terça-feira, 31 de março de 2015

À luz da ciência: palestra da próxima quinta comemora Ano Internacional da Luz

Na próxima quinta, 2 de abril, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social abordará a importância da luz e de pesquisas relacionadas a ela

Vanderlei Bagnato será o palestrante da próxima quinta
A luz está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia. Mas ela pode ser usada para inúmeros outros fins além da iluminação, até mesmo para o tratamento do câncer. Para mostrar a importância da luz e as pesquisas desenvolvidas com ela, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz a São Carlos nesta quinta, 2 de abril, o professor Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.

Com o tema Luz, Ciência e Vida: comemorando o Ano Internacional da Luz, o evento vai discutir as propriedades da luz, sua interação com tudo ao nosso redor e suas principais aplicações. Bagnato também vai falar sobre as comemorações, em 2015, do Ano Internacional da Luz, definido pela Unesco.

Vanderlei Bagnato é formado em Física pela USP e Engenharia de Materiais pela UFSCar e tem doutorado em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi o segundo brasileiro indicado para a Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano e também é membro da National Academy of Sciences dos Estados Unidos. Atualmente, é professor na USP em São Carlos e coordenador de um Centro Estadual de Física e de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, a partir das 19h30. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (16) 3307.6903 ou pelo e-mail cienciaeriquezasocial@gmail.com.

Sobre o ciclo de palestras - Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Texto: Thaís Cardoso - Assessoria de Comunicação IEA
Foto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC

Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com Vanderlei Bagnato
Quando: 2 de abril, quinta-feira, às 19h30
Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (16) 3307.6903 ou cienciaeriquezasocial@gmail.com

Arduino Day no ICMC: potencial da ferramenta para inovação e educação surpreende público

Entre as várias demonstrações realizadas durante o evento, destaca-se o emprego do Arduino na construção de robôs até o desenvolvimento de soluções para monitorar o uso de medicamentos ou verificar as condições de umidade, luminosidade e temperatura de uma planta

A simpática criatura foi criada pelo professor Osório na noite anterior ao evento

Uma simpática criatura formada pelo reaproveitamento de um pote de plástico, boca de bala de dentadura, duas pequenas peças de montar e dois grandes olhos de isopor que se movimentam, de um lado para outro, por meio de pequenos motores controlados por uma placa chamada Arduino Uno. Este pequeno e inusitado robô foi um dos exemplos apresentados durante o último sábado, 28 de março, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, durante o Arduino Day, evento que aconteceu simultaneamente em 257 lugares no mundo para comemorar o aniversário dessa ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software.

A simplicidade desse robô, construído na noite anterior ao evento pelo professor Fernando Osório, do ICMC, transmitia uma importante mensagem para os participantes: qualquer pessoa é capaz de desenvolver um projeto com o Arduino. “A versatilidade dessa plaquinha é muito legal. Não precisa ser um expert para fazer um projeto, não é necessário nem saber soldar”, explicou a estudante Sarah da Silva, 15 anos, no final do evento. Ela está cursando o segundo ano do ensino médio na escola estadual José Juliano Neto, em São Carlos, e revelou que, desde pequena, sente-se atraída pelo universo da robótica: “Eu pegava a caixa de ferramentas do meu pai e fingia fazer robôs com caixas de papelão”.

Já a estudante Michelle Faria, 15 anos, que é colega de classe de Sarah, disse entusiasmada: “Estou saindo daqui cheia de ideias para fazer um projeto com Arduino”. As duas participam de uma iniciativa no Instituto de Física de São Carlos, coordenado pelo educador Herbert Alexandre João. “Vamos ministrar um curso sobre plataformas computacionais para esses estudantes e optamos por começar com o Arduino Day para motivar os alunos”, explicou João.

Também chamou a atenção dos 111 participantes do evento uma planta com um aparato tecnológico, exposta no saguão do auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. Ao lado das folhas verdes e brancas brotava uma placa Arduino Mega munida de vários sensores capazes de medir a umidade da terra e do ar, a luminosidade do local e a temperatura do ambiente. As informações eram transmitidas ao computador e, por meio de um aplicativo, ao smartphone

“Nosso foco são as hortas urbanas, queremos estimular as pessoas a terem plantas em casa”, explicou Fabiana Avellar, designer de usabilidade. Ela faz parte de um grupo composto por mais sete empreendedores que querem transformar o protótipo em um produto e comercializá-lo para quem deseja ter uma horta em casa, mas não sabe muito bem como fazer isso. Chamado Cultive, o projeto tem apenas 4 meses e, entre seus criadores, estão dois alunos do ICMC – Caio Flores e Augusto Lázaro, ambos cursam Sistemas de Informação – e um ex-aluno do Instituto – Pedro Euko, que cursou Ciências de Computação. 

Protótipo: projeto Cultive foi criado há apenas 4 meses

Não é mágica, mas bem que parece – Na palestra Invente com o Arduino, o professo Osório explicou que, tecnicamente, o Arduino é um dispositivo microcontrolado aberto, um processador, capaz de “sentir” o ambiente através de suas entradas por meio de sensores variados, processar esses dados via programas inteligentes e afetar o seu entorno controlando e “agindo” sobre o ambiente. Essa ação pode ser realizada por meio de motores e atuadores que possibilitam, por exemplo, ligar ou desligar luzes e componentes. Além disso, o Arduino é capaz de se comunicar com os computadores (Windows, Linux ou Mac). 

“Estamos falando de uma interface hardware/software aberta, de baixo custo e muito simples de usar”, explicou Osório. Segundo o professor, a ferramenta se tornou muito popular em todo o mundo por ser fácil de se programar e de se conectar aos componentes e módulos externos. Ele mostrou diversos exemplos de aplicação do Arduino nos projetos do Laboratório de Robótica Móvel do ICMC, incluindo o emprego em robôs com pernas, patas e garras e no desenvolvimento do protótipo de teste dos controles de aceleração do Carro Autônomo CaRINA I e CaRINA II. 


“Há também um aluno de graduação que usou o Arduino para desenvolver um sistema de monitoramento eletrônico do uso de medicamentos”, disse Osório. O sistema resultou em um pedido de patente, já que o sistema poderá ser útil para verificar, por exemplo, se um idoso abriu uma gaveta com medicamentos no horário estipulado para tomar a medicação e, de fato, tomou o remédio prescrito. 

O professor mostrou, ainda, os diversos modelos de placas Arduino existentes e criticou o sistema alfandegário brasileiro e os impostos de importação. “Como podemos inovar se leva 90 dias para recebermos uma placa Arduino comprada no exterior?”, indagou. 

O professor também listou vários livros e kits que ensinam a usar a ferramenta. “Acredito ter convencido vocês de que o Arduino é a uma chave para inovar, inventar, ensinar e aprender”, finalizou o professor. 

Público se surpreendeu com a versatilidade do Arduino

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Página do evento no ICMC: icmc.usp.br/e/0670f
Palestra do professor Fernando Osório: icmc.usp.br/e/aa555
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.sup.br

segunda-feira, 30 de março de 2015

Palestras da semana - 30 de março a 2 de abril



Seminários do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística
Report on the Bath 1st SAMBa ITT
Palestrantes: Luis Gustavo Nonato e Paulo Afonso Faria da Veiga
Quando: quarta-feira, 1 de abril, às 14h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique aqui para ver o resumo
---------

Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social
A importância da pesquisa básica e aplicada para o estudo do cérebro
Palestrante: Vanderlei Bagnato (IFSC/USP)
Quando: quinta-feira, 2 de abril, às 19h30
Local: Museu da Ciência Mário Tolentino - Praça Coronel Sales, s/nº
Clique aqui para ver o resumo
---------

Mais informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

Inscrições abertas para bolsas de monitoria no Programa de Formação de Professores


Estão abertas as inscrições para bolsas de monitoria no Programa de Formação de Professores (veja o edital). Os candidatos deverão escolher um único plano de trabalho para atuar junto aos docentes responsáveis pelas atividades acadêmicas dos cursos de Licenciatura.

Só podem se inscrever estudantes de pós-graduação que possuam Licenciatura ou Pedagogia na mesma área em que atuarão no plano de trabalho e é recomendável que estejam matriculados em programas de pós-graduação na área de ensino ou em educação.

Para se candidatar às bolsas, é preciso acessar o Sistema Júpiterweb, entrar no ícone do Programa de Formação de Professores, preencher o formulário e anexar o currículo em PDF. No currículo, é importante que o candidato especifique experiências anteriores no ensino básico; perfil pessoal; disponibilidade de horário; se possui bolsa vigente, ou solicitação encaminhada; e se trabalha.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril e o valor da bolsa é de R$ 1,4 mil, com duração de 12 meses.

Mais informações
Assistência Técnica Acadêmica: (16) 3373-8877
Link do edital: icmc.usp.br/e/a3e43

De olho na FUVEST: ICMC lança guia para orientar vestibulandos

Novo material é um convite para que estudantes conheçam os cursos oferecidos pelo Instituto, entendam suas diferenças e vislumbrem as inúmeras oportunidades existentes para quem se torna um aluno USP

Capa do guia: convite para o leitor mergulhar no universo do ICMC

"Faça parte do futuro": uma frase convida os estudantes a mergulharem no universo do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É assim o começo do guia que o Instituto está lançando especialmente para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos e ajudá-los a tomar a decisão certa na hora de escolher a futura carreira profissional.

Disponível online (em PDF e no ISSUU), a versão impressa do guia será distribuída pela primeira vez durante a visita monitorada que acontecerá no ICMC na próxima quarta-feira, 1 de abril (veja aqui como participar). O material também será entregue aos estudantes que visitarem o estande do Instituto nas Feiras de Profissões da USP e em demais eventos voltados aos vestibulandos.

Nas 49 páginas do guia, é possível encontrar informações sobre os oito cursos oferecidos pelo Instituto, as perspectivas de carreira de cada um e as diferenças entre eles. Além disso, o material mostra como os estudantes poderão se inscrever na FUVEST, as oportunidades extracurriculares e as bolsas e auxílios existentes. São apresentadas, ainda, informações sobre a infraestrutura do Instituto, do campus e as vantagens de estudar em São Carlos, a capital da tecnologia. Para finalizar, há breves depoimentos de ex-alunos do ICMC.

O conceito e o projeto gráfico do guia foram concebidos pela agência de publicidade Kife, já o conteúdo ficou sob a responsabilidade da Seção de Apoio Institucional do ICMC. Qualquer dúvida sobre o material, crítica ou sugestão, basta escrever para territoriodobixo@icmc.usp.br

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

sexta-feira, 27 de março de 2015

ICMC oferece curso gratuito que ensina a aplicar tecnologias à educação

Uso de tecnologias gratuitas em sala de aula pode tornar aprendizado mais prazeroso
Unir tecnologia e educação pode tornar as aulas muito mais atraentes nos dias de hoje. Pensando nisso, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o curso Introdução ao uso das tecnologias gratuitas no ensino (com e sem internet)

Com ênfase na área de matemática, o curso acontecerá às segundas, quartas e sextas, das 19 às 22h30. As aulas começam no dia 6 de abril e encerram-se em 6 de maio. Destinado, especialmente, para professores da rede pública e particular, o curso está aberto a todos os interessados, os quais não precisam ser graduados.

O objetivo é destacar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), discutindo situações e tipos de objetos de aprendizagem que podem tornar as aulas mais prazerosas. O curso será coordenado pela professora Esther Prado, do ICMC. São oferecidas 25 vagas e as inscrições vão até 5 de abril. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível em icmc.usp.br/e/88040.

Foto: Natalino Marrach


Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão: (16) 3373.9146
Email: ccex@icmc.usp.br

Defesas e qualificações da semana - 30 de março a 2 de abril


Defesa de Mestrado em Matemática
Uma introdução às derivações localmente nilpotentes com uma aplicação ao 14º problema de Hilbert
Aluna: Liliam Carsava Merighe
Orientador: Daniel Levcovitz
Quando: segunda-feira, 30 de março, às 10h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Unificando Conceitos de Avaliação de Desempenho, Engenharia de Desempenho e Teste de Software para a Análise de Sistemas Computacionais
Aluno: Rafael de Souza Stabile
Orientador: Marcos José Santan
Quando: terça-feira, 31 de março, às 10h
Onde: sala 3-103
---------------------

Defesa de Mestrado em Matemática
Os critérios de Polya na esfera
Aluno: Jean Carlo Guella
Orientador: Valdir Antonio Menegatto
Quando: terça-feira, 31 de março, às 14h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Estudo e Desenvolvimento de Algoritmos de Casamento de Imagens de Múltiplas Resoluções e dispositivos Heterogêneos para Suporte a Crowdsourcing
Aluno: Jonathan da Silva Ramos
Orientadora: Agma Juci Machado Traina
Quando: terça-feira, 31 de março, às 14h30
Onde: sala 3-002
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Integrando Grades Móveis em uma Arquitetura Orientada a Serviços
Aluno: Danilo Costa Marim Segura
Orientador: Marcos José Santana
Quando: terça-feira, 31 de março, às 14h30
Onde: sala 2-3001
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Extração de Características para a Classificação de Movimentos Imaginados em Interfaces Cérebro-Computador
Aluno: Yule Vaz
Orientador: Rodrigo Fernandes de Mello
Quando: quarta-feira, 1 de abril, às 9h
Onde: sala 3-103
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Jogos Educacionais: Uma Contribuição para o Ensino de Teste de Software
Aluno: Pedro Henrique Dias Valle
Orientador: José Carlos Maldonado
Quando: quarta-feira, 1 de abril, às 9h30
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Uma solução baseada em Algoritmos Genéticos para o Problema de Escalonamento de Médicos
Aluno: Valdemar Abrão Pedro Anastácio Devesse
Orientadora: Maristela Oliveira dos Santos
Quando: quarta-feira, 1 de abril, às 10h
Onde: sala 3-002
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Uso de Assinaturas Espectrais e Veículos Aéreos não Tripulados para o Diagnóstico Automático de Doenças de Eucaliptos
Aluno: Arthur Avelar Chaves
Orientadora: Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Quando: quarta-feira, 1 de abril, às 10h
Onde: sala 3-102
---------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 26 de março de 2015

Competição de programação da Microsoft: desafios mobilizam 73 estudantes no ICMC

Divididos em 27 equipes, eles se divertiram tentando resolver seis problemas de programação
 

Foram duas horas de muita diversão, concentração e adrenalina para os 73 estudantes que participaram da Microsoft Coding Competition na tarde da última quarta-feira, 25 de março, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

“Eu gostei bastante da competição. Para nós, estudantes da área de computação, esse é o melhor jogo que existe”, contou Douglas de Oliveira, que está no segundo ano do curso de Ciências de Computação no ICMC. “Nossos alunos gostam muito de programar e, para a maioria deles, um evento como esse é uma atividade quase lúdica”, ressaltou a vice-diretora do Instituto, Maria Cristina Ferreira de Oliveira.

Segundo ela, faz parte da missão da Universidade sediar competições como essa e favorecer o contato entre o mercado e os estudantes. “Há muitas grandes empresas que vêm até o ICMC realizar seus processos de recrutamento. Possibilitarmos que nossos alunos saibam que tipo de profissional as instituições estão buscando recrutar é fundamental”, ressaltou Maria Cristina.

O engenheiro de software da Microsoft Eduardo Miranda deixou um recado importante para os participantes do evento: “Continuem por esse caminho: mesmo que vocês não queiram participar de uma maratona de programação no futuro, é muito importante treinarem a solução de problemas de programação por meio de competições como essa”. 

De acordo com Miranda, nos processos de contratação de grandes corporações da área de tecnologia, é considerado um diferencial participar de competições de programação. “Na Microsoft, não excluímos do processo de seleção quem não participou da nossa competição. Mas, antes de selecionarmos os candidatos que vamos entrevistar, fazemos uma análise dos currículos recebidos e valorizamos a participação em iniciativas como essa”, revelou.

Segundo Miranda, a participação em competições de programação é um diferencial no currículo dos estudantes
Ele explicou que, historicamente, a Microsoft tem recrutado, a cada ano, pelo menos 10 candidatos em toda a América Latina para realizar estágio (de dois a três meses) ou se tornar funcionário da empresa no exterior. O processo de seleção envolve análise de currículo e diversas entrevistas. “Valorizamos quem consegue resolver um problema por meio de algoritmos performáticos e bem estruturados”, afirmou Miranda. Ele também destacou que, caso um estudante seja escolhido para trabalhar na empresa, é de praxe aguardar a conclusão do curso universitário antes que a contratação se efetive.

Em 2015 foi a primeira vez que a empresa realizou competições de programação no Brasil, seguindo o modelo de eventos que já costuma realizar na Europa e em outros países da América Latina. Além de São Carlos, mais quatro cidades brasileiras sediaram a Microsoft Coding Competition neste ano: Campinas (UNICAMP); São José dos Campos (Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Rio de Janeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Pernambuco (Universidade Federal de Pernambuco).

Os vencedores – Os 73 participantes não se surpreenderam quando Miranda revelou qual equipe havia ganhado a competição, que demandava tentar responder seis problemas de programação em apenas duas horas. Entre os vencedores estava Bianca Oe e Luís Fernando de Abreu, campeões da Maratona Brasileira de Programação em 2013, que também participaram da Maratona Mundial de Programação (International Collegiate Programming Contest – ICPC) em 2014. Além deles, fez parte da equipe vencedora o estudante Denilson Marques Junior, que está no terceiro ano de Engenharia de Computação.

Bianca, Luís e Denilson ganharam um videogame por terem conquistado o primeiro lugar
“Com certeza, esse desafio foi mais fácil do que o mundial de programação, em que tínhamos apenas 5 horas para resolver 10 problemas de programação. Surpreendentemente, hoje também fiquei nervosa”, explicou Bianca. “Com certeza, é um diferencial dizer que fomos os vencedores de mais essa competição”, completou.

Mestrandos no ICMC, Bianca e Abreu fazem parte do Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) e tentam contribuir com a formação dos futuros competidores do ICMC. O trabalho do GEMA já está rendendo bons frutos: o estudante Liuri Loami, um dos membros da equipe classificada em segundo lugar na Microsoft Coding Competition, participa do GEMA. “Acredito que competições como essas sejam mais complicadas para quem não está acostumado em resolver esse tipo de problema”, disse Loami, que está no último ano do curso de Ciências de Computação.

Também fizeram parte da equipe vice-campeã a estudante Marina Coimbra, que também está no último ano do curso de Ciências de Computação, e Guilherme Bordignon, que cursa o último ano de Engenharia de Computação. Depois das duas horas trabalhando, esses incansáveis vice-campeões estavam animados para mais um round de desafios: “Agora, vamos assistir a uma aula sobre algoritmos avançados, é uma matéria optativa em que resolvemos problemas tal como os que aparecem nas competições”, finalizou, animada, Marina. 

Guilherme, Liuri e Marina: da competição direto para a aula sobre algoritmos avançados

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Página do GEMA no Facebook: https://www.facebook.com/groups/gemaicmc/
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666

terça-feira, 24 de março de 2015

Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística elege nova coordenação no ICMC


Marinho (à esquerda) é o novo coordenador do Programa no ICMC e Mário será seu suplente

Oferecido em conjunto pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pela UFSCar, o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) está sob nova coordenação no ICMC. Marinho Gomes de Andrade Filho tomou posse no cargo de coordenador. Como suplente, Mário de Castro de Andrade Filho assume o posto a partir de abril. As eleições ocorreram no dia 9 de março e os mandatos terão vigência de dois anos.

Marinho é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado e doutorado em Matemática pela Unicamp e pós-doutorado pela Universidade Carlos III de Madrid. É livre-docente pelo ICMC desde 2006. Tem experiência na área de probabilidade e estatística, com ênfase em séries temporais, atuando principalmente nos temas: inferência bayesiana, simulação MCMC, séries temporais e previsão de vazões.

Já Mário de Castro possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Estatística pela USP. É professor do ICMC desde 2004, onde ministra a diciplina Probabilidade e Estatística, além de desenvolver trabalhos em modelos com erros de medição, análise de sobrevivência e modelos para dados de contagem.

Mais informações
Site do PIPGEs: icmc.usp.br/e/0cf61
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373-9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

segunda-feira, 23 de março de 2015

Descobrindo a robótica: robôs invadem Museu da Ciência Mário Tolentino

Robôs foram tema do segundo evento do ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social; próximo evento abordará pesquisas sobre luz

Roseli (à esquerda) com o grupo Warthog Robotics
Cerca de 60 olhares curiosos acompanharam na última quinta-feira, 19 de março, uma pequena invasão de robôs no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos. Como parte do ciclo de palestra Ciência e Riqueza Social, a professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, falou não apenas sobre robótica móvel, mas também levou alguns exemplares de robôs, que se exibiram diante da plateia.

Em sua palestra, Roseli abordou, ainda, alguns conceitos básicos sobre robótica e mostrou como é a estrutura básica de um robô. Também apresentou algumas pesquisas na área realizadas na USP em São Carlos.

Além disso, o grupo de pesquisa e extensão Warthog Robotics, coordenado por Roseli, montou no saguão do Museu uma quadra, onde pequenos robôs disputaram uma partida de futebol. Eles também demonstraram alguns movimentos do robô humanoide NAO.



Próxima palestra - No dia 2 de abril, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social realiza seu terceiro evento, desta vez com o tema Luz, Ciência e Vida: comemorando o Ano Internacional da Luz. O palestrante será o professor Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. O docente, que também coordena um Centro Estadual de Física e um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em São Carlos, vai discutir as propriedades da luz, sua interação com tudo ao nosso redor e suas principais aplicações.

A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, a partir das 19h30. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3307.6903 ou pelo e-mail cienciaeriquezasocial@gmail.com.

Sobre o ciclo de palestras - Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no ICMC, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Texto e fotos: Thaís Cardoso - Assessoria de Comunicação do IEA

Palestras da semana - 23 a 27 de março


Seminários da Pós-graduação em Matemática
The nature of chaos
Palestrante: Gabriel Ponce
Quando: segunda-feira, 23 de março, às 13h
Onde: sala 3-010
Clique aqui para ver o resumo
---------

Palestras da CRINT
Science Without Borders in the UK and France (University of York and the Universite de Paris-Sud)
Palestrantes: Ana Lucia Caneca Cavalcanti  e Jim Woodcock (University of York) e Marie-Claude Antoinette Renée Gaudel (Universite de Paris-Sud)
Quando: terça-feira, 24 de março, às 13h30
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique aqui para ver o resumo
---------

Palestra
Plataforma STING para analise de estruturas e funcionalidades das proteínas: interface web - semântica e sintaxe
Palestrante: Goran Neshich
Quando:  quarta-feira, 25 de março, às 10h
Onde: sala 3-012
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminários de Singularidades
Singularidades de folheações holomorfas de codimensão um
Palestrante: José Omegar Calvo Andrade  
Quando: quarta-feira, 25 de março, às 14h30
onde: sala 3-012
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminários em Computação
Enalta: liderança e inovação em automação agrícola na América Latina
Palestrante: Eugenio Lysei (ENALTA)
Quando: quarta-feira, 25 de março, às 18h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique aqui para ver o resumo
---------

PET-Cult
Exibição do filme Her
Quando: quarta-feira, 25 de março, às 19h
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminários da Pós-Graduação em Matemática
Concentração de medida na dinâmica de dimensão infinita
Palestrante: Vladimir Pestov (University of Ottawa e UFSC)
Quando: quinta-feira, 26 de março, às 14h
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminários de Geometria Diferencial Genérica
Geodesics in Riemannian, Lorentzian and Finsler geometries
Palestrante: Alexey Remizov
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 8h30
Onde: sala 3-011
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminários de Otimização
Uma variante do problema de localização e roteamento com transporte entre concentradores
Palestrante: Thiago Alves de Queiroz (UFG)
Quando:  sexta-feira, 27 de março, às 10h
Onde:  sala 5-004
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminários da Pós-graduação em Matemática
Higgs Geometry
Palestrante: Ugo Bruzzo (SISSA e UFSC)
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 11h
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminários da Pós-graduação em Matemática
Concentração de medida na informática
Palestrante: Vladimir Pestov (University of Ottawa e UFSC)
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 14h
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique aqui para ver o resumo
---------

Mais informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

Programação: sistema criado por alunos do ICMC corrige exercícios em poucos segundos e agiliza trabalho de professores

Ferramenta inovadora simplifica correção de exercícios de programação e já é usada em quatro universidades

Fábio (à esquerda) e Felipe desenvolveram sistema que corrige rapidamente trabalhos de programação
Aprender a programar em um curso superior de computação é indispensável para a formação do estudante, que muitas vezes passa por dificuldades no momento de resolver os exercícios. Mas, corrigir trabalhos de programação pode ser ainda mais difícil e demandar um árduo tempo. É para facilitar o trabalho dos professores que os alunos Felipe Duarte e Fábio Sikansi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, criaram um sistema de submissão e correção automática chamado Run.codes.

A ferramenta possibilita que os estudantes cadastrem, de forma online, os trabalhos de programação realizados. Basta inseri-los no sistema e aguardar alguns segundos até que o resultado da correção apareça. A ideia surgiu a partir da análise de sistemas já existentes que possuíam algumas deficiências e não eram tão eficazes: “Nossa ideia foi fazer um sistema que conseguisse resolver todos os problemas que identificamos e que somasse algumas novas funcionalidades para que o professor pudesse gerir efetivamente o trabalho realizado em uma sala de aula”, explicou Duarte, doutorando do ICMC.

A velocidade de correção do sistema impressiona. Anteriormente, em uma situação na qual o professor teria que corrigir manualmente centenas de trabalhos, o aluno só receberia um feedback depois de dias ou até meses. Com o Run.codes, o tempo médio de correção para um trabalho considerado extenso gira em torno dos trinta segundos. Em um cenário com uma fila de centenas de usuários, que muitas vezes deixam para submeter o trabalho pouco antes do prazo final, o sistema consegue administrar facilmente a demanda e, em minutos, divulga os resultados.

“O aluno tem a oportunidade de realizar uma parte do trabalho a cada dia e verificar seu avanço. Por outro lado, antes, o professor costumava passar uma grande quantidade de matéria para só depois dar um trabalho prático, já que essa correção demandaria muito tempo. A correção automática permite que os professores solicitem muito mais trabalhos”, completou Duarte. 

Aluno pode submeter o trabalho (anexar arquivo) e, em poucos segundos, ele será corrigido pelo sistema

O professor do ICMC Moacir Ponti Júnior utilizou o sistema no semestre passado nas disciplinas Programação orientada a objetos e Introdução à ciência da computação II. Cerca 150 alunos usaram a ferramenta: “O sistema contribui efetivamente para o planejamento da disciplina e o auxílio aos alunos. O tempo de correção é muito menor e ele ainda permite que o professor abra o código do estudante e verifique mais afundo o que ele errou. Assim, podemos dar mais atenção para aqueles que não foram tão bem”. O professor aprovou a ferramenta e recomenda que outros docentes a empreguem.

A interface e os diversos suportes de linguagem oferecidos são outros diferenciais do Run.codes. Nos demais sistemas, caso o trabalho solicitado pelo professor não se encaixasse no modelo disponibilizado pela plataforma, não havia a possibilidade de realizar qualquer alteração. Era o professor que precisava se adaptar à plataforma. Com o Run.codes, o sistema pode ser ajustado às necessidades de cada professor. 

“Achei muito fácil de usar, antes havia um sistema de correção no ICMC, mas era muito amarrado, possuía apenas uma linguagem, era muito burocrático. A gente precisa de ferramentas desse tipo, é mais fácil quando o sistema faz uma análise prévia, ele elimina 70% do trabalho do professor”, disse Rodrigo Mello, docente do ICMC que também fez uso do sistema no último semestre e continuará o empregando para a correção dos trabalhos dos alunos.

Já o doutorando Samuel Martins, da UNICAMP, utilizou o sistema de correção durante monitoria na disciplina Estrutura de Dados, que contou com cerca de 40 alunos no último semestre: “A correção foi facilitada porque os dados mostrados pelo sistema são muito mais claros. Ele exibe gráficos detalhados sobre o rendimento de cada aluno. Com certeza, é um sistema com grande potencial”, afirmou Martins.

