quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

São Carlos atrai maior público já registrado pela exposição itinerante Cabeça Dinossauro: 15 mil pessoas

Recorde de público alcançado no município é consequência, especialmente, das parceiras estabelecidas no âmbito municipal e estadual

6,8 mil alunos visitaram a exposição junto com suas escolas

A exposição itinerante Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro atraiu um público de 15 mil pessoas durante o período em que permaneceu em cartaz no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Em média, 1,25 mil visitantes passaram pela exposição por semana entre 9 de setembro e 30 de novembro.

“É um índice de visitação realmente alto para uma cidade do tamanho de São Carlos, mas que faz jus ao título recebido pelo município: Cidade do Conhecimento”, afirmou a presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto, Solange Rezende.

Organizada pelos museus de Ciências e de Zoologia da USP, Cabeça Dinossauro trouxe ao Instituto uma réplica feita em resina do esqueleto do Tapuiasaurus macedoi – carinhosamente apelidado de “Jesuíno” – com 4,5 metros de altura e 11 de comprimento. Além do gigante Jesuíno, a exposição possibilitou ao público conhecer peças que, em termos científicos, são tão ou mais importantes do que o grande Tapuiasaurus macedoi, incluindo a réplica do crânio mais completo já encontrado no Brasil do grupo de dinossauros conhecido como titanossauros, do qual Jesuíno faz parte.

Gigante Jesuíno dominava o cenário e chamava a atenção do público

Itinerante, Cabeça Dinossauro já passou por Coração de Jesus (em Minas Gerais), Ribeirão Preto e Bauru, onde havia sido registrado o maior número de visitantes: 12,6 mil pessoas. Em São Carlos, dos 15 mil visitantes que passaram pela exposição, aproximadamente 6,8 mil foram alunos que vieram com suas escolas ao local, por meio das 270 visitas agendadas em grupos. Além de São Carlos, foram recebidas escolas de Araraquarara, Araras, Barra Bonita, Bauru, Bebedouro, Descalvado, Guatapará, Ibaté, Itirapina, Jaú, Leme, Piracicaba, Pontal, Pratania, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Bárbara do Oeste, Tanabi e Taquaral.

Inauguração da exposição aconteceu no dia 9 de setembro
Segundo Rezende, o sucesso da exposição é consequência das diversas parcerias estabelecidas pelo ICMC com instituições no campo municipal e estadual, tais como a Secretaria Municipal de Educação, o Museu da Ciência de São Carlos Professor Mário Tolentino, a Diretoria Regional de Ensino, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e o Programa Universitário por um Dia do Instituto de Física de São Carlos.

Público variado - As crianças se encantaram com os dinos, especialmente as menores. Os pequenos visitantes, alguns de apenas três anos de idade, aproveitaram o espaço educativo ali existente, criado com o objetivo de aliar o lúdico ao aprendizado trazido pelo local. Destinado especialmente a eles, no espaço foram disponibilizados livros, desenhos e muitos papeis coloridos para origami.

Espaço educativo aliou lúdico ao aprendizado e atraiu os pequenos
Quem estava participando de eventos científicos e acadêmicos no ICMC e nas demais unidades do Campus da USP em São Carlos também compareceu à exposição, por isso registrou-se a presença de visitantes de países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Itália, Irã, Peru, Polônia e também de outros estados, tais como Alagoas, Fortaleza, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

É preciso destacar, ainda, a visita das APAEs de São Carlos, Ribeirão Bonito e Ibaté. E também o sucesso dos cursos de formação, realizados antes do início da abertura da exposição ao público, destinados a professores – do qual 23 participaram – e a monitores. Dos 38 monitores que estiveram no curso, 20 tornaram-se bolsistas e 6, voluntários.

A monitora Ana Paula Alves declarou na página do Facebook criada especialmente para a postagem de informações e fotos da exposição: “Vai ficar saudades das tardes de monitoria”. Com certeza, Jesuíno também sentirá saudades de São Carlos. Aqui, ele respirou um pouco do ar tecnológico que permeia o ICMC e ganhou até um hotsite (www.dino.icmc.usp.br). Ele segue agora sua jornada pelo interior paulista, rumo a Pirassununga, onde a exposição será inaugurada na próxima segunda-feira, 9 de dezembro. Boa viagem, Jesuíno!

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Divulgação


Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel.: 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br