dos estudantes, que agradeceram a funcionária Ana Oneide Sáles e o professor Moacir Ponti. Em seguida, o formando Henry Leão fez um discurso de homenagem aos pais: “Mesmo com a distância, vocês conseguiram nos fornecer afeto, apoio emocional e financeiro, sendo essenciais para atingirmos nosso objetivo. Por isso, gostaria de parabenizá-los por essa conquista, que também é de vocês". Emocionada, a mãe do aluno Robery Bertolo, Rosana, revelou: “Ele é um vencedor! Desde pequeno sempre foi muito determinado sobre o que queria fazer e onde sonhava estudar: na USP em São Carlos”.

O formando Roberty com sua família

A emoção continua - Na parte da tarde, foi a vez dos alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Estatística, Matemática e Matemática Aplicada e Computação Científica colarem grau. “Ao longo desses anos eu ensinei e aprendi com vocês. Nós evoluímos como pessoas, cidadãos e somos estatísticos, uma profissão que pode fazer a diferença na vida de muita gente”, disse a professora Juliana Cobre, paraninfa dos formandos em Estatística.

Os escolhidos como oradores da turma foram João Carlos Caldato e Laura Blanco, que também fizeram o discurso para os pais. “Quando vi minha última nota e fui aprovada, tive uma mistura de sentimentos. Ao mesmo tempo em que estava feliz, já sentia muita saudade, porque nós sempre estávamos juntos e a convivência com os amigos vai fazer falta”, revela Laura. Ela aproveitou para elogiar os professores do Instituto: “Eles têm amor em ensinar”. Discursou ainda como oradora da turma a formanda Juliana Gimenez.

Com o diploma de Licenciatura em Matemática nas mãos, Caldato conta que seu maior desafio foi se adaptar à Universidade, no início da graduação, logo depois de ter cursado o ensino médio em uma escola pública: “O que mais me marcou foi essa transição. Achei que não daria conta do curso e, hoje, me formando e vendo toda essa volta por cima, é espetacular”. Ele sonha em ser professor universitário de matemática: “Espero, um dia, formar outros licenciandos”.

João Caldato e Laura Blanco foram os oradores dos formandos no período da tarde

Confira, abaixo, a relação de todos os homenageados na cerimônia, incluindo os alunos que obtiveram o melhor desempenho acadêmico. Veja, ainda, o álbum completo de fotos no Flickr.

Patrono da turma:
Alexandre Nolasco de Carvalho

Bacharelado em Ciências de Computação 
Paraninfo: Edson Moreira 
Docente homenageado: Moacir Ponti 
Funcionária homenageada: Ana Oneide Sáles 
Melhores desempenhos acadêmicos: Marcelo Kamada e André Perina

Bacharelado em Estatística 
Paraninfa: Juliana Cobre 
Docente homenageado: Adriano Suzuki 
Funcionária homenageada: Cristiana Franco 

Bacharelado em Matemática 
Paraninfo: Leandro Aurichi 
Docente homenageado: Sérgio Zani
Funcionária homenageada: Cristiana Franco 
Melhor desempenho acadêmico: Hugo Botós 

Licenciatura em Matemática 
Paraninfa: Miriam Utsumi 
Docente homenageada: Renata Meneghetti 
Funcionária homenageada: Cristiana Franco 
Melhor desempenho acadêmico: João Carlos Caldato 

Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica 
Melhor desempenho acadêmico: Daniela Tanoue 

Bacharelado em Sistemas de Informação 
Melhor desempenho acadêmico: Luis Fernando Gonçalves 

Licenciatura em Ciências Exatas 
Melhor desempenho acadêmico: Rita de Cássia Idem

Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373-9666