terça-feira, 31 de março de 2015

À luz da ciência: palestra da próxima quinta comemora Ano Internacional da Luz

Na próxima quinta, 2 de abril, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social abordará a importância da luz e de pesquisas relacionadas a ela

Vanderlei Bagnato será o palestrante da próxima quinta
A luz está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia. Mas ela pode ser usada para inúmeros outros fins além da iluminação, até mesmo para o tratamento do câncer. Para mostrar a importância da luz e as pesquisas desenvolvidas com ela, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz a São Carlos nesta quinta, 2 de abril, o professor Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.

Com o tema Luz, Ciência e Vida: comemorando o Ano Internacional da Luz, o evento vai discutir as propriedades da luz, sua interação com tudo ao nosso redor e suas principais aplicações. Bagnato também vai falar sobre as comemorações, em 2015, do Ano Internacional da Luz, definido pela Unesco.

Vanderlei Bagnato é formado em Física pela USP e Engenharia de Materiais pela UFSCar e tem doutorado em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi o segundo brasileiro indicado para a Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano e também é membro da National Academy of Sciences dos Estados Unidos. Atualmente, é professor na USP em São Carlos e coordenador de um Centro Estadual de Física e de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, a partir das 19h30. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (16) 3307.6903 ou pelo e-mail cienciaeriquezasocial@gmail.com.

Sobre o ciclo de palestras - Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Texto: Thaís Cardoso - Assessoria de Comunicação IEA
Foto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC

Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com Vanderlei Bagnato
Quando: 2 de abril, quinta-feira, às 19h30
Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (16) 3307.6903 ou cienciaeriquezasocial@gmail.com