Portal da Escrita Científica do
campus da USP em São Carlos facilita elaboração de trabalhos acadêmicos e
produção científica; ferramentas computacionais disponibilizadas no
Portal foram desenvolvidas no ICMC
Reunir
em um só portal materiais e informações atualizadas relevantes para a
escrita científica, principalmente em inglês e português, e servir como
um repositório para orientar alunos e pesquisadores interessados em
aperfeiçoar suas habilidades na área. Esse é o objetivo do Portal da Escrita Científica do campus da USP em São Carlos, uma iniciativa de docentes e colaboradores das bibliotecas de todas as unidades do campus.
Como
destaca o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São
Carlos (IFSC) da USP, especialista da área, “não há ciência sem
publicação”. Dessa forma, é primordial levar o conhecimento gerado
dentro do ambiente acadêmico, como em laboratórios e salas de aula, para
a comunidade. E o veículo responsável por essa transferência é o artigo
científico internacional de alto impacto.
Por
isso, como afirma o professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, também
do IFSC, o aspecto mais relevante para a melhoria da ciência brasileira
está atrelado a uma maior qualidade da escrita científica. “Saber
escrever bem nesse gênero pressupõe utilizar o método científico
adequado, pois são itens indissociáveis. Portanto, quando vamos
escrever, é necessário pensar no problema a ser atacado, na metodologia a
ser adotada, nos resultados e, principalmente, nas contribuições para a
literatura de determinada área e, muitas vezes, para a sociedade em
geral.”
Zucolotto
complementa que as maiores dificuldades apresentadas na escrita
científica não estão relacionadas ao fato de os pesquisadores se
expressarem em uma língua diferente – o inglês –, mas em conhecerem a
estrutura do artigo científico. Na maioria dos casos, há modelos que
podem ser padronizados respeitando as particularidades de cada área:
humanas, exatas e biológicas. “Além disso, há diferenças na escrita para
audiências específicas ou mais amplas, considerando sempre dois pontos
principais: clareza e concisão”, destaca.
Informações
sobre temas como esses estão disponíveis no Portal da Escrita
Científica, que congrega materiais informativos e didáticos relativos ao
agendamento de cursos, cursos on-line, videoaulas, workshops,
tutoriais, disciplinas, redirecionamento para outros sites dinâmicos de
pesquisadores da área, além de ferramentas computacionais. Essas últimas
contribuem para o auxílio à escrita em inglês, considerando a estrutura
e o conteúdo do artigo; exames de proficiências em inglês acadêmico e
diagnóstico, pelo qual o sistema verifica se o texto está bem
estruturado. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento dessas
ferramentas, liderado pela professora Sandra Maria Aluísio, do Instituto
de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), é pioneiro em todo o
mundo.
A
parte técnica do Portal foi desenvolvida pelo atual Centro de
Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC). Para Rogério Kondo,
ele representa uma atividade compartilhada e comunitária cujo objetivo é
oferecer aos professores, alunos e visitantes um local único do campus
onde podem encontrar informações específicas de escrita científica.
Eventos –
Docentes do campus vêm organizando eventos de escrita científica há
vários anos, como os ciclos de palestras sobre Ferramentas de Suporte à
Escrita Científica em Língua Inglesa, em 2010, e Proficiência em Língua
Inglesa para a Carreira Científica, em 2011, organizados pelo professor
José Marcos Alves, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e as
Semanas da Escrita Científica do IFSC, que acontecem anualmente desde
2010.
Em
edições anteriores dessa Semana da Escrita Científica, que contaram com
cerca de 400 participantes cada uma, foram abordados temas como
internacionalização das revistas brasileiras, fator de impacto, índice
H, fraudes e plágios. Em 2015, o evento deve ser realizado no final do
segundo semestre. Além de uma temática central, são oferecidos cursos de
escrita científica. Esses cursos são semelhantes aos workshops ministrados pelo professor Zucolotto, que já ofereceu cerca de 30 workshops
de capacitação à escrita científica em quase todas as unidades e campi
da USP, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, e em outras
instituições no Brasil e no exterior.
As
contribuições da escrita científica estão visíveis em nosso dia a dia.
Praticamente todos os avanços tecnológicos, cuidados com saúde, meios de
transporte e comunicação, entre outros, só foram possíveis através de
descobertas científicas relatadas em textos acadêmicos que originaram
patentes ou artigos científicos, salienta Oliveira Junior.
O Portal da Escrita Científica do Campus USP de São Carlos pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.escritacientifica.sc.usp.br.
Texto: Suzana Xavier - Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus da USP em São Carlos