segunda-feira, 16 de março de 2015

Workshop do CeMEAI reúne pesquisadores da área de avaliação de risco


Balakrishnan já lecionou em mais de 10 países e foi um dos destaques do evento

Mais de dez apresentações de pesquisadores do Brasil e do exterior foram realizadas durante o II Workshop on Assessment of Risk (WAR), promovido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O workshop, que se estendeu da manhã de quinta-feira, 12 de março, ao final da tarde de sexta, ofereceu dois minicursos ministrados por Narayanaswamy Balakrishnan, professor da McMaster University, do Canadá. Balakrishnan apresentou vários resultados importantes de pesquisas na área de confiabilidade industrial, incluindo testes acelerados e de degradação.

Além de Balakrishnan, oito pesquisadores apresentaram trabalhos na área de avaliação de risco durante os dois dias do evento. As conferências e os minicursos foram realizados no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC.

Em continuidade ao workshop, no sábado, foram agendadas reuniões entre Balakrishnan e pesquisadores e alunos do Grupo de Modelagem de Risco do CeMEAI, com o intuito de estreitar relações e possibilitar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre pesquisadores da USP e da McMaster University.

O próximo workshop do CeMEAI será realizado em conjunto com o Departamento de Engenharia Química da UFSCar no próximo dia 25 de março, também no ICMC. Mais informações podem ser encontradas na página do evento.

Sobre o CeMEAI - O CeMEAI, sediado no ICMC, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O Centro é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do CeMEAI são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de otimização aplicada e pesquisa operacional, mecânica de fluidos computacional, avaliação de risco, inteligência computacional e engenharia de software. 

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFSCar (CCET); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da UNICAMP (IMECC); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da UNESP (IBILCE); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (FCT); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME).

Leonardo Zacarin - Assessoria de Comunicação do CeMEAI

Mais informações
Telefone: (16) 3373-8159
E-mail: contatocepid@icmc.usp.br