terça-feira, 25 de março de 2014

Professora do ICMC é homenageada na Câmara Municipal de São Carlos

Em sessão comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, a professora Solange Rezende foi uma das 21 mulheres reconhecidas por se destacar em atividades realizadas em prol município

Rezende (ao meio) recebe homenagem do prefeito e da primeira dama

Como professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Solange Rezende tem se destacado na atuação em prol da cultura e extensão universitária, promovendo a interação da sociedade com o que é produzido em termos de ensino e pesquisa na universidade.

Esse foi um dos motivos que levaram a professora a ser uma das 21 mulheres homenageadas pela Câmara Municipal de São Carlos na noite da última sexta-feira, 21 de março, em sessão comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. A atuação da professora também se destaca na área social: Rezende coordena o Grupo Amor em Gotas (GAG) juntamente com Sueli Arlette.

Sem fins lucrativos, o grupo atua no município há 14 anos e presta serviços voluntários à comunidade, em especial na pediatria da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, interagindo diretamente com crianças em situação de risco (especialmente as enfermas), seus acompanhantes e profissionais da saúde. A cada domingo, dois integrantes do grupo de cuidadores são responsáveis pelas visitas à Santa Casa. Além das visitas, os voluntários do GAG promovem uma reunião mensal com os integrantes do grupo para a troca de experiências, oficinas e vivências que ampliam as possibilidades de melhor atender às crianças.

Durante a sessão na Câmara, cada vereador presenteou a mulher que indicou para ser homenageada com um prato decorativo e um ramalhete de flores. Rezende recebeu a homenagem da vereadora Cidinha do Oncológico. 

A professora (à direita) foi homenageada pela vereadora Cidinha

Em discurso, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-Vos, Alice Altomani, citou a importância do papel da mulher na sociedade e, junto com o prefeito Paulo Altomani, presenteou as mulheres que se destacaram com uma placa decorativa e uma boneca feita por um grupo de artesãs. “Foi uma homenagem diferente, alegre, sem preconceito e com um toque especial. Quero agradecer o carinho recebido e parabenizar as 21 mulheres que foram homenageadas e representam a sociedade feminina de nossa cidade, que hoje está em festa”, afirmou a primeira dama.

Gravada na placa, salta aos olhos a frase de Cora Coralina: "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher". 

De Minas para São Carlos – Solange Rezende nasceu em Frutal, Minas Gerais, em 7 de junho de 1964 e mudou-se para São Carlos em julho de 1987. Ela é presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC desde 2011 e foi responsável por trazer ao Instituto, em 2013, a exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro. Organizada pelos museus de Ciências e de Zoologia da USP, a exposição atraiu um público de 15 mil pessoas durante o período em que permaneceu em cartaz no ICMC.

Para Rezende, esse índice de visitação é realmente alto para uma cidade do tamanho de São Carlos e faz jus ao título recebido pelo município: Cidade do Conhecimento. Itinerante, Cabeça Dinossauro passou por Coração de Jesus (em Minas Gerais), Ribeirão Preto e Bauru, onde havia sido registrado o maior número de visitantes: 12,6 mil pessoas.

"Agradeço, de coração, a todos os caminhos que me deram a oportunidade de semear e cultivar para colher, entre outras coisas, essa homenagem maravilhosa que recebi", finalizou a professora.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Reinaldo Italiano/Prefeitura Municipal de São Carlos

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão do ICMC: ccex@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.9146