terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ICMC lança Programa de Gestão Socioambiental

Maldonado ressaltou relevância da colaboração academia, empresas e governo
O Programa de Gestão Socioambiental do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi lançado na última sexta-feira, 13 de dezembro. Com o objetivo de integrar todas as ações socioambientais do Instituto e alinhá-las às iniciativas realizadas pela comunidade e pela prefeitura municipal, o Programa tem o apoio da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

“É preciso uma ação articulada entre academia, empresas e governo para tratarmos do problema socioambiental, pois para desenvolvermos ações sustentáveis, precisamos de muita integração. Essa é uma área multidisciplinar, em que temos espaço para muita inovação”, declarou o diretor do ICMC, José Carlos Maldonado, na abertura do evento. Como presidente do Conselho Gestor do Campus, Maldonado explicou que, em breve, será assinado um convênio com a Prefeitura Municipal de São Carlos para dar encaminhamento a soluções relacionadas à gestão socioambiental.

“O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, ao lançar um projeto como esse, relacionado à área socioambiental, já está promovendo uma inovação”, declarou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, que também prestigiou o evento. Segundo Tundisi, está sendo realizando um esforço para que a academia participe ativamente das iniciativas da prefeitura. Além do aspecto socioambiental, um importante ponto de conexão entre a academia e a prefeitura, Tundisi mencionou que o Instituto pode apoiar o município na construção de um banco de dados que seja funcional e integre os diversos dados coletados.

Tundisi destacou caráter inovador do projeto

 “Os problemas ambientais muitas vezes são muito mais complexos do que aparentemente se apresentam”, disse o Superintendente de Gestão Ambiental da USP, Welington Delitti. Segundo ele, as soluções propostas durante o evento mostram o conhecimento do corpo docente e dos funcionários em relação às questões socioambientais e, depois de testadas localmente, podem ser colocadas à disposição de outros municípios do país. “Esse conhecimento pode ser exportado para regiões distantes, que não têm recursos como aqui”, finalizou.

Entre as ações socioambientais de destaque do Instituto que foram apresentadas durante o evento estão: Brigada de Arboristas – iniciativa pioneira que deverá ser implantada em todos os campi da USP; criação do Museu da Fauna e Flora do ICMC; atividades realizadas pelo núcleo local do Programa USP-Recicla; atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; iniciativas da Subcomissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, da Comissão de Qualidade e Produtividade do ICMC.

Para conhecer melhor cada um desses projetos, acesse a cartilha do Programa de Gestão Socioambiental, disponível na internet por meio desse link: icmc.usp.br/e/cd584

Delitti falou sobre a complexidade dos problemas ambientais


Mais informações
Site do Programa: www.socioambiental.icmc.usp.br
Gabinete de Planejamento e Gestão do ICMC
E-mail: plangest@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.6605