terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Idosos podem se inscrever em disciplinas oferecidas pelo ICMC

Inscrições podem ser feitas até dia 12 de fevereiro

Geometria, cálculo, educação e computação. Essas são algumas das áreas do saber das sete disciplinas que serão oferecidas aos idosos neste semestre no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, por meio do programa Universidade Aberta à Terceira Idade.

Os idosos que desejarem aprofundar seus conhecimentos nessas áreas podem se inscrever até o dia 12 de fevereiro para participar das disciplinas, que são ministradas regularmente aos alunos matriculados nos oito cursos de graduação do Instituto. As aulas começam na semana do dia 15 de fevereiro e há três vagas disponíveis em cada uma dessas sete disciplinas:
  • Cálculo I
  • Fundamentos para Matemática do Ensino Superior
  • Informação Profissional em Ciências de Computação
  • Introdução aos Estudos da Educação
  • Matrizes, Vetores e Geometria Analítica
  • Seminários em Computação I, II, III
  • Seminários em Computação II
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente na secretaria da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 60 anos e ensino médio completo. Os alunos que cumprirem as exigências da disciplina têm direito a um comprovante de participação emitido pela USP. Vale ressaltar que não se tratam de aulas de informática, em que os idosos aprenderão, por exemplo, a utilizar os recursos do computador, mas sim de disciplinas acadêmicas que permitem aprofundar os conhecimentos em uma área de seu interesse e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências com os jovens.

Sobre o programa -  Em sua 44ª edição, a Universidade Aberta à Terceira Idade é uma iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior. Considerando-se toda a USP, há 4,5 mil vagas divididas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da Universidade, além de atividades complementares, que englobam desde palestras até práticas esportivas e didático-culturais.

Todas as informações sobre as atividades podem ser obtidas no catálogo, que está disponível para visualização ou download neste link: http://e.usp.br/58d. O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e é realizada pelo Núcleo de Direitos da USP.

Onde se inscrever
Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146.
Endereço: avenida Trabalhador São-carlense, 400, campus I da USP, centro de São Carlos (sala 3001).

Quanto: até 12 de fevereiro (não haverá atendimento entre os dias 8 e 10 de fevereiro por conta do Carnaval).
Horário: das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

E-mail: ccex@icmc.usp.br