quinta-feira, 20 de março de 2014

ICMC lança mestrado profissional inédito em matemática, estatística e computação aplicadas à indústria

Programa de pós-graduação busca estreitar relação entre a Universidade e as empresas



Um mestrado profissional voltado à indústria será oferecido a partir deste ano pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O novo mestrado profissional é o primeiro do país que vai abarcar, de forma abrangente, áreas específicas da matemática, estatística e computação aplicadas à indústria.

O objetivo do novo Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI) é melhorar a formação dos profissionais e atender à demanda da indústria para proporcionar um avanço em geração de produtos ou aplicação de métodos inovadores, para que as empresas se tornem mais competitivas nacional e internacionalmente. O MECAI tem grande importância para o ICMC por propiciar esse estreitamento de relações entre a Universidade e as empresas.

"Com o curso, podemos motivar as empresas a procurarem o nosso Instituto para solucionarem problemas e melhorarem a qualificação de seu quadro de funcionários. Por outro lado, também estimulamos os pesquisadores da academia a buscarem soluções para problemas específicos das indústrias", disse o coordenador do novo programa, Antonio Castelo Filho. Segundo ele, embora existam cursos similares, principalmente na área de engenharia, nenhum tem uma perspectiva tão abrangente quanto o MECAI. O profissional formado poderá atuar em várias áreas específicas que incluem, por exemplo, otimização, mecânica de fluídos, entre outras.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o MECAI terá seu primeiro processo seletivo no próximo mês de maio, quando será divulgado o edital com a especificação dos critérios de seleção na internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A primeira turma terá início em agosto de 2014. “O primeiro mestrado profissional foi lançado recentemente no país, há apenas nove anos. Tenho um grande desafio como coordenador do programa, pois tanto os acadêmicos quanto as empresas do Brasil ainda não têm experiência com esse novo curso”, afirmou o professor.

A criação do Mecai está ligada aos projetos realizados pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), que tem como um dos objetivos o estreitamento das relações entre academia e indústria. Desde o início das discussões que levaram à criação do novo mestrado, Castelo está envolvido no projeto e destaca a participação relevante do diretor do CEPID-CeMEAI, José Alberto Cuminato, e do professor do ICMC Luiz Gustavo Nonato.

De acordo com Cuminato, a proposta do novo mestrado profissional reflete uma nova maneira de pensar a relação entre a USP e o setor produtivo. “A universidade moderna precisa engajar-se em atividades além do ensino e da pesquisa. Ela precisa atuar na criação de riqueza, transferindo conhecimentos para a sociedade que a financia, na forma de produtos e processos inovadores. Nesse sentido, estou certo de que o MECAI será um marco na história de tantos sucessos do ICMC e ajudará no fortalecimento do Instituto como uma das mais importantes unidades da USP", concluiu o diretor do CEPID-CeMEAI.

Castelo será o coordenador do novo mestrado profissional
O Instituto - Criado em 1971, o ICMC é reconhecido como um centro de excelência nacional e internacional na formação de pesquisadores e profissionais nos campos da matemática, matemática aplicada, computação, estatística e de suas áreas relacionadas, por intermédio dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Os programas de pós-graduação estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior e em empresas. Além do recém-criado MECAI, há três outros programas com mestrado e doutorado: o de Ciências de Computação e Matemática Computacional, o de Matemática e o Programa de Pós-Graduação em Estatística, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. O ICMC participa ainda do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A qualidade dos Programas de Pós-Graduação do ICMC foi reconhecida na avaliação trienal realizada pela CAPES em 2013. Em uma escala de 1 a 7, a instituição concedeu nota máxima 7 ao Programa de Pós-Graduação em Matemática, expressando a excelência constatada em nível internacional, e nota 6 ao Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional.

Texto e foto do professor Castelo: Ronaldo Castelli – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel.: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br