quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Pós-Graduação em Matemática do ICMC recebe nota máxima da Capes

Excelência foi reconhecida pela última avaliação trienal realizada pela Capes, que concedeu nota máxima ao programa


No total, 3.337 programas de pós-graduação do Brasil foram analisados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na avaliação trienal 2013, mas apenas 140, ou 4,2%, receberam a nota máxima: 7. Entre esses está o Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

“Receber o conceito 7 é uma alegria e uma honra, pois trata-se de um reconhecimento externo à USP, evidenciando que estamos cumprindo nossa missão com excelência internacional. O conceito 7 coroa a excelência e a dedicação do corpo discente, do corpo docente e do corpo técnico-administrativo do ICMC e sintetiza um esforço de décadas, realizado por centenas de pessoas, para estruturar um programa de pós-graduação na área de matemática, área fundamental para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, declarou o diretor do Instituto, José Carlos Maldonado.

Os critérios da avaliação da Capes levam em conta cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. O conceito 7 é atribuído apenas àqueles que têm desempenho equivalente ao alto padrão internacional. A maioria dos programas de pós-graduação brasileiros (68%) são classificados com notas 3 e 4, atribuídas a programas “regulares” e “bons”, respectivamente.

Para avaliar a questão da internacionalização do programa, a Capes considera seis aspectos: as visitas realizadas pelos professores da instituição a centros internacionais de excelência e a participação desses docentes em congressos internacionais conceituados na área; os estágios realizados pelos alunos no exterior com bolsas sanduíche; o número de professores de instituições estrangeiras que visitam o programa; os acordos de cooperação com instituições estrangeiras visando o intercâmbio de alunos e pesquisadores; a organização de congressos internacionais e a versão em inglês do site, destinado a atrair estudantes e pós-doutores de outros países.

Segundo Maldonado, a obtenção do conceito 7 é uma conquista da USP, de São Carlos e do Estado de São Paulo. “Registro os agradecimentos ao apoio recebido da administração central da USP, em particular à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e ao apoio recebido das agências de fomento (FAPESP, Capes e CNPq) e a todas as demais instituições que apoiaram e motivaram as atividades de ensino e pesquisa do ICMC”, acrescentou. 

“Essa é uma conquista muito almejada por nós, que nos deixa felizes e realizados. Temos aqui um conjunto de pessoas, incluindo todos os nossos docentes, funcionários e alunos, que fazem a diferença”, afirmou a presidente da Comissão de Pós-Graduação do ICMC, Agma Traina.

Outros programas – O Programa de Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC também foi bem avaliado pela Capes, mantendo o conceito 6. A novidade é que, agora, passou a fazer parte do Programa de Excelência Acadêmica (Proex), e poderá receber uma dotação orçamentária para ser utilizada em qualquer das modalidades de apoio concedidas pela Capes. Entre essas modalidades, estão: concessão de bolsas de estudo, bem como recursos para investimento em laboratórios, custeio de elaboração de dissertações e teses, passagens, eventos, publicações, entre outros. As bolsas de estudo concedidas pelo Proex são gerenciadas pelas coordenações dos cursos de pós-graduação, que são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas conforme as orientações da Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC também foi englobado ao Proex. Já os demais programas de pós-graduação do Instituto não completaram ainda 3 anos de existência, tal como o Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) e o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística, e não participaram da avaliação trienal 2013 da Capes.

Um pouco de história - Antes do surgimento do ICMC, em 1970, São Carlos já tinha um Programa de Pós-Graduação em Matemática bem conceituado, com cursos de mestrado e doutorado. Nessa época, o programa estava vinculado ao Departamento de Matemática da Escola de Engenharia de São Carlos. Em 1971, quando os docentes desse departamento criaram o ICMC, o Instituto passou a cuidar oficialmente dessa pós-graduação. 

Em 1976, a Capes implantou um sistema nacional de avaliação da pós-graduação e, desde então, cumpre papel relevante para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil. A avaliação dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado é realizada uma vez a cada três anos e gera notas (ou conceitos) que vão de 1 a 7. Os conceitos 6 e 7 expressam excelência constatada em nível internacional. Nas avaliações trienais de 2007 e de 2010, o Programa de Pós-graduação em Matemática do ICMC havia obtido conceito 6.

Referente ao período de 2010 a 2012, a avaliação trienal 2013 da Capes constatou um crescimento de aproximadamente 23% no sistema nacional de pós-graduação. Os 3.337 programas de pós-graduação analisados compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informaçõesAssessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br