quarta-feira, 19 de março de 2014

PET-Cult traz 1984 de volta ao ICMC

Na próxima quarta-feira, 26 de março, os anos 80 tomam conta do ICMC durante o debate sobre o livro mais famoso de George Orwell


Incentivar a discussão de temas não relacionados ao objeto principal de estudo dos alunos da área de ciências exatas, desenvolvendo o senso crítico e estimulando a formação ética e cidadã. Esse é o objetivo principal do projeto PET-Cult, que promoverá, na próxima quarta-feira, 26 de março, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, um debate sobre o livro 1984, do jornalista e romancista britânico George Orwell.

Publicado em 1949, o texto nasceu destinado à polêmica. Não bastasse ter sido traduzido em cerca de 65 países e virado minisséries, filmes, inspirado quadrinhos, mangás e até ópera, os holofotes se voltaram totalmente para o livro em 1999, quando uma produtora holandesa batizou seu reality show de Big Brother, nome do mais sinistro personagem do livro.

“O Grande Irmão é onipotente. Cada sucesso, realização, vitória, descobrimento científico, toda sabedoria, sapiência, virtude, felicidade, são atribuídos diretamente à sua liderança e inspiração. Ninguém nunca viu o Grande Irmão. É uma cara nos tapumes, uma voz das teletelas”, escreve Orwell na obra. 

Em 2013, após a revelação dos episódios de espionagem dos EUA, o livro disparou em vendas na loja virtual Amazon, demonstrando a atualidade do tirano amedrontador e abstrato de Orwell, que nos remete a temas bastante atuais como a quebra da privacidade e o totalitarismo.

Para discutir esses e outros assuntos, os organizadores do PET-Cult convidam toda a comunidade da USP São Carlos para o evento que acontece dia 26 de março, quarta-feira, às 18h30, na sala 4-001. Participe e descubra se o Grande Irmão está de olho em você. 

Sobre o PET Cult – O projeto é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC. Até o ano passado, o PET-Cult contava com a participação apenas dos membros do PET, que escolhiam, para cada encontro, um livro, filme ou um tema da atualidade para ser debatido. A partir desde ano, o projeto foi ampliado e está aberto à participação de toda a comunidade da USP em São Carlos.

O PET-Computação busca propiciar aos alunos, sob a orientação do professor Moacir Ponti Junior, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos que integram sua grade curricular. Atualmente, o programa conta com cerca de 15 membros.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Site PET-Computação: http://pet.icmc.usp.br/portal/
Telefone: (16) 3373.9703