quinta-feira, 8 de outubro de 2015

SIPAT aborda temas relacionados à qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho

No ICMC, palestra foi sobre qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida, alimentação, exercício físico, ergonomia, postura e desperdício de alimentos foram alguns dos temas da 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), evento conjunto realizado no campus da USP, em São Carlos, de 28 de setembro a 2 de outubro.

O evento foi promovido pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) das cinco unidades do campus e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DSO-SESMT) - São Carlos. Na abertura oficial da SIPAT, no dia 28, às 14 horas, o prefeito do campus, Marco Henrique Terra, agradeceu o empenho dos organizadores do evento e afirmou que "unificar essas atividades entre as várias unidades é bastante interessante e muito importante para o campus". 

Terra ressaltou relevância da unificação das atividades

No primeiro dia da SIPAT, na palestra organizada pela prefeitura do campus da USP em São Carlos (PUSP-SC), a nutricionista Paula Zulin Memari Coelho, técnica de nutrição da PUSP-SC, falou sobre o tema Quer melhorar sua qualidade de vida? Comece com sua alimentação, apresentando informações sobre os três grandes grupos de alimentos: construtores (ricos em proteínas), reguladores (que contam com vitaminas, minerais e fibras) e energéticos (fartos em carboidratos ou lipídios). De acordo com Paula, é "relevante se preocupar com a qualidade nutricional da alimentação para evitarmos doenças e problemas de imunidade. Uma alimentação cotidiana balanceada precisa incluir componentes desses três grandes grupos". Também é importante se preocupar com a hidratação e conhecer os alimentos perigosos a nossa saúde e práticas de vida saudável, além da interferência do álcool e do nível de estresse em nossa qualidade de vida.

No Instituto de Física de São Carlos (IFSC), os participantes estiveram reunidos no auditório  Sérgio Mascarenhas no dia 29, às 9 horas, para assistir à palestra da pós­-doutoranda do grupo de Óptica do IFSC Marcela Sene Fiorese, intitulada Exercício físico na prevenção de doenças. Marcela chamou atenção para o fato de que o sedentarismo se tornou o principal fator de risco de doenças no mundo e no Brasil, que já tem mais da metade de sua população classificada como obesa, e sobre como os exercícios físicos podem evitar diversos desconfortos, como doenças cardiovasculares, colesterol alto, hipertensão, entre outros. Em relação à obesidade causada pelo falta de exercícios físicos, a pesquisadora também frisou que não há uma fórmula mágica para o emagrecimento, uma vez que cada organismo reage de uma maneira, inclusive aos próprios exercícios físicos, e que há, até mesmo, restrições de certos exercícios para algumas pessoas.

Na quarta-feira, dia 30, foi o dia do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) apresentar o tema Qualidade de vida no trabalho: Segurança, Saúde e Ergonomia. O palestrante foi Márcio Roberto Rinaldi, técnico de segurança do trabalho.

Rinaldi falou sobre segurança, saúde e ergonomia

Aproveitar todas as partes das frutas, hortaliças e legumes que se compra é um dos fatores que, além de melhorar a qualidade nutricional da alimentação diária, também gera economia financeira. Pensando nisso, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) convidou a nutricionista do SESI São Carlos, Camila Belasalma Pigatin, para falar sobre Desperdício e Aproveitamento Total dos Alimentos. Camila lembrou a importância de uma alimentação balanceada e enfatizou o benefício de fazermos três refeições diárias (café, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis entre as refeições. “Alimentando-se de três em três horas a pessoa come menos e o organismo pode metabolizar esses alimentos até a próxima refeição”, afirmou Camila. Quando só fazemos duas refeições, há tendência de exagero nas porções, dificultando a digestão e facilitando ao organismo criar estoques de energia na forma de gordura. O SESI de São Carlos oferece cursos gratuitos sobre aproveitamento de alimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesisp.org.br/saocarlos.

Para o encerramento do evento, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) convidou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (Sobracibu), Daniel Nastri de Lucca, para ministrar a palestra Postura errada causa problemas na boca? Durante a apresentação, o palestrante abordou quais os tipos de alterações posturais e os fatores relacionados a elas, e o que podem ocasionar na boca, na cavidade oral e na articulação temporomandibular, principalmente nas arcadas dentárias, e o posicionamento dos dentes. “O foco da palestra é chamar a atenção para o desequilíbrio da coluna, principalmente na região cervical, em atividades rotineiras”.

“As formas erradas de respirar, dormir, sentar e trabalhar desequilibram o posicionamento da cabeça com o eixo da coluna. Quando há esse descompasso, também ocorre o desequilíbrio das forças musculares. A mandíbula, por ser um osso móvel, é basicamente sustentada por musculatura e ligamentos, com a interferência no seu posicionamento começa a ter uma sobrecarga e compreensão no disco articular, ocasionando vários problemas”, explicou o cirurgião dentista. Estalos e dores nas articulações da face, dor de ouvido ou de cabeça podem ser sintomas de uma disfunção temporomandibular proveniente de alterações posturais. Em longo prazo, se o problema não for diagnosticado e tratado, poderá agravar-se para uma artrose na articulação, resultando na dificuldade em abrir a boca, dor para mastigar, travamentos e outras dores reflexas.

O servidor Luis Paulo Ramos do Serviço Manutenção e Obras da EESC foi um dos participantes da Semana e disse que a palestra causou-lhe muita curiosidade e interesse pelo assunto. “Eu não sabia que ter uma postura errada poderia causar problemas à saúde da boca. A palestra me trouxe conhecimento sobre as causas e as consequências disso”, comentou. Ramos salientou ainda ser muito importante que todos os funcionários participem da SIPAT e que, a cada ano, novos temas de interesse comum devem ser apresentados.

A SIPAT também contou com um Cantinho da Saúde, promovido pelo curso de Enfermagem da ETEC Professor Paulino Botelho. No local, foram realizadas aferições de pressão arterial, cujo acompanhamento pôde ser feito durante todo o evento. Também aconteceu uma campanha de conscientização para doação de sangue, fornecendo informações e incentivando membros da USP a serem doadores.



Texto: Suzana Xavier da PUSP-SC com a colaboração das assessorias de comunicação da EESC, ICMC, IFSC e IQSC.


Fotos: Reinaldo Mizutani, Assessoria de Comunicação do ICMC; Suzana Xavier e Keite Marques (EESC).