segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Descubra quanto custa estudar na USP em São Carlos

Vídeo responde às dúvidas que costumam atormentar os calouros no momento em que chegam a São Carlos





Você realizou o sonho de ingressar na melhor universidade do país e será um dos mil estudantes aprovados todos os anos em um dos 23 cursos de graduação do campus da USP, em São Carlos. Mas em vez de relaxar e comemorar, a tensão só aumenta: como vou me sustentar em uma cidade que não conheço? Onde vou morar? Que tipo de apoio a USP pode me dar?

Para esclarecer essas dúvidas, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) preparou um vídeo especialmente para ajudar os calouros. Nos primeiros segundos, o estudante é lembrado de que, como a USP é uma universidade pública, não haverá nenhum custo relacionado a matrícula ou mensalidade.

Além disso, o vídeo destaca os tipos de auxílio que o estudante terá à disposição. “Logo que cheguei, o pessoal do alojamento me acolheu e arrumou um quarto pra mim. Aqui tem tudo, é confortável e perto de onde você estuda”, revela o aluno Eric Silva, que cursa Sistemas de Informação no ICMC e mora no alojamento da USP, em São Carlos, localizado dentro do campus. Outra opção disponível é o auxílio-moradia, que consiste em uma bolsa mensal para ajudar o estudante a pagar o aluguel, quer seja de uma casa, de um apartamento ou a vaga na república.

Quanto à alimentação, a USP disponibiliza o restaurante universitário. “A comida é muito boa, bem servida e você paga um valor muito pequeno”, completa Eric. Mas se o aluno não conseguir arcar com o custo da alimentação, poderá solicitar a isenção no pagamento dessas refeições. Há, ainda, o auxílio-transporte e o auxílio-livros. “Qualquer aluno que esteja cursando a primeira graduação pode se inscrever para participar do processo seletivo do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP (PAPFE). O estudante se inscreve no sistema e a seleção é feita por critérios socioeconômicos”, explica a assistente social da USP em São Carlos, Jaqueline Modesto.

Bolsas para quem mais precisa – Os estudantes da USP também podem participar de diversos projetos relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão por meio do Programa Unificado de Bolsas. “Eu sou bolsista do Museu de Computação Odelar Leite Linhares, aqui no ICMC, e sou responsável por cuidar das doações. A bolsa que recebo me ajuda a me manter em São Carlos, além de me possibilitar voltar para a minha cidade”, conta Fabiano Paulelli, aluno de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Atuar como monitor, ajudando o professor e os colegas na sala de aula é outra opção interessante para quem tem boas notas. Já aqueles que gostam de pesquisar têm a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica e receber bolsas de vários órgãos financiadores. São oportunidades como essas, apresentadas no vídeo, que muitos calouros só descobrirão depois que ingressarem na USP. Em pouco tempo, eles entenderão por que estão na melhor universidade do país.

Texto: Denise Casatti e Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assista ao vídeo no Youtube: icmc.usp.br/e/5bfdd
Edital do PAPFE: http://www.puspsc.usp.br/ser_social.htm
Hotsite para os calouros do campus: http://sites.usp.br/calourosc/
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br