segunda-feira, 9 de março de 2015

Matemática: USP em São Carlos oferece curso gratuito para alunos do ensino médio

Sábado também é dia de aprofundar os conhecimentos matemáticos em aulas que acontecem das 14 às 16 horas no ICMC

Para quem ama matemática: curso é oportunidade para ampliar conhecimentos

Você, aluno do ensino médio que adora as aulas de matemática durante a semana, terá a oportunidade de conviver um dia a mais com essa empolgante disciplina. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para um curso gratuito de matemática avançada que acontecerá aos sábados.

O interessante é que um dos professores do curso também é estudante do ensino médio: Helena Rios. Sob a coordenação do professor Carlos Grossi, do ICMC, ela e o aluno de graduação Marcelo Gonçalves, da Escola de Engenharia de São Carlos, vão ministrar as aulas que abordarão temas como teoria dos números, álgebra, combinatória e geometria. Por também serem estudantes, esses professores poderão estabelecer um contato mais próximo com os alunos, facilitando o aprendizado.

"O objetivo da iniciativa é desenvolver o raciocínio matemático dos alunos, além de levá-los a conhecer uma matemática mais divertida e inovadora", explica Grossi. Segundo ele, os temas que serão tratados no curso são de grande relevância na área matemática e, da forma como serão abordados, os estudantes serão capazes de amadurecer o raciocínio lógico, acostumando-se com métodos de prova e problemas desafiadores. Por isso, a iniciativa também contribui para que os participantes se preparem para grandes competições científicas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Há 50 vagas disponíveis e, para se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico (disponível em icmc.usp.br/e/162b1) até 18 de março ou enquanto as vagas durarem. As aulas começam dia 21 de março e acontecerão sempre aos sábados, das 14 às 16 horas, na sala 4-003, no ICMC, no campus I da USP em São Carlos.

Matemática avançada para estudantes do ensino médio
Coordenador: Carlos Grossi (ICMC)
Professores: Helena Veronique Rios e Marcelo Luiz Gonçalves (estudantes do ensino médio)
Inscrições: até 18 de março ou enquanto durarem as vagas no link icmc.usp.br/e/162b1
Curso: de 21 de março a 27 de junho
Horário: aos sábados, das 14 às 16 horas
Local: sala 4-003, bloco 4 do ICMC, no campus I da USP em São Carlos, na Avenida Trabalhador são-carlense, 400
Vagas: 30
Mais informações: (16) 3373-9146 ou ccex@icmc.usp.br