quarta-feira, 28 de maio de 2014

Novo marco de Ciência e Tecnologia é foco de Aula Magna no ICMC

Durante o evento, também foram premiados os melhores alunos que se formaram no Instituto em 2013, além de inaugurado o projeto Face a Face com a Ciência

Lima falou sobre o novo marco de ciência e tecnologia

 O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi palco de três atividades na última segunda-feira, 26 de maio: a Aula Magna ministrada pelo deputado federal Newton Lima Neto com o tema “Impactos e Perspectivas do Novo Marco C&T”; a premiação dos melhores alunos formados no Instituto em 2013; e a inauguração do projeto Face a Face com a Ciência.

“É importante trazermos essa visão holística e sistêmica sobre a área de ciência e tecnologia para que nosso Instituto possa compreender melhor de que forma se insere nesse contexto”, ressaltou o diretor do ICMC, José Carlos Maldonado. Representando o reitor da USP, o presidente do Conselho Gestor do campus da Universidade em São Carlos, Geraldo da Costa, esteve presente na cerimônia.

No início da Aula Magna, Lima apresentou o contexto atual do país na área de ciência e tecnologia, destacando a crescente diminuição da participação da indústria de transformação no PIB brasileiro, que passou de 36% em 1985 para 13,3% em 2012. Segundo ele, uma das soluções para conter essa diminuição é aumentar os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Ainda de acordo com as informações apresentadas pelo deputado, o Brasil investiu, em 2013, na área de ciência e tecnologia, cerca de 1,3% do PIB, entretanto, o ideal é que esse percentual chegue a 2%, média internacional. “Apesar do forte impacto da recessão que afeta o mundo, o Brasil continua a aumentar os investimentos em ciência e tecnologia. Nossa meta é chegar a 1,8% do PIB em 2015”, adicionou. “A diferença é que os países desenvolvidos conseguiram engajar a iniciativa privada nos investimentos em pesquisa”, explicou, ressaltando que, no Brasil, cerca de 60% desses investimentos são realizados pelo governo.

Outro aspecto abordado foi a necessidade de desburocratização das atividades de pesquisa e desenvolvimento, que é tema da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 290. Já aprovada pelo Congresso Nacional, a PEC está em apreciação no Senado Federal. Segundo Lima, a proposta nasceu de uma demanda das fundações de apoio à pesquisa, reitores das universidades federais e sociedades científicas que, há dois anos, propuseram um novo código para a ciência e tecnologia. “O principal objetivo é construir um ambiente de cooperação, voltado ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, entre instituições de pesquisa, universidades e empresas”, disse.

Uma mudança relevante proposta no texto da PEC 290 refere-se à permissão para que o Estado ceda, temporariamente, recursos humanos, equipamentos e instalações para que as empresas realizem atividades de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o texto prevê que sejam criados mecanismos especiais ou simplificados de controle, de tributação e de contratação de bens e serviços.


Cerimônia ocorreu na última segunda-feira, 26 de maio

Reconhecimento ao bom desempenho – Depois da Aula Magna, o ICMC homenageou os 12 alunos formados em 2013 que obtiveram o melhor desempenho acadêmico em seus respectivos cursos: Pedro da Silva, do Bacharelado em Matemática; Daniella Rebouças e Luciano Toniolo, da Licenciatura em Matemática; Filipe Alves Neto, Bianca Madoka e Vitor de Carvalho, do Bacharelado em Ciências de Computação; Alfredo Jorge, do Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica; Leandro da Silva e Vinicius Ramos, do Bacharelado em Sistemas de Informação; Helton de Carvalho, do Bacharelado em Estatística; Camila Buffo, do curso interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Matemática; Ivan Caramello, do curso interunidades de Engenharia de Computação.

“Estamos sempre em busca de melhorar nosso processo de ensino-aprendizado e essa homenagem é um reconhecimento a vocês, estendendo-se também a todos que contribuíram para que vocês estivessem aqui hoje, incluindo professores, colegas e funcionários”, declarou a presidente da Comissão de Graduação do ICMC, Renata Pontin, durante a homenagem. “Ser o melhor é bom, mas ser o melhor entre os melhores é melhor ainda”, completou Maldonado, que agradeceu aos pais e reforçou a necessidade dos ex-alunos sempre buscarem fortalecer a relação entre a academia e as empresas, independentemente do local em que estiverem atuando.

O ex-aluno Ivan Caramello – que trabalha em Campinas como desenvolvedor de software na empresa Padtec, onde estagia desde o ano passado – afirma que seu bom desempenho acadêmico foi bastante valorizado pelo mercado de trabalho, especificamente na área em que atua, que é de pesquisa e desenvolvimento. “Esse impacto positivo no mercado não é decorrência somente das boas notas obtidas, mas também está relacionado a minha participação em projetos extracurriculares como, por exemplo, os de iniciação científica. Foi fundamental ter aprendido aqui o processo de trabalhar, de investigar uma questão e descobrir soluções”, relatou Caramello.

Natural de Bragança Paulista, Caramello foi prestigiado pelos pais, Ivani Caramello e Sérgio Junqueira Caramello, durante a homenagem. “Além de sermos pai e mãe, sempre fomos muito amigos do nosso filho e demos o maior apoio a ele quando saiu de Bragança, aos 17 anos, e veio estudar aqui em São Carlos. Valeu muito a pena”, contou Ivani.

Sérgio, Ivan e Ivani  prestigiaram a homenagem no ICMC


Face a Face com a Ciência – O projeto Face a Face com a Ciência disponibilizou 12 obras do artista plástico são-carlense Antonio Alfonso ao lado de lousas e espaços nobres localizados em diferentes ambientes de convívio do Instituto. Cada obra corresponde à face de um pesquisador de reconhecida relevância nas áreas de computação e matemática tais como Alan Turing, John von Neumann, George Boole e Jules Poincaré.

“Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso, o universo de cada um é do tamanho do seu saber”. Foi com essa citação de Albert Einstein, que a presidente da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC, Solange Rezende, iniciou seu discurso para explicar a relevância do projeto. Segundo Rezende, a ideia da iniciativa é agregar valor aos encontros realizados pela comunidade do Instituto nos ambientes em que as faces foram colocadas, além de ser uma oportunidade para que as pessoas busquem mais informações sobre a história desses pesquisadores.

“Aproveitem essa oportunidade e ampliem seus conhecimentos”, finalizou Rezende, lembrando que estão disponíveis informações sobre todos os cientistas retratados nas faces no site faceaface.icmc.usp.br

Maldonado, Alfonso, Rezende e Costa na inauguração do Face a Face com a Ciência
Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Fotos: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
E-mail: comunica@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.9666