sexta-feira, 6 de março de 2015

Físico Sérgio Mascarenhas abre ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social

Primeira palestra do ciclo Ciência e Riqueza Social mostra avanços no estudo do cérebro e equipamento inovador desenvolvido pelo físico Sérgio Mascarenhas; próxima edição vai abordar robótica móvel

Mascarenhas abriu o clico de palestras

Uma oportunidade de conhecer melhor a história da ciência no mundo, pontuada por dicas para estudantes e profissionais iniciantes de como planejar seu futuro e finalizada com uma história pessoal que resultou em um equipamento inovador para salvar a vida de milhares de pessoas. Assim pode ser resumida a noite de ontem para cerca de 80 pessoas que compareceram à abertura do ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos.

O Ciclo tem como objetivo apresentar os trabalhos que pesquisadores de São Carlos e do Brasil desenvolvem em universidades e institutos de pesquisa, e de que forma elas trazem benefícios ao cotidiano e à sociedade. A abertura contou com a palestra do físico Sérgio Mascarenhas, um dos maiores nomes de São Carlos no cenário da ciência mundial. Mascarenhas apresentou algumas propostas de ação de sua autoria na área de educação e também mostrou um sensor para monitoramento da pressão intracraniana de forma não-invasiva, que em breve estará disponível em hospitais.

Também participaram da abertura o supervisor da Secretaria Municipal da Educação Benedito Inácio Bueno Rosa, que representou o prefeito Paulo Altomani; a secretária municipal da Educação, Regina Célia Garcia Ferreira; o coordenador do Núcleo de Apoio ao Software Livre (NAPSoL), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, José Carlos Maldonado. A realização do ciclo de palestras é fruto de uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, do NAPSoL e do Museu da Ciência Mário Tolentino.

Próxima palestra - No dia 19 de março, será realizada a segunda palestra do ciclo, desta vez com a professora do ICMC Roseli Romero. Ela vai falar sobre a robótica móvel, uma área de pesquisa multidisciplinar que ocupa um papel cada vez mais importante na sociedade.

A docente vai apresentar os principais robôs existentes e suas aplicações, além de mostrar como funciona a estrutura básica de um robô móvel e quais as iniciativas nessa área em São Carlos e no Brasil.

A palestra será no Museu da Ciência Mário Tolentino, às 19h30. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (16) 3307 6903 ou pelo e-mail cienciaeriquezasocial@gmail.com.

Texto e foto: Thaís Cardoso - Assessoria de Comunicação do IEA Polo São Carlos