terça-feira, 14 de maio de 2013

Reitor de universidade francesa visita ICMC e assina acordo de cooperação


Na última sexta-feira (10), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu a visita de Jean Peeters, reitor da Université de Bretagne-Sud (UBS), da França. A finalidade da visita foi a assinatura de um convênio entre as duas instituições, visando a cooperação acadêmica na área de Ciências de Computação.

De acordo com o documento, essa cooperação se dará por meio do intercâmbio de docentes e pesquisadores; da elaboração conjunta de projetos de pesquisa; da organização conjunta de eventos científicos e culturais; do intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; do intercâmbio de estudantes e membros da equipe técnico-administrativa; e de cursos e disciplinas compartilhados. 

José Carlos Maldonado, diretor do ICMC, iniciou a sessão. “Vamos ter uma parceria de sucesso, pois já temos muitos alunos prontos para participar", afirmou. Salientou que o ICMC quer fortalecer a perspectiva internacional, inclusive do ponto de vista da relação academia-indústria.

Em seguida, o professor Paulo Veiga, presidente da Comissão de Relações Internacionais do Instituto, apresentou alguns dados e um pouco da história da USP e do ICMC. Falou também sobre algumas das pesquisas que o Instituto desenvolve. Por sua vez, Peeters também fez uma breve apresentação da universidade francesa. “A UBS é uma universidade focada em ciência e tecnologia”, explicou.

O evento foi encerrado com a assinatura do acordo pelos representantes das duas instituições. A parceria é mais uma iniciativa do ICMC com o objetivo de promover a internacionalização de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Informações
Comissão de Relações Internacionais
Tel. (16) 3373-8120

Texto e foto: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC