segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Oportunidade: vaga de pós-doutorado em estatística computacional no ICMC

Vaga de pós-doutorado está vinculada a projeto
coordenado pelo professor Francisco Louzada

O Centro de Pesquisa em Matemática Aplicada à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, oferece uma bolsa de pós-doutorado na área de estatística computacional. O CeMEAI está sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e receberá inscrições até o dia 28 de fevereiro.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado nos últimos cinco anos ou estar prestes a finalizá-lo. Os critérios de seleção incluem demonstrada capacidade de investigação em estatística ou área relacionada; sólida experiência em inferência estatística, metodologia Bayesiana e computação, redes probabilísticas; experiência com análise de conjuntos de dados de alta-dimensão; compromisso com a pesquisa colaborativa; e excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita. Também é desejável que o candidato tenha experiência anterior de trabalho em grupo de pesquisa multidisciplinar e tenha colaborado em projetos de pesquisa com empresas ou instituições governamentais.

Para candidatar-se, é preciso enviar ao professor Francisco Louzada (louzada@icmc.usp.br) um e-mail contendo os seguintes itens (somente arquivos PDF): uma carta manifestando interesse, com informações completas de contato, ano em que finalizou o doutorado e nacionalidade/cidadania, respondendo de forma concisa às ênfases de pesquisa e aos critérios acima; currículo com formação educacional, experiência de investigação e publicações; uma carta de apresentação, incluindo nomes e contatos de dois profissionais que possam fornecer referências (não incluir cartas de recomendação). No campo de assunto da mensagem deve constar "CEPID Postdoc - Statistics".

O selecionado receberá bolsa de pós-doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e reserva técnica. Nesse caso, a reserva técnica equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista não resida em São Carlos e precise se mudar para a cidade, poderá ter direito a um auxílio-instalação.

A bolsa terá duração de dois anos e a oportunidade está publicada no site da FAPESP. Mais informações sobre as bolsas de pós-doutorado da instituição estão disponíveis neste link: www.fapesp.br/bolsas/pd.

Com informações da Agência FAPESP

Mais informações