segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Hora do Código no ICMC: participe e descubra que programar pode ser fácil e divertido

Aberto à comunidade e gratuito, evento voltado para quem não tem nenhum conhecimento prévio sobre programação acontece dia 13 de dezembro na USP em São Carlos



Se você não sabe nada de programação e gostaria de entender como funcionam os programas de computador, venha participar da Hora do Código no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no próximo dia 13 de dezembro, sábado. O evento gratuito é uma oportunidade para pessoas de todas as idades experimentarem o que é programar de uma forma prática, fácil e divertida.

A iniciativa faz parte de um movimento global que atingiu 15 milhões de pessoas em 2013 em mais de 180 países. O objetivo é desmistificar a programação e mostrar que todos podem aprender os fundamentos básicos da computação. “É um convite para que as pessoas se dediquem, durante uma hora, a resolver uma série de desafios intuitivos e lúdicos”, explica o professor Fernando Osório, do ICMC.

Ao solucionar esses desafios, a pessoa passa a entrar em contato com alguns conceitos fundamentais de ciências de computação. “Não é preciso ter nenhum conhecimento prévio porque, nos exercícios, há um passo a passo explicando o que deve ser realizado e nós também disponibilizaremos tutores para ajudar quem tiver qualquer dificuldade”, completou Osório.

Para possibilitar a participação do maior número possível de pessoas no evento, as atividades serão realizadas em dois horários no dia 13 de dezembro. Quem optar por se inscrever no período da manhã, deverá chegar ao auditório Fernão Stella Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, campus 1 da USP em São Carlos, às 10 horas.

Já aqueles que desejarem participar do evento no período da tarde deverão chegar ao local às 15 horas. No total, são oferecidas 400 vagas, 200 para cada período. Não é preciso trazer qualquer equipamento, já que os laboratórios do Instituto serão usados para as atividades, mas quem desejar poderá trazer seu próprio laptop ou tablete para usar nas atividades. Também é recomendado que os participantes tragam seus próprios fones de ouvido. Quem completar todos os exercícios propostos receberá um certificado de participação. Crianças menores de 10 anos poderão participar da iniciativa desde que venham acompanhados por um responsável.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as vagas se esgotarem por meio do preenchimento do formulário disponibilizado neste link: icmc.usp.br/e/c798f

Desenvolvendo habilidades – Segundo Osório, ensinar programação é hoje tão importante quanto ensinar disciplinas como matemática, português e biologia, por exemplo. Tanto que o professor cita a recente inserção, nos currículos ingleses, da obrigatoriedade das aulas de computação no ensino médio. “A Inglaterra saiu na frente, mas essa é uma tendência mundial”, relatou.

“Quanto mais cedo acontecer esse contato com a programação, melhor, pois esse é um recurso imprescindível hoje em todas as áreas do conhecimento”, explicou a professora Solange Rezende, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC. “Queremos abrir as portas da Universidade para os estudantes e a comunidade conhecerem o que é programação. Assim eles poderão sonhar em estudar conosco”, finalizou Rezende.

Hora do Código no ICMC
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (bloco 6 do ICMC - Av. Trabalhador São Carlense, 400)
Quando: sábado, 13 de dezembro
Horário: 10h ou 15h.
Formulário para inscrições: icmc.usp.br/e/c798f
Mais informações: (16) 3373-9622 / eventos@icmc.usp.br