terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ICMC lança Programa de Gestão Socioambiental na próxima sexta-feira

Com apoio da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, Instituto visa a alinhar ações sustentáveis às iniciativas da comunidade e da Prefeitura Municipal de São Carlos

Brigada de Arboristas é uma das iniciativas do Programa

Com o objetivo de integrar todas as ações socioambientais do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e alinhá-las às iniciativas realizadas pela comunidade e pela prefeitura municipal, será lançado o Programa ICMC/USP de Gestão Socioambiental na próxima sexta-feira, 13 de dezembro de 2013.

O evento acontecerá a partir das 8h30 no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano e contará com a presença do Superintendente de Gestão Ambiental da USP, Welington Braz Carvalho Delitti, e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi (confira a programação completa abaixo).

“É importante que o conhecimento, as tecnologias e as experiências desenvolvidos na universidade sejam compartilhados com a cidade e a região. Desejável ainda que essas iniciativas sejam identificadas, estimuladas e desenvolvidas conjuntamente com a comunidade”, ressaltou o diretor do Instituto, José Carlos Maldonado. “O Programa de Gestão Socioambiental do ICMC está alinhado às iniciativas da administração central da USP, com pleno apoio da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA)”, acrescentou.

Entre as ações socioambientais de destaque do Instituto estão a formação da primeira Brigada de Arboristas – que deverá ser implantada em todos os campi da USP; a criação do Museu da Fauna e Flora do ICMC; e demais atividades realizadas pelo núcleo local do Programa USP-Recicla, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e pela Subcomissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, da Comissão de Qualidade e Produtividade do ICMC.

“A USP e a comunidade de São Carlos e região devem olhar conjuntamente temas como gestão ambiental, cultura, extensão, entre outros, pois a aproximação da universidade com a sociedade pode levar a melhores e relevantes soluções e encaminhamentos”, finalizou Maldonado.

Programação do evento:

8h30 - 
Recepção/café - Exposição de painéis.

9h - Abertura - José Carlos Maldonado - Diretor do ICMC e Presidente do Conselho Gestor do Campus da USP em São Carlos.

9h30 - Apresentação dos grupos de trabalho do ICMC:
- Brigada de Arboristas da USP no ICMC;
- USP-Recicla;
- Subcomissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável;
- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
- Museu da Fauna e Flora.

10h15 - Café.

10h30 - Welington Braz Carvalho Delitti - Superintendente de Gestão Ambiental da USP.

11h - José Galizia Tundisi - Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

11h30 - José Carlos Maldonado - Diretor do ICMC e Presidente do Conselho Gestor do Campus da USP em São Carlos.

12h – Encerramento.


Mais informações
Gabinete de Planejamento e Gestão do ICMC
E-mail: plangest@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.6605