segunda-feira, 16 de março de 2015

Arduino Day: evento no ICMC mostrará potencial da ferramenta para inovação e educação

Iniciativa faz parte de um movimento global destinado a apresentar ideias e projetos que utilizam o Arduino


Um evento mundial para comemorar o aniversário de uma ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software. Este é o Arduino Day, que acontecerá em mais de 250 lugares em todo o mundo no próximo dia 28 de março, com o objetivo de compartilhar experiências e apresentar o potencial do Arduino para o desenvolvimento de projetos.

No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o evento começará às 9h30, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, com a palestra Invente com o Arduino, que será ministrada pelo professor Fernando Osório, do ICMC. Às 10h30, haverá apresentações e demonstrações de invenções com a ferramenta. Para encerrar as atividades, às 11 horas, os participantes poderão trocar conhecimentos e experiências durante o momento de interação entre iniciantes, desenvolvedores e experts. 

Gratuito, o evento é aberto a todos os interessados. Há 200 vagas disponíveis e, para se inscrever, basta acessar este link: www.icmc.usp.br/e/1c4b0. A iniciativa é apoiado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), sediado no ICMC, e pelo Centro de Robótica da USP em São Carlos.

Evento acontecerá em mais de 250 lugares em todo o mundo simultaneamente
Liberdade para criar – “Com este encontro, queremos motivar as pessoas que atuam nas áreas de ciências exatas e em outras áreas do conhecimento a inovar, inventar e implementar projetos baseados nessa incrível ferramenta que é o Arduino”, explica Osório. “Vamos demonstrar como é fácil desenvolver atividades com o Arduino, valorizando o potencial dessa ferramenta para a inovação e a educação”, completa o professor.

Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores na Itália, no Interaction Design Institute Ivrea, o Arduino é constituído basicamente por uma placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores. A diferença é que, por ser disponibilizada em código aberto, qualquer pessoa pode programar essa placa como desejar por meio da alteração de seu código, sem a necessidade de solicitar permissão previamente. Isso possibilitou a pessoas de todo o mundo criarem seus próprios projetos empregando o Arduino.

Segundo Osório, além de ser amplamente utilizado na área de eletrônica e no desenvolvimento de programas de computador, o Arduino também é famoso por ser usado por artistas e empregado no ensino de ciências e robótica, entre muitas outras áreas. Para ver alguns exemplos de projetos, assista ao vídeo de um dos criadores da ferramenta, Massimo Banzi, disponível em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=UoBUXOOdLXY&t=517

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Site do Arduino Day no ICMC: icmc.usp.br/e/0670f
Site mundial do evento: https://day.arduino.cc/#/
Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br