quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Professor do ICMC ganha Prêmio Tese Destaque USP e ex-aluno recebe menção honrosa

Amancio defendeu sua tese no Instituto de Física de São Carlos e hoje é professor no ICMC

Impacto do trabalho, qualidade da redação, metodologia e rigor científico, originalidade, atualidade e relevância dos resultados. Esses foram os critérios que levaram o professor Diego Amancio e o ex-aluno Rodrigo Barros, ambos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a serem reconhecidos na terceira edição do Prêmio Tese Destaque USP, na área de Ciências Exatas e da Terra.

O trabalho de Amancio, Classificação de textos com redes complexas, ficou com o prêmio de melhor tese. Apresentado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) em 2013, a tese foi orientada pelo docente Luciano da Fontoura Costa e co-orientada pelo docente Osvaldo Novais de Oliveira Jr., ambos do IFSC. Atualmente, Amancio é professor do ICMC e, em seu trabalho de doutorado, desenvolveu um método capaz de classificar textos não pelo conteúdo, como já é feito atualmente, mas pelo arranjo das palavras que os compõem, maneira através da qual autores, obras e assuntos podem ser identificados. “Pela classificação tradicional, as buscas são feitas tendo como base o conteúdo dos textos, ou seja, por palavras-chave. Meu trabalho complementa essas buscas baseando-se no arranjo de palavras dos textos”, explica o professor.

O conceito de redes complexas foi o que norteou a pesquisa em questão. Utilizando-se de um software criado no Grupo de Computação Interdisciplinar do IFSC, Amancio “transformou” as palavras dos textos analisados em vértices de redes complexas, buscando inter-relações entre elas, como, por exemplo, a quantidade de vezes que duas palavras aparecem juntas. Quando questionado sobre o motivo pelo qual acredita que sua tese tenha recebido o Prêmio Tese Destaque USP, o professor acredita que a aplicabilidade da pesquisa tenha sido o principal fator. “A modelagem que fizemos não é convencional na área de computação. Além de valer para outros sistemas que não tenham somente relação com análise de textos, trata-se de uma abordagem complementar à tradicional que considera somente o conteúdo dos textos para classificá-los”, conta.

Menção honrosa - Já a tese de doutorado Sobre o projeto automático de algoritmos de indução de árvores dedecisão, de autoria de Rodrigo Barros, recebeu menção honrosa. O trabalho foi orientado pelo professor André Carvalho, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC. Barros também foi co-orientado pelo professor Alex Freitas, da Universidade de Kent.

Atualmente, Barros é professor na Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Seu trabalho já havia recebido o prêmio da Sociedade Brasileira de Computação de melhor tese de 2013 e o Prêmio Capes de Tese de 2013.

O ex-aluno Barros e seu orientador, professor André Carvalho
Sobre o Prêmio – Em sua terceira edição, o Prêmio Tese Destaque USP tem como objetivo estimular a constate busca pela excelência na pesquisa. Para cada grande área de conhecimento, são concedidos um prêmio e duas menções honrosas. A indicação das teses é feita pelas Comissões Coordenadoras de Programas.

A Diretoria e a Comissão de Pós-Graduação do ICMC parabenizam os pesquisadores pelo reconhecimento e pela contribuição para o avanço do conhecimento.

Texto: Denise Casatti (Assessoria de Comunicação do ICMC) com a colaboração de Tatiana Zanon (Assessoria de Comunicação do IFSC)

Mais informações
Veja a lista completa dos premiados: http://www.prpg.usp.br/wp-content/uploads/Resultado-3a-Edicao-do-Premio-Tese-Destaque-USP.pdf
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373-9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br