segunda-feira, 23 de março de 2015

Descobrindo a robótica: robôs invadem Museu da Ciência Mário Tolentino

Robôs foram tema do segundo evento do ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social; próximo evento abordará pesquisas sobre luz

Roseli (à esquerda) com o grupo Warthog Robotics
Cerca de 60 olhares curiosos acompanharam na última quinta-feira, 19 de março, uma pequena invasão de robôs no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos. Como parte do ciclo de palestra Ciência e Riqueza Social, a professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, falou não apenas sobre robótica móvel, mas também levou alguns exemplares de robôs, que se exibiram diante da plateia.

Em sua palestra, Roseli abordou, ainda, alguns conceitos básicos sobre robótica e mostrou como é a estrutura básica de um robô. Também apresentou algumas pesquisas na área realizadas na USP em São Carlos.

Além disso, o grupo de pesquisa e extensão Warthog Robotics, coordenado por Roseli, montou no saguão do Museu uma quadra, onde pequenos robôs disputaram uma partida de futebol. Eles também demonstraram alguns movimentos do robô humanoide NAO.



Próxima palestra - No dia 2 de abril, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social realiza seu terceiro evento, desta vez com o tema Luz, Ciência e Vida: comemorando o Ano Internacional da Luz. O palestrante será o professor Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. O docente, que também coordena um Centro Estadual de Física e um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em São Carlos, vai discutir as propriedades da luz, sua interação com tudo ao nosso redor e suas principais aplicações.

A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, a partir das 19h30. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3307.6903 ou pelo e-mail cienciaeriquezasocial@gmail.com.

Sobre o ciclo de palestras - Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no ICMC, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Texto e fotos: Thaís Cardoso - Assessoria de Comunicação do IEA