Os professores têm acesso a gráficos detalhados sobre o rendimento de cada aluno

Para evitar possíveis plágios de alunos durante a realização dos trabalhos, os criadores do sistema integraram às suas funções uma ferramenta chamada MOSS (disponível em http://theory.stanford.edu/~aiken/moss/), que foi desenvolvida pela Universidade de Stanford, dos Estados Unidos. Ela é capaz de indicar o grau de similaridade entre dois trabalhos por meio de porcentagem e consegue alertar o docente: “Ela fornece indícios de que houve o plágio, mas a palavra final ainda é do professor", explicou Sikansi, aluno de mestrado do ICMC.

As inovações não param por aí. Uma nova funcionalidade jamais utilizada em outro sistema foi integrada ao Run.codes. O mestrando explicou que essa nova funcionalidade possibilita corrigir trabalhos de disciplinas que envolvem cálculos numéricos, em que a resposta normalmente é aproximada. Assim, o sistema aceita uma certa margem de erro nas respostas que se enquadram em um intervalo específico: “Às vezes, a resolução da equação ou do problema tem uma inicialização aleatória. Isso faz com que a resposta final varie um pouco, não significando que esteja errada”.

Para uma ferramenta com apenas oito meses de existência, os números impressionam: 27 mil trabalhos corrigidos no último semestre, 22 turmas de usuários no universo de três universidades públicas (USP, UNICAMP e Universidade Federal de Viçosa). Neste semestre, a Universidade Federal da Bahia também passou a empregar o sistema. Quem desejar utilizar o Run.codes, que é disponibilizado gratuitamente apenas para universidades públicas, deve entrar em contato com os criadores da ferramenta por e-mail (felipelageduarte@run.codes ou fabio@run.codes).

Mesmo com os expressivos resultados e a alta eficiência do sistema, os estudantes trabalham para melhorá-lo: “Atualmente estamos aprimorando a parte de compilação das informações para acelerar esse processo, além de torná-lo mais confiável contra invasões". A meta para o futuro é possibilitar que o Run.codes corrija trabalhos da área de banco de dados.

Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Foto: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações

Link do vídeo institucional da ferramenta: icmc.usp.br/e/af883 
E-mails dos criadores: felipelageduarte@run.codes ou fabio@run.codes
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373-9666

sexta-feira, 20 de março de 2015

Defesas e qualificações da semana - 23 a 27 de março



Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Métodos de Pré-Processamento de Texturas para Otimizar o Reconhecimento de Padrões
Aluna: Mariane Barros Neiva
Orientador: Odemir Martinez Bruno
Quando: segunda-feira, 23 de março, às 9h30
Onde: sala 3-102
---------------------

Defesa de Mestrado em Matemática
Subvariedades de ângulo constante em 3-variedades homogêneas
Aluna: Aline de Moraes Teixeira
Orientadora: Irene Ignazia Onnis
Quando: segunda-feira, 23 de março, às 10h
Onde: sala 3-103
---------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Vehicular Ad Hoc Network Detecção de Congestionamento em VANET Utilizando a Abordagem com Sistemas Fuzzy para Prover Estratégia Adaptativa  a Disseminação de Dados em Diferentes Densidades de Rede
Aluno: Cláudio Correa
Orientador: Jó Ueyama
Quando: segunda-feira, 23 de março, às 13h30
Onde: sala 3-104
---------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Inferência textual aplicada a sistemas de perguntas e respostas
Aluno: Erick Rocha Fonseca
Orientadora: Sandra Maria Aluisio
Quando: segunda-feira, 23 de março, às 14h
Onde: sala 2-3001
---------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Uma abordagem para segmentação semântica explorando a multimodalidade e temporalidade de características de vídeos digitais
Aluna: Letrícia Pereira Soares Avalhais
Orientadora: Agma Juci Machado Traina
Quando: segunda-feira, 23 de março, às 14h30
Onde: sala 3-103
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Avaliação e seleção de modelos em detecção não supervisionada de outliers
Aluno: Henrique Oliveira Marques
Orientador: Ricardo José Gabrielli Barreto Campello
Quando: segunda-feira, 23 de março de 2015, às 16h
Onde: sala 3-002
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Utilização de objetos de aprendizagem para melhoria da qualidade do ensino de hierarquia de memória
Aluno: Fernando Tiosso
Orientadora: Sarita Mazzini Bruschi
Quando: terça-feira, 24 de março, às 9h
Onde: sala de Aprendizado Eletrônico do Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (antigo CISC)
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Resolução eficiente de problemas de corte de itens irregulares
Aluno: Leandro Resende Mundim
Orientadora: Marina Andretta
Quando: quarta-feira, 25 de março, às 7h30
Onde: sala 3-002
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Avaliação de acessibilidade e usabilidade: um apoio para considerar o perfil dos usuários senescentes
Aluna: Sandra Souza Rodrigues
Orientadora: Renata Pontin de Mattos Fortes
Quando: quarta-feira, 25 de março, às 13h30
Onde: sala 3-103
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Detecção de patologias em plantações de eucaliptos utilizando Aprendizado de Máquina
Aluno: Matheus Della Croce Oliveira
Orientador: Denis Fernando Wolf
Quando: quarta-feira, 25 de março, às 14h
Onde: sala 3-002
---------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Estimação de obstáculos e área de pista com pontos 3D esparsos
Aluno: Patrick Yuri Shinzato
Orientador: Denis Fernando Wolf
Quando: quinta-feira, 26 de março, às 13h
Onde: sala 3-002
---------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Constrained graph-based semi-supervised learning
Aluno: Celso Andre Rodrigues de Sousa
Orientador: Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista
Quando: quinta-feira, 26 de março, às 16h
Onde: sala 2-3001
---------------------

Defesa de Doutorado em Matemática
Curvas no espaço de Minkowski
Aluna: Andrea de Jesus Sacramento
Orientadora: Ana Claudia Nabarro
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 8h
Onde: sala 3-002
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Avaliação Experimental de Abordagens para a Geração Automática de Dados de Teste para Programas Concorrentes
Aluno: Ricardo Ferreira Vilela
Orientadora: Simone do Rocio Senger de Souza
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 9h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Geração de imagens artificiais e extração de características latentes aplicadas à classificação de imagens
Aluna: Gabriela Salvador Thumé
Orientador: Moacir Pereira Ponti Junior
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 10h
Onde: sala 2-3001
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
PEESOS-Cloud: uma arquitetura escalável para o planejamento e execução de experimentos em sistemas orientados a serviços disponíveis na Nuvem
Aluno: Carlos Henrique Gomes Ferreira
Orientador: Júlio Cezar Estrella
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 10h15
Onde: sala 3-104
---------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Representações semânticas extraídas com o apoio do usuário para agrupamento de textos
Aluna: Roberta Akemi Sinoara
Orientadora: Solange Oliveira Rezende
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 14h
Onde: sala 3-102
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Avaliação da qualidade de oráculos de teste utilizando mutação
Aluna: Ana Claudia Maciel
Orientador: Márcio Eduardo Delamaro
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 14h
Onde: sala 2-3001
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Detecção e rastreamento de obstáculos dinâmicos em ambientes urbanos
Aluna: Daniela Alves Ridel
Orientador: Denis Fernando Wolf
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 14h
Onde: sala 3-002
---------------------

Defesa de Doutorado em Matemática
Classificação simplética de germes de curvas parametrizadas e estrelas lagrangianas
Aluno: Fausto Assunção de Brito Lira
Orientadora: Roberta Godoi Wik Atique
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 14h
Onde: sala da Congregação
---------------------

Defesa de Doutorado em Matemática
Raízes de aplicações de superfícies em S2v...vS2vS1
Aluno: Northon Canevari Leme Penteado
Orientador: Oziride Manzoli Neto
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 14h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Otimizando o teste estrutural de programas concorrentes: uma abordagem determinística e paralela
Aluno: Raphael Negrisoli Batista
Orientador: Paulo Sergio Lopes de Souza
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 14h
Onde: sala 3-103
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Geração de Teste a Partir de Modelos para a Validação de Controles de Acesso
Aluno: Carlos Diego Nascimento Damasceno
Orientador: Adenilso da Silva Simão
Quando: sexta-feira, 27 de março, às 16h
Onde: sala 3-101
---------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 19 de março de 2015

Paixão Programada: PET-Cult debate o filme Her


Imagine se um homem se apaixonasse por uma mulher que não existisse, uma simples voz de um computador. Como seria o relacionamento entre eles? É o que o projeto PET-Cult irá discutir na próxima quarta-feira, 25 de março, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os participantes irão assistir e debater o filme Her (clique aqui para assistir ao trailer).

O longa narra a história de um escritor que compra um sistema operacional para o seu computador e acaba se apaixonando pela voz feminina do programa. A história explora a relação de um homem contemporâneo com a tecnologia. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e acontecerá às 19 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC.

Sobre o PET-CultO projeto PET-Cult é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC e tem o intuito de estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento pessoal a partir de discussões motivadas por um filme, um livro ou um tema. O PET-Computação busca propiciar aos alunos, sob a orientação do professor Moacir Ponti Junior, condições para a realização de atividades extracurriculares.

Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Evento no Facebook: icmc.usp.br/e/6dc81
Site do PET-Computação: http://pet.icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.9703

quarta-feira, 18 de março de 2015

Centro de Competência em Software Livre do ICMC elege novo diretor

O Centro de Competência em Software Livre (CCSL), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, elege os professores José Francisco Monaco e José Carlos Maldonado como seus novos diretor e vice-diretor, respectivamente, com mandato de dois anos.

Monaco possui graduação e doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela USP, é professor do departamento de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC e desenvolve pesquisa em sistemas adaptativos de tempo real.

Maldonado possui graduação em Engenharia Elétrica pela USP, mestrado em Engenharia e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutorado em Engenharia Elétrica – Computação e Automação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor titular do SSC do ICMC e atua nas áreas de teste de software, educação em engenharia de software, engenharia de software experimental, sistemas embarcados críticos e ambientes e métodos de ensino.

Mais informações
Secretaria do Departamento de Sistemas de Computação: (16) 3373.9655

Grupo de desenvolvimento de jogos do ICMC abre inscrições para minicursos

Apaixonados por games vão aprender técnicas básicas para o desenvolvimento de jogos


Você, que é amante de jogos virtuais e sempre sonhou em desenvolver seu próprio game, terá a chance de começar a se infiltrar neste mundo da ficção. O grupo Fellowship of the Game (FoG) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para minicursos sobre desenvolvimento de jogos e produção de músicas para games. Os minicursos acontecem no próxima final de semana e as inscrições são abertas ao público

O primeiro minicurso, Desenvolvimento de jogos com Stencyl, acontecerá no sábado, 21 de março, das 9 às 17 horas, com pausa para o almoço. Nele, será lecionado o básico da ferramenta e como ela poderá ser utilizada para desenvolver jogos simples. O ministrante será Leonardo Pereira, aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

No dia seguinte, 22 de março, será a vez do minicurso Produção de músicas para jogos com LMMS e Audacity. O minicurso acontecerá das 9 às 18 horas, também com pausa para almoço. Os alunos terão a oportunidade de obter conhecimentos básicos sobre as ferramentas LMMS e Audacity e entender como elas podem produzir músicas. O aluno do ICMC Gustavo Ceccon ministrará as aulas. Nesse caso, é necessário que o participante leve fones de ouvido.

Os dois minicursos acontecerão no bloco 6 do ICMC, no laboratório 6-303. As vagas são limitadas e, para se inscrever, os interessados devem preencher o seguinte formulário: icmc.usp.br/e/0cffb. Quem desejar poderá se inscrever nos dois minicursos.

