terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pós-graduação em matemática no ICMC: inscrições abertas


Começam hoje as inscrições para mestrado, doutorado e doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Reconhecido com nota máxima pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal realizada pela instituição, o programa oferece 20 vagas para quem deseja ingressar no mestrado e 20 para aqueles que optarem pelo doutorado ou doutorado direto. Além disso, o candidato pode escolher uma dessas três linhas de pesquisa: álgebra; análise; geometria e topologia. Para se inscrever, basta acessar o site http://pgweb.icmc.usp.br até 31 de outubro.

Os processos seletivos para o ingresso no programa consideram critérios amplos, tais como a formação acadêmica, o currículo e o desempenho no Programa de Verão ou na Prova Extramuros (consulte o edital para mais detalhes).

Prova Extramuros – Um dos diferencias da Prova Extramuros é que o candidato pode escolher o lugar mais conveniente para realizá-la, já que é aplicada em 42 diferentes polos no Brasil e no exterior. “A Prova Extramuros é organizada anualmente pelos programas de pós-graduação em matemática do ICMC e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferecendo uma oportunidade às universidades parceiras de utilizá-la como parte do processo seletivo de seus programas de pós-graduação em matemática”, explica o professor Sérgio Monari, do ICMC. 

Este ano, a prova acontecerá no dia 17 de outubro, às 12 horas (horário de Brasília). Para se inscrever, o candidato deve preencher, até 30 de setembro, o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/19783. A prova contém questões dissertativas e de múltipla escolha sobre análise e topologia, álgebra e álgebra linear (saiba mais).

Programa Verão – Os candidatos ao mestrado do ICMC também podem participar do Programa de Verão em Matemática do ICMC, que acontecerá no início do próximo ano no ICMC, entre 4 de janeiro e 19 de fevereiro de 2016. O Programa reúne alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores, agregando uma série de atividades, tais como cursos, minicursos, palestras e o Workshop do Verão, uma oportunidade para os estudantes fazerem exposições orais e apresentarem pôsteres sobre seus projetos.

O desempenho dos participantes nas disciplinas do Programa de Verão e a apresentação de pôsteres no Workshop são aspectos que podem contar significativos pontos no processo seletivo para o mestrado. A programação do evento ainda não está finalizada, mas já estão confirmados os seguintes cursos: cálculo avançado; equações diferenciais em dimensão dois; funções de uma variável complexa; e geometria diferencial de superfícies. As inscrições para o Programa devem ser realizadas até dia 31 de outubro no site do evento: http://verao.icmc.usp.br

Pós-graduação no ICMC  Criado em 1971, o ICMC é reconhecido como um centro de excelência nacional e internacional na formação de pesquisadores e profissionais nos campos da matemática, matemática aplicada, computação, estatística e de suas áreas relacionadas, por intermédio dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Os programas de pós-graduação estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Além do Programa de Pós-Graduação em Matemática, o ICMC oferece pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional e, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, pós-graduação em Estatística. Há, ainda, dois mestrados profissionais: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Editais dos processos seletivos: icmc.usp.br/e/7a98a
Prova Extramuros: icmc.usp.br/e/84b4c
Programa de Verão: http://verao.icmc.usp.br
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br