segunda-feira, 1 de julho de 2013

Premiação de docente e lançamento de catálogo marcam inauguração da nova sala da Congregação

Prêmio Excelência em Docência de Graduação é entregue na primeira solenidade realizada em novo espaço multiuso do ICMC, onde também foi lançada publicação bilíngue que apresenta todos os grupos de pesquisa do Instituto


Um espaço multiuso de 151 metros quadrados destinado às reuniões da Congregação, de colegiados e que, no futuro, poderá abrigar defesas de doutorado e outros eventos solenes foi inaugurado no ICMC na sexta-feira, 28 de junho. Duas solenidades marcaram o início das atividades da nova sala: a entrega da primeira edição do prêmio Excelência em Docência de Graduação e o lançamento do Catálogo de Pesquisa do Instituto.

"O ICMC exerce um papel de forte impacto na formação de recursos humanos para o país e merece um espaço digno de sua qualidade, um espaço voltado para o uso de toda a comunidade", ressaltou o diretor do Instituto, José Carlos Maldonado. "Um sexto dos doutores em matemática e computação do Brasil são formados aqui, um dos principais centros brasileiros de pesquisa e desenvolvimento nessas duas áreas", complementou.

Nolasco e Maldonado descerram a placa de inauguração da  nova sala


"Assim como essa sala foi feita com todo o carinho, a graduação também precisa ser assim cuidada", declarou o professor Seiji Isotani ao receber o Prêmio Excelência em Docência de Graduação. Instituído pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP, o prêmio tem o intuito de incentivar as unidades a implementarem ações de reconhecimento e recompensa aos docentes pela qualidade de suas atividades no ensino de graduação. 

O professor recebeu uma placa personalizada, um notebook e um projetor multimídia para auxiliá-lo em suas aulas, além de passar a representar o ICMC na premiação que vai eleger os seis docentes que mais se destacarem em toda a USP.

"É um reconhecimento para o nosso dia-a-dia, um prêmio que serve para incentivar a melhoria das atividades de ensino e aprendizagem", destacou a professora Renata Pontin, presidente da Comissão de Graduação. "Quando a gente vai à sala de aula e verifica que nossos alunos estão crescendo, estão aprendendo, é a gente que está crescendo com eles", finalizou Isotani.

Maldonado agradeceu ao professor por ter se engajado nas atividades do ICMC, estabelecendo cooperações internacionais e buscando aplicar novas metodologias em sala de aula: "Para o nosso Instituto, é um prazer ter um jovem talento trazendo essa motivação".

Uma síntese das pesquisas do ICMC

Aumentar a visibilidade nacional e internacional das pesquisas desenvolvidas no ICMC, facilitando a identificação de possíveis parcerias. Esse é o principal objetivo do Catálogo de Pesquisa, que foi lançado durante a abertura da nova sala da Congregação do Instituto.

"A ideia desse catálogo surgiu quando começamos a atualizar a página de Pesquisa do ICMC na web e identificamos a necessidade de divulgar as atividades de cada grupo de pesquisa, uniformizando as informações disponibilizadas à sociedade", explicou a professora Roseli Francelin, presidente da Comissão de Pesquisa. O trabalho de coleta das informações de todos os grupos e de revisão dos dados obtidos levou cerca de dois anos. "Temos um documento de qualidade que ajudará o ICMC a prestar contas à sociedade do que está sendo desenvolvido aqui", concluiu Paulo Veiga, presidente da Comissão de Relações Internacionais.

O Catálogo de Pesquisa resultante do trabalho está disponível no formato impresso e em PDF na página do ICMC (clique aqui), nas versões português e inglês. A ideia é que o material seja distribuído para pesquisadores que visitarem o Instituto e também seja utilizado pelos professores em suas visitas a instituições no Brasil e no exterior, contribuindo para a divulgação dos grupos de pesquisa do Instituto. Dessa forma, facilita-se a identificação de oportunidades de parcerias. "Temos o dever de estabelecer redes de colaboração com outros centros de pesquisa e também com a iniciativa privada", concluiu Maldonado. 

Informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br

Texto: Denise Casatti  / Fotos: Neylor Fabiano - Assessoria de Comunicação do ICMC