Mais informações
Site do FoG: www.fog.icmc.usp.br
E-mail: fog@icmc.usp.br

ICMC abre concurso para criação de logomarca para o Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM)

O vencedor receberá uma premiação em dinheiro além de acesso livre ao Simpósio de 2015

Organizadores do evento estão em busca de uma nova logomarca

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o concurso que escolherá a melhor logomarca para o Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM), evento que acontece anualmente no ICMC. O melhor projeto poderá ser usado em todas as peças de comunicação visual e de divulgação do evento.

Qualquer pessoa pode se candidatar. Cada participante poderá enviar quantas propostas desejar, desde que contenha nelas a expressão SiM (uso obrigatório). As inscrições vão até 3 de abril e os interessados devem enviar seus projetos para o seguinte endereço rinst@icmc.usp.br, com o assunto Concurso de logomarca do SiM. No e-mail, o candidato deverá informar: nome; CPF e telefone para contato.

O autor do melhor projeto receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 100,00, além do direito de participar do Simpósio de 2015. Confira o edital completo do concurso em icmc.usp.br/e/a3f8e

Sobre o SiM - O SiM é um evento realizado em conjunto pelos departamentos de Matemática e Matemática Aplicada do ICMC. O SiM faz parte de um programa de valorização do ensino na graduação e das suas relações com atividades de extensão. Além disso, o evento foca a divulgação da matemática no Brasil, especificamente na região central do Estado de São Paulo.

Mais informações
Setor de Relações Institucionais do ICMC: (16) 3373-9666
E-mail: tjordao@icmc.usp.br ou rinst@icmc.usp.br

USP em São Carlos receberá estudantes para visita monitorada no dia 1º de abril

Visita monitorada: oportunidade para estudantes conhecerem cursos e projetos da USP em São Carlos

Fornecer informações qualificadas para que os estudantes do ensino médio possam escolher uma carreira profissional com mais segurança e facilidade. Esse é o principal objetivo da visita monitorada que acontecerá no Campus da USP em São Carlos, no próximo dia 1º de abril, em dois horários: às 9 horas e às 14 horas.


A visita monitorada é uma oportunidade para que os estudantes conheçam professores e alunos da USP em São Carlos e obtenham informações sobre as perspectivas para a carreira de quem escolhe um dos 23 cursos de graduação oferecidos pelo Campus. Serão apresentadas as principais atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas e alguns dos espaços físicos da Universidade.

A iniciativa faz parte do Programa USP e as Profissões, coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e promovido pelo Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus da USP em São Carlos.

Após o evento de abertura conjunta, no Salão de Eventos, cada unidade terá uma programação específica. As inscrições para visitas em grupo e individuais são gratuitas e devem ser realizadas online nos seguintes endereços:

Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC 
Clique aqui para inscrição pela manhã 
Clique aqui para inscrição no período da tarde 

Escola de Engenharia de São Carlos - EESC
Clique aqui para inscrição pela manhã 
Clique aqui para inscrição no período da tarde

Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU
Clique aqui para inscrição pela manhã 
Clique aqui para inscrição no período da tarde

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC
Confira aqui a programação e inscreva-se!

Instituto de Física de São Carlos - IFSC
Clique aqui para inscrição pela manhã 
Clique aqui para inscrição no período da tarde

Instituto de Química de São Carlos - IQSC
Clique aqui para inscrição pela manhã 
Clique aqui para inscrição no período da tarde

Visita Monitorada ao Campus da USP em São Carlos 
Quando: 1º de abril, quarta-feira, às 9 horas e às 14 horas (acesso pela Rua dos Inconfidentes, 85)
Entrada gratuita
Mais informações: (11) 3091-3511 e 3091-3513

terça-feira, 17 de março de 2015

Da ficção para o cotidiano: assista à palestra Robótica Móvel na próxima quinta

Palestra no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, mostra como os robôs estão inseridos em nosso dia a dia e quais as principais iniciativas na área de robótica no Brasil

Roseli Romero, professora do ICMC, fará palestra no Museu da Ciência Mário Tolentino

Pensar em robôs executando tarefas do nosso dia a dia geralmente remete a filmes de ficção científica ou a um futuro muito distante. Mas o que poucas pessoas percebem é que essa realidade está cada vez mais próxima de suas vidas. Para mostrar como isso está acontecendo, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz na próxima quinta-feira, 19 de março, a partir das 19h30, a palestra Robótica Móvel.

A professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, vai apresentar os principais robôs móveis existentes, suas diversas aplicações e também explicar como é a estrutura básica e como são programadas essas máquinas que tanto mexem com o imaginário do público. Além disso, a docente vai abordar quais iniciativas existem, em São Carlos e no Brasil, nessa área de pesquisa multidisciplinar que ocupa um papel cada vez mais importante na sociedade.

Roseli Romero é formada em engenharia elétrica pela Unicamp e fez pós-doutorado na Carnegie Mellon University. Atualmente, é professora titular no ICMC, membro do grupo de pesquisa em Computação Bioinspirada e coordenadora do Laboratório de Aprendizado de Robôs (LAR), ambos pertencentes ao ICMC. Roseli também é vice-coordenadora do Centro de Robótica da USP, em São Carlos, e coordena o grupo de robótica Warthog Robotics.

O evento será realizado no Museu da Ciência Mário Tolentino, que fica na Praça Coronel Sales, na esquina da Avenida São Carlos com a Rua Major José Inácio, em São Carlos. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (16) 3307.6903.

Sobre o ciclo de palestras - Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no ICMC, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Texto: Thaís Cardoso - Assessoria de Comunicação do IEA Polo São Carlos

Ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com Roseli Romero
Quando: 19 de março, quinta-feira, às 19h30
Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (16) 3307.6903