sexta-feira, 30 de maio de 2014

Startup criada por pesquisadores do ICMC e da Universidade Federal de Alagoas vence Olimpíada USP de Inovação

Empresa MeuTutor desenvolve sistemas educacionais inteligentes empregando técnicas de computação e de jogos para motivar o aprendizado online

Ideia de criar a startup nasceu quando Isotani estava no Japão
A inovação é a palavra de ordem na hora de criar ferramentas educacionais inteligentes para facilitar a aprendizagem. Esse é o desafio que move a MeuTutor (http://www.meututor.com.br), uma empresa nascente da área de tecnologia, ou seja, uma startup, criada por meio de uma parceira entre pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Este ano a iniciativa ganhou o primeiro lugar na Olimpíada USP de Inovação, na categoria empresa nascente e, também, o prêmio Alagoano Empreendedor Inovador. O professor do ICMC Seiji Isotani conta que a ideia de criar a empresa surgiu em 2007, quando atuava como pesquisador na Universidade de Osaka, no Japão, e conheceu o pesquisador Ig Ibert Bittencourt, atualmente professor na Universidade Federal de Alagoas. “Queríamos propor uma empresa de base tecnológica com foco no que estávamos pesquisando. Assim, poderíamos levar para sociedade os benefícios e resultados de nossas investigações acadêmicas mais rapidamente”, contou Isotani. Nasceu assim a MeuTutor, uma startup com sede em Alagoas e incubada na UFAL, que produz plataformas educacionais inteligentes e adaptativas focadas na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos.

Uma das soluções criadas pela empresa chama-se MeuTutor-ENEM (https://www.youtube.com/watch?v=DDiqVoU83ig) e foi projetada como se fosse um jogo, disponibilizando os conteúdos das disciplinas que são abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio de mecanismos de pontos, níveis, rankings e missões. Segundo Isotani, o uso de técnicas de jogos para motivar o aprendizado online – gamificação – é uma das características inovadoras que diferenciam o projeto. “Desenvolver um jogo é custoso, demorado. Também não é fácil nem rápido alterá-lo ou atualizá-lo. Por isso, o mais indicado no contexto educacional é, em vez de criar um jogo, usar diferentes elementos que encontramos nos jogos”, explicou o professor.

Outro elemento inovador é a busca por construir plataformas educacionais que possibilitem o compartilhamento de experiências, assim o aprendizado online é realizado de forma colaborativa. Além disso, há também a preocupação de propiciar uma aprendizagem personalizada, adequando o conteúdo às necessidades específicas de cada aluno. Atuando no mercado há cerca de três anos, a MeuTutor já conta com 5 mil usuários ativos e registra um incremento médio de 100 usuários por dia.

De acordo com Isotani, o mercado de aplicativos e softwares educacionais tem crescido muito no Brasil, especialmente nos últimos cinco anos. Dados apresentados no estudo “Oportunidades em Educação para Negócios Voltados para a População de Baixa Renda no Brasil”, realizado em parceria pelas empresas Inspirare e Potencia Ventures, mostram que há um mercado potencial de R$ 60 bilhões para a educação, destacando que os cursos e objetos educacionais, como games e softwares, representam 78% desse mercado potencial. 

No ICMC, o crescimento do interesse por essa área de pesquisa pode ser verificado pelo número de estudantes envolvidos nos projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Computação Aplicada à Educação (CAED). Em 2011, havia cerca de 4 alunos trabalhando em pesquisas relacionadas a tecnologias educacionais, hoje são mais de 20. 

Equipe da MeuTutor, resultado da parceria entre o ICMC e a UFAL
Olimpíada USP de Inovação – São abarcadas três categorias na Olimpíada USP de Inovação: ideias inovadoras, prova de conceito e empresa nascente. Realizada pela Agência USP de Inovação, a competição está em sua terceira edição e tem como objetivos estimular, reconhecer, apoiar e divulgar a criatividade e o empreendedorismo em âmbito nacional, contribuindo para o incremento das atividades de ciência e tecnologia para inovação tanto no Estado de São Paulo quando no Brasil.

Outro objetivo da competição é divulgar as atividades de empresas nascentes brasileiras com negócios de forte apelo social, inovadores e baseados em ciência e tecnologia. Os resultados das Olimpíadas podem ser conferidos nos links abaixo:

Em reportagem especial publicada hoje, 30 de maio, no jornal Valor Econômico, a startup MeuTutor é destaque, assim como outra iniciativa criada por alunos do ICMC, o Projeto3.com Leia aqui a matéria publicada pelo jornal: http://www.icmc.usp.br/e/86bdc

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

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