terça-feira, 3 de março de 2015

CeMEAI organiza workshop na área de avaliação de risco

Evento será realizado nos dias 12 e 13 de março no ICMC, na USP em São Carlos; inscrições são gratuitas

Professor Balakrishnan é o principal convidado do evento

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) promoverá, nos próximos dias 12 e 13 de março, o II Workshop on Assessment of Risk (WAR) no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento contará com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior e de alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O Workshop tem como objetivo reunir pesquisadores com interesse em modelagem de risco para discutir e difundir novas ideias e técnicas estatísticas junto a essa área de atuação, bem como apresentar alguns resultados já obtidos junto ao Grupo de Modelagem de Risco (Risk Assessment Group) do CeMEAI.

O principal convidado do evento é o professor canadense Narayanaswamy Balakrishnan, da McMaster University. O docente, que já foi presidente da Associação Internacional de Estatística da Índia e lecionou em mais de 10 países, vem ao Brasil apresentar o minicurso Topics of Reliabilities, no qual vai expor diversos tópicos de confiabilidade no ambiente industrial.

Além de Balakrishnan, o Workshop ainda conta com a participação de pesquisadores do ICMC, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e do Departamento de Estatística (DEs) da UFSCar. O evento tem 40 vagas disponíveis para o público. A programação completa e o link para as inscrições, que são gratuitas, estão disponíveis no site do CeMEAI: icmc.usp.br/e/df257.

Sobre o CeMEAI - O CeMEAI, com sede no ICMC, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O Centro é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do CeMEAI são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. Os pesquisadores do Centro desenvolvem pesquisas nas áreas de otimização aplicada e pesquisa operacional, mecânica de fluidos computacional, avaliação de risco, inteligência computacional e engenharia de software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFSCar (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da UNICAMP (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da UNESP (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP).

Texto: Leonardo Zacarin – Assessoria de Comunicação CeMEAI

II Workshop on Assessment of Risk (WAR)
Quando: 12 e 13 de março, das 10h às 18h30
Onde: Sala da Congregação (4-112) do ICMC, na USP em São Carlos (Avenida Trabalhador são-carlense, 400 - Centro)
Página do evento: icmc.usp.br/e/df257
Telefone: (16) 3373-8159
E-mail: contatocepid@icmc.usp.br