quinta-feira, 12 de março de 2015

PET Challenge começa na próxima semana no ICMC para facilitar a vida dos calouros


Ensinar a arte de programar é o objetivo das aulas que começam na próxima terça-feira, dia 17


Com a finalidade de facilitar a vida dos calouros que ingressam nos cursos da área de computação, as aulas do projeto PET Challenge começam na próxima terça-feira, 17 de março, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

São aulas sobre programação ministradas por alunos veteranos, que já passaram por todas as dificuldades pelas quais os calouros estão passando. Com a experiência que adquiriram ao longo da vida acadêmica, esses estudantes conseguem dar valiosas dicas sobre como resolver os problemas de programação.

As aulas do projeto acontecerão todas as terças-feiras, das 19 às 21 horas, nos laboratórios 5 e 6, no bloco 6 do ICMC. O curso é gratuito, aberto a todos os estudantes de graduação da USP em São Carlos, não sendo necessário se inscrever antecipadamente.

A voz de quem já fez – “Quando tem uma pessoa que fala a nossa língua ensinando, é muito mais fácil aprender”, conta a aluna do ICMC Ana Paula Lima, que assistiu às aulas na primeira edição do PET Challenge, em 2013. “A gente revê conceitos que aprendemos em sala de aula, só que de uma forma diferente de ser ensinada e colocada em prática”, completa.

Outro participante da iniciativa que relata sua experiência é o aluno do ICMC Igor Baliza: "O PET-Challenge é uma excelente oportunidade para quem está aprendendo a programar. Além de exercitar o que eu aprendi em sala de aula, pude expandir minha capacidade como programador ao buscar soluções para os problemas que eram propostos nas reuniões".

Já a aluna do ICMC Verônica Vannini destaca outro diferencial: “Às vezes, você tem vergonha de perguntar alguma coisa mais simples para o professor. Com os veteranos, isso não acontece, porque eles já convivem com a gente”.

Os alunos do curso de Bacharelado em Ciências de Computação tem uma motivação adicional para participar do projeto: quem frequentar mais de 70% das aulas ganhará 1,0 ponto adicional na média da disciplina Introdução à Ciência de Computação I.

O projeto é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC. O programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação do professor Moacir Ponti Junior, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos que integram sua grade curricular. Atualmente, o PET-Computação conta com 12 membros.
Monitores e alunos da última turma do PET Challenge após premiação da prova final
Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Telefone: (16) 3373.9703