terça-feira, 18 de março de 2014

Universidade de Strathclyde apresenta oportunidades de intercâmbio aos alunos do ICMC


Escoceses estiveram no ICMC na última sexta-feira

Dois representantes da Universidade de Strathclyde, de Glasgow, Escócia, estiveram no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na última sexta-feira, 14 de março, para apresentar as oportunidades de intercâmbio destinadas a alunos de graduação e pós-graduação brasileiros.

Segundo Christopher Mackay, do escritório internacional de recrutamento da Universidade, a comunidade de estudantes brasileiros em Strathclyde totaliza cerca de 2 mil alunos e ocupa o segundo lugar no ranking de estudantes estrangeiros na Instituição, perdendo apenas para os chineses. Atualmente, a Universidade conta com 22 mil alunos, sendo 15 mil estudantes de graduação e 7 mil de pós-graduação, sendo que 10% desse total é composto por estrangeiros.

A colaboração científica entre o ICMC e a Universidade de Strathclyde é de longa data, destacando-se especialmente a parceira estabelecida com o professor Sean McKee em diversos projetos. Em 2009, o professor recebeu a primeira Medalha de Honra do ICMC devido à sua história de apoio e contribuição para a formação, crescimento e fortalecimento do grupo de pesquisa em análise numérica do Instituto.

Durante a apresentação, Mackay destacou, ainda, que Glasgow é a cidade mais populosa do país, com 1,5 milhão de habitantes, apesar da capital da Escócia ser Edinburgo, que fica a apenas 45 minutos de trem de Glasgow. Ele explicou que o slogan em inglês da Universidade traduz sua missão de ser um ambiente de aprendizado útil: place of useful learning. “Strathclyde é reconhecida por sua excelência acadêmica e pelo estreito relacionamento estabelecido com a indústria e o mercado”, ressaltou Mackay. Fundada em 1796 por John Anderson, Strathclyde recebeu o título de Universidade Empreendedora do Ano do Reino Unido 2013/2014.

Já a representante da Faculdade de Ciências, Elizabeth Ellis, falou sobre um dos diferenciais oferecidos pela instituição: cursar graduação de forma integrada com o mestrado, além de abordar a expansão da colaboração com o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no âmbito do doutorado. 

Para os alunos de graduação brasileiros que desejam estudar em Strathclyde em 2015, Mackay explicou que, em abril, o CNPq deverá lançar as chamadas para obtenção de bolsas. Nesse momento, os interessados devem se inscrever pelo sistema Mundus da USP (https://uspdigital.usp.br/mundus/) e, depois, fazer a inscrição no site do CsF (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf). O pré-requisito para concorrer às bolsas é ter concluído, no mínimo, 20% do curso de graduação e, no máximo, 90%.

Já para os alunos de pós-graduação, o primeiro passo para se candidatar a uma vaga é identificar um possível orientador na Universidade de Strathclyde, candidatar-se diretamente na instituição para receber a carta de aceitação e, com a carta em mãos, solicitar a bolsa ao CNPq, que deverá abrir três chamadas este ano: uma em abril, outra em agosto e a última em dezembro.

Mais informações
Comissão de Relações Internacionais do ICMC
Telefone: (16) 3373.8120