segunda-feira, 17 de março de 2014

Para facilitar a vida dos calouros, PET-Challenge começa esta semana no ICMC

Ensinar a arte de programar é o objetivo das aulas e exercícios realizados pelo projeto

Turma de participantes do PET-Challenge em 2013

Eles não imaginam que uma das dificuldades que poderão enfrentar é aprender a arte de programar. Com a finalidade de facilitar a vida dos calouros que ingressam no Bacharelado em Ciências de Computação, nasceu o projeto PET-Challenge em 2013 no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Este ano, a primeira aula do projeto acontece nesta segunda-feira, 17 de março, às 19 horas, nos laboratórios 5 e 6, no bloco 6 do ICMC. Quem não conseguir comparecer nesta data, tem a possibilidade de assistir à mesma aula na quinta-feira, 20 de março, no mesmo horário e local. Não é preciso fazer inscrições antecipadamente, as aulas são gratuitas e acontecerão, a partir da próxima semana, todas as quintas-feiras à noite, das 19 às 21 horas.

“Um dos diferenciais do PET-Challenge é que os professores são alunos veteranos que passaram por todas as dificuldades pelas quais os calouros estão passando e conseguem dar dicas sobre como resolver problemas, de uma forma descontraída e mais individualizada”, conta um dos professores do projeto, o aluno do ICMC Bruno Azenha.

“Quando tem uma pessoa que fala a nossa língua ensinando, é muito mais fácil aprender”, conta a aluna do ICMC Ana Paula Lima, que assistiu às aulas na primeira edição do PET-Challenge. “A gente revê conceitos que aprendemos em sala de aula, só que de uma forma diferente de ser ensinada e colocada em prática”, completa.

Outro participante da iniciativa que relata sua experiência é o aluno do ICMC Igor Baliza: "O PET-Challenge é uma excelente oportunidade para quem está aprendendo a programar. Além de exercitar o que eu aprendi em sala de aula, pude expandir minha capacidade como programador ao buscar soluções para os problemas que eram propostos nas reuniões".

Já a aluna do ICMC Verônica Vannini destaca outro diferencial: “Às vezes, você tem vergonha de perguntar alguma coisa mais simples para o professor. Com os veteranos, isso não acontece, porque eles já convivem com a gente”.

O projeto é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC. O programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação do professor Moacir Ponti Junior, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos que integram sua grade curricular. Atualmente, o PET-Computação conta com cerca de 15 membros.

“Como aluno de Ciências de Computação, que entrou no curso sem nenhum conhecimento prévio de programação, sei quão difícil é captar todo o conteúdo necessário”, reconhece o coordenador do PET-Challenge, Guilherme Lustri. Ele ressalta que os alunos que frequentarem 75% das aulas do projeto ganharão 1,0 ponto adicional na primeira prova da disciplina Introdução à Ciência de Computação I

“A experiência de participar do PET-Challenge costuma ser muito gratificante porque sempre tentamos incentivar boas práticas de programação e mostrar formas inteligentes de resolver alguns problemas comuns,”, finaliza Azenha.

Mais informações
Site PET-Computação: http://pet.icmc.usp.br/portal/
Telefone: (16) 3373.9703