quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Academia Brasileira de Ciências elege docente do ICMC


A Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu em sua última assembleia geral, realizada ontem, 18 de dezembro, 30 cientistas, de todas as áreas, para integrar seus quadros como membros titulares e correspondentes. Um dos eleitos para a cadeira de titular na área de Ciências Matemáticas foi o professor José Alberto Cuminato, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Cuminato possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Matemática pela USP, mestrado e doutorado em Análise Numérica na Oxford University Computing Laboratory. Foi diretor do ICMC entre 2006 e 2010, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional por dois mandatos (de 2005 a 2007 e de 2007 a 2009), além de ser membro correspondente estrangeiro da Royal Society Edinburgh. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em análise numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de escoamentos incompressíveis e escoamentos com superfícies livres, métodos de diferenças finitas, métodos numéricos para equações diferencias ordinárias e parciais e equações integrais de Fredholm e de Cauchy.

A diretoria do ICMC parabeniza o docente pelo merecido reconhecimento, ressaltando sua relevante contribuição para o avanço da ciência, em particular para a área da matemática.