quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ICMC destaca-se na Olimpíada Brasileira de Informática

Na modalidade universitária da competição, três estudantes que estão no primeiro ano do curso de Ciências de Computação obtiveram duas medalhas de prata e uma de honra ao mérito

Estudantes participam do Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMA)

Eles ingressaram este ano no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e conquistaram bons resultados na modalidade universitária da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Os estudantes Lucas Pacheco e Victor Forbes obtiveram, respectivamente, a 3ª e a 5ª melhor classificação, garantindo medalhas de prata na competição. Já Caio Candido recebeu uma honra ao mérito por ter alcançado a 20ª colocação.

Os três estudantes cursam Ciências de Computação no ICMC e participam do Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMA). “O Grupo já nos ajuda a treinar para maratonas em geral e os nossos técnicos nos incentivaram a participar da OBI”, conta Pacheco, que treinou para a competição por meio de provas de simulação online. 

“A OBI, assim como a Maratona de Programação, é uma competição que desafia os participantes a resolverem problemas que demandam um raciocínio lógico um pouco mais avançado. O estímulo em fazer essas competições está exatamente aí: na busca por uma solução para resolver esses exercícios, o que requer o conhecimento de algum algoritmo novo algumas vezes e, em outros casos, é preciso reconhecer alguns truques”, revela Candido. 



Na opinião do aluno, os conhecimentos adquiridos no ICMC foram fundamentais para alcançar os resultados: “As aulas do ICMC nos forneceram uma forte base sobre programação, ainda mais para quem entrou no Instituto sem saber programar, como é o meu caso. Além disso, o ICMC também financiou e apoiou as equipes que se classificaram para os regionais”.

Para Candido, há muitas vantagens em participar desse tipo de competição. “O treinamento para as maratonas desenvolve um raciocínio rápido e muito amplo, de modo que o aluno fica apto a resolver diferentes tipos de problemas computacionais, uma característica muito requisitada hoje no mercado de trabalho”, explica. Segundo ele, com esse desenvolvimento, o estudante também conquista um melhor desempenho na graduação, aprimorando técnicas e habilidades essenciais para o sucesso no futuro profissional.

A prova da modalidade universitária da OBI é composta por tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas em que é exigido um conhecimento mínimo de programação e outras que demandam um conhecimento mais avançado, com noções de estruturas de dados, em um nível ensinado no primeiro ano de cursos superiores de computação, engenharia ou em colégios técnicos. A última fase dessa modalidade da competição foi realizada dia 28 de agosto na Unicamp.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações

Quadro de medalhas da OBI: http://olimpiada.ic.unicamp.br/noticias/qmerito/programacaoU
Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) no Facebook: https://www.facebook.com/groups/gemaicmc
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br