quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jovens carentes participam de projeto de inclusão na USP São Carlos


No dia 14 de junho, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), recebeu a visita dos jovens da Associação VERA, organização de assistência social do bairro Cidade Aracy, em São Carlos. A visita foi organizada pela ICMC Júnior, empresa gerida por alunos do Instituto. Quem coordenou as atividades foi Camila Vieira, diretora de responsabilidade social e coordenadora do projeto Inclusão.com, que contou com apoio de outros membros da empresa e de estagiários. 

O objetivo da visita foi proporcionar aos jovens carentes, com idade entre 14 e 17 anos, uma aproximação com a universidade, divulgando os cursos e oportunidades que a USP oferece e mostrando a importância de se buscar o ensino superior. "Essas pessoas estão muito distantes da realidade de uma universidade, mas isso não quer dizer que eles não tenham sonhos", ressaltou a coordenadora do projeto.

O dia foi composto por atividades de integração e apresentações com depoimentos dos integrantes da ICMC Júnior. Houve também uma dinâmica para conhecer um pouco mais sobre os jovens e seus planos para o futuro, e outra voltada para o lado da comunicação e sua importância. Foram apresentados ainda os cursos da USP, seus campi e oportunidades de bolsas e auxílios para estudantes. Os visitantes puderam conhecer o campus de São Carlos, se integrar por meio de jogos no centro esportivo e, por fim, jantar em no restaurante universitário.

A Associação VERA é uma organização sem fins lucrativos, criada em  2009 com o objetivo de conduzir ações relacionadas à promoção do desenvolvimento saudável de crianças, mulheres e homens, bem como da comunidade em geral.

Sobre o Inclusão.com - O Inclusão.com é um grupo de razão voluntária que busca incluir digitalmente comunidades carentes do município de São Carlos. Qualquer um pode ser voluntário e participar do projeto como professor (dando aulas) ou como monitor (auxiliando o professor durante as aulas). Não é necessário nenhum conhecimento avançado de computação, basta ter vontade de ajudar. Também é possível trabalhar nas outras frentes de trabalho do grupo, auxiliando na elaboração do material para aulas, dentre outras atividades.

Informações:
ICMC Júnior - http://icmcjunior.com.br
Tel.: (16) 3373-9704
E-mail: junior@icmc.usp.br


Por: